sexta-feira, 18 de março de 2016

Silhouette Cameo ou Cricut Explorer: Qual é a melhor? Qual eu devo comprar?

Comecei a escrever este post a algum tempo e não publiquei antes porque achei que não estava pronto, mas é melhor publicar logo e ir completando depois. Esta mania de achar que nunca está pronto é que me impede de postar mais!

Bom, antes de qualquer coisa, preciso dizer o seguinte: acho que não vou responder a pergunta do título deste post! Simplesmente porque não dá pra afirmar, com certeza, qual é a melhor e qual você deve comprar. É uma questão muito pessoal e individual! 

Mas então porque continuo escrevendo? Porque ainda recebo muitos e-mails com dúvidas e assim, vou tentar respondê-los e esclarecer mais dúvidas!

Como eu disse no meu último post, sobre festas, tenha muita certeza de que você precisa ou realmente quer e pode comprar uma DIE CUT MACHINE, ou DCM, que é como chamamos estas máquinas que são capazes de cortar papel e outros materiais. 
Porque ter certeza? Pra não correr o risco de comprar e não usar, deixar a máquina paradinha, ocupando espaço na sua casa, e neste caso, representando um custo altíssimo!

Outro detalhe que é bom frisar: ELAS NÃO SÃO IMPRESSORAS! Mesmo que tenha a função PRINT AND CUT, ou seja, IMPRIMIR E CORTAR, a impressão deve ser feita em impressora padrão, comum. Depois disso, é que a máquina vai cortar a folha já impressa. Então você precisa ter uma impressora também, se quiser fazer o print and cut. E tem que ser boa!

Então, vamos ver o que eu posso acrescentar sobre estas DCMs. Digo acrescentar porque já escrevi algumas coisas sobre elas. Então, vale a pena ler alguns posts do blog. Em especial, sobre a Cricut Explorer, que já escrevi dois posts, que considero essenciais para quem quer saber mais sobre ela. Sobre a Silhouette Cameo, não escrevi tanto! Ou será não escrevi nada?

Mas, para quem está chegando ou começando agora, o que são DCMs? 
Existem muitas máquinas no mercado. Vou falar sobre Cricut Explorer e Silhouette Cameo. Mas posso citar outras, como a Scan Cut, da Brother (que não sei absolutamente nada). Mas também tem uma família de Cricuts e Silhouettes... Temos Cricut Expression, Cricut Expression 2, etc. Além da Silhouette Cameo, existem a Portrait e a  Curio. A Adines escreveu muito bem sobre esta última neste post aqui!
DCMs são máquinas eletrônicas, de corte diverso, usadas principalmente em trabalhos de artesanato, capazes de cortar uma variedade de materiais, como papel, vinil, couro, tecido, etc. Para papel, o corte é tranquilo, para tecido precisamos de alguns cuidados.
Hoje, as máquinas atuais, exigem o uso de computador, ligado a elas via USB e também WiFi, caso da Cricut Explorer Air. 
Nota: A Silhouette Cameo permite cortar a partir de um drive USB, sem a necessidade do computador. Não sei muito sobre isto e também não vejo vantagem, pois o interessante é trabalhar no software.
Com relação aos modelos de Cricut Explorer disponíveis, vocês podem ler este meus posts anteriores sobre ela. Quanto a família Silhouette, vou me ater a Cameo.

O que eu preciso saber para cortar nestas máquinas?

Independente de qual você escolher, o básico é:
  1. Instalar a máquina e conectá-la ao seu computador via cabo USB. Uma tarefa relativamente simples para quem já ligou uma impressora ao seu computador, inclusive o cabo USB é igual de impressora.
  2. O próximo passo é instalar o software ou programa da máquina no computador: o da Silhouette é o Design Studio e o da Cricut Explorer é o Design Space. 
Nota: Caso o modelo da Cricut seja diferente, a Expression, por exemplo, o software usado é o Craft Room. 
Nota: Existem outros softwares que podem ser usados nestas máquinas, como o SCAL, mas somente por Cricut mais antigas, caso você já possua o software, pois ele não é mais vendido. Já a Silhouette aceita o SCAL a partir da versão 3.

3. Instalado o software, que você pode baixar a partir da internet, você vai usá-lo para criar um desenho ou comprar um desenho pronto, direto da loja, cujo “link” é disponível no próprio programa. 

4. Escolheu o desenho ou imagem que quer cortar? Então, envie para a máquina que ela vai cortar. Claro que para isto você precisa prepará-la. É preciso ter um mat ou “tapete” que é uma estrutura rígida, do tamanho 30 x 30 cm, auto-adesivo, onde você cola o papel que cortará o desenho escolhido. 

Veja este vídeo da Cricut Explorer:


Outras comparações: 

Qual máquina é mais forte,  Cameo ou Cricut Explorer?

Segundo alguns testes que li, portanto, não é a minha opinião, a Cricut Explorer é mais forte do que a Cameo. A Cricut Explorer não é considerada uma máquina de cortes pesados, mas ela foi capaz de cortar mais materiais do que a Cameo. Segundo o fabricante, a Cricut Explorer vem com uma lâmina de metal de design alemão, que é diferenciado, mais “duro”, tornando as lâminas mais duráveis, e também com a possibilidade de usar lâmina de corte profundo.
Vou transcrever os resultados que encontrei neste blog (http://personaldiecutting.com/silhouette-cameo-vs-cricut-explore/):

Material
Cameo
Explorer
EVA
Falhou
Passou no teste
Couro
Falhou
Passou no teste
Chipboard (não cita a expessura)
Falhou
Passou no teste
Imã
Falhou
Passou no teste
Alumínio
Falhou
Passou no teste
Cortiça
Falhou
Passou no teste

Faltou feltro não é? Apesar de ler que a Explorer corta feltro, eu só acredito vendo. 
Outro detalhe, a Cameo é capaz de cortar imã, mas os relatos que encontrei foram usando o da marca própria.
Nota: sinceramente, as duas cortam muito bem. Não acho que, caso uma corte melhor que  a outra, seja uma diferença muito grande. Comparando a minha Cricut com a minha Silhouette, não vejo uma diferença tão grande, principalmente se as lâminas forem novas. Agora, gosto muito da lâmina da Cricut no que diz respeito a limpeza. Ela sai toda de dentro da estrutura em que é encaixada, possibilitando limpar todo resíduo de papel. Já a Cameo é fixa, mais difícil pra limpar. 

Qual software é melhor?
Apesar de não ter a Explorer (alguém quer me dar uma??) e portanto, não ter experiência com o Design Space, sou obrigada a concordar com as diversas opiniões que tenho lido: uma das grandes diferenças entre a Cameo e Cricut Explorer é o software que as duas máquinas usam. O da Cameo parece ser beeeem superior!

Observação: As Cricuts antigas usam o Cricut Craft Room. Ele não é compatível com a Explorer, não dá para exportar os trabalhos e parece ser um pouco diferente do Cricut Design Space, da nova Explorer.

O que eu já li sobre? 
O Silhouette Design Studio é muito mais poderoso e avançado do que o Design Space. O software permite que os usuários da Cameo tenham total liberdade para criar seus próprios projetos. Claro, que para isto você precisa ter noções de design e ainda se dedicar um pouco mais ao aprendizado do software. Eu por exemplo, não faço nada, não sou designer e não estudo direito!
Algumas pessoas dizem que as imagens adquiridas na loja da Cameo também são mais profissionais, mais detalhadas, elaboradas e mais criativas até. Até concordaria há algum tempo atrás, mas tenho visto ótimos desenhos da Cricut, além do fato de podermos cortar arquivos svg na Explorer (explico daqui a pouco).
O Design Studio te dá liberdade para criar o que você quiser, mas o Design Space parece ser bem limitado.
Mas a superioridade tem seu preço, ele parece ser mais difícil de usar. No começo, eu apanhei, mas depois fui aprendendo e me familiarizando. Saber um pouco de Corel me ajudou também. Mas tenho certeza que não uso todas as funcionalidades dele. 
Eu uso a versão básica do Design Studio, que é grátis e me permite utilizar arquivos com as extensões jpg, bmp e png. Mas pra quem quer mais, pode usar a versão paga, em torno de 50 dólares e que permite cortar arquivos svg inclusive. Eu não comprei antes e agora que não compro mesmo! O dólar inviabilizou! Também não pago mais a assinatura mensal, que permite baixar um determinado número de arquivos mensalmente. Com o dólar nas alturas, achei que se tornou um custo alto. Quando preciso vou lá e compro imagens individuais, a R$4,00 em média, caso não seja para uso comercial. Se for para uso comercial, pago um pouco mais caro!

Segundo minhas leituras, o software Design Space, é mais fácil e mais simples de usar em comparação com o software Design Studio. Isso é bom para os usuários que querem criar desenhos simples e que não pretendem criar suas próprias imagens a partir do zero, pois as opções são muito limitadas. Uma grande desvantagem dele é a necessidade de estar sempre conectado a internet. 
Tipos de arquivos compatíveis para o software da Cricut: .svg, .png, .dxf, .gif, .bmp e .jpg. 
Para usar as imagens da Cameo, basta ir a loja e comprá-las. Você tem a opção de uma assinatura mensal, que lhe dá direito a comprar uma quantidade x de imagens, saindo um pouco mais em conta. Eu desisti da assinatura porque  a mais barata é 10 dólares, então 40 reais por mês é um pouco exagerado pra mim, como já disse acima. Eu já não uso tantas imagens assim. Mas as imagens compradas são minhas.
Agora pelo que entendi, na Cricut você paga uma assinatura anual ou mensal, tem direito de usar qualquer imagem, mas quando acaba a assinatura, perde as imagens, ou seja, você não as compra. É uma espécie de aluguel. E a assinatura anual ou mensal é praticamente o mesmo preço: 40 reais ao mês (carooo!)
Mas o que achei mais importante reforçar: SDS é um programa para você baixar em suas máquinas, já o CDS é baseado na web. Isto significa que você tem que estar conectado na internet para usá-lo. Acho isto péssimo! Gosto de trabalhar offline. Já imaginou ter que fazer um trabalho e a internet não estar funcionando? Rídiculo!!

Pesquisando e navegando pela net, achei esta página da Amazon, e um comentário bem interessante, que vou tentar resumir aqui.
Eu super me identifiquei com algumas coisas dela. Ela tinha a Cricut Expression, e também comprou uma Cameo, porque queria algo mais moderno e tecnológico, já que a Cricut estava ficando para trás. Agora ela comprou a Explorer e faz algumas comparações.

Comparações que não me fazem ver grandes vantagens ou desvantagens:
  • Cricut é maior, porém mais leve que a Cameo.
  • Cricut corta com uma velocidade surpreendente.
  • Cricut é bem silenciosa.

Mas acho vantagem: A lâmina com design alemão da nova Cricut é robusta e tem sido um importante destaque da explorer, com superioridade absoluta em relação a Cameo  e ainda são mais baratas e mais duradouras (segundo opiniões que li, não fiz teste). Mas posso dizer que a limpeza das lâminas da Cricut é um ponto positivo. Odeio limpar a lâmina da Cameo, pois ela não desmonta fácil.
Além da lâmina, os mats da Cricut também são muito elogiados. Com relação as estes eu posso afirmar, porque já testei e achei que os mats da Cricut são infinitamente melhores que da Cameo.

Achei uma tabela bem interessante, com algumas diferenças básicas entre as duas: 


Cameo
Cricut Explorer
Corta
Sim
Sim
Desenha
Sim
Sim
Imprime e corta (print and cut)
Sim
Sim
PixScan 
Sim
Não
Corta e vinca ou corta e desenha ao mesmo tempo
Não
Sim
Seleção das configurações de corte
Manual, no software
Smart Set Dial
Touchscreen
Somente nas versões mais recentes
Não
Corte via wi-fi
Não
Sim
Necessidade de internet para corte
Não
Sim
Software
Silhouette Studio Designer 
Cricut Design Space

VEREDITO FINAL 
Realmente dependente de você.
  • O nível de ruído é importante? Então você precisa de uma máquina mais silenciosa! Pode parecer pouco irrelevante para algumas pessoas, mas pra quem trabalha com várias máquinas, cortando ao mesmo tempo, pode ser um fator considerável. Eu já usei ao mesmo tempo, Cricut, Silhouette e impressora. Realmente não é muito agradável!
  • Utilização e facilidade de uso: Parece que realmente a Explorer é mais fácil de usar, contanto que você tenha conhecimentos básicos de informática. E tenha uma boa conexão a internet. Pra quem vai comprar uma die cut pela primeira vez, acho que esta facilidade de uso conta muito.
  • Vai fazer uso profissional? A Cameo, na minha humilde opinião, ainda é a melhor opção!
  • Já tem uma Cameo e precisa comprar outra máquina? Eu compraria a Explorer! 
  • Quer criar seus próprios designs, mais complexos e elaborados? Então o software da Silhouette Cameo te dá mais liberdade para isto. Mas se você é profissional, pode desenhar no Corel, Adobe Illustrator ou Photoshop, converter em svg e cortar na Explorer!


Não há uma resposta decisiva, fácil e certa. Tudo depende de você!
E por enquanto é isto! Espero contribuir e responder mais algumas dúvidas!
Bjim e até mais!

12 comentários:

Unknown disse...

Não estou conseguindo comprar uma imagem no Desing Space. Pede endereço e uma senha no final. Sabe como devo proceder?

Flávia disse...

Quando tiverem dúvidas, me encaminhem o e-mail, fica mais fácil saber se realmente verão a resposta.
Para comprar imagens, você precisa criar uma conta da Cricut e nesta conta tem a senha.

Gabriel disse...

Muito bom dia Flávia. Adorei seu post, esclarecedor, e o mais recente q achei...de cara, respondeu-me algo q tinha dúvida. Mas, gostaria ainda de uma opinião sua. Tenho feito alguns trabalhos utilizando a Portrait, faz um ano. Consigo elaborar projetos no stúdio, não em outros programas. Acha q teria muita dificuldade em trabalhar com a Cricut ? Desde já, agradeço sua atenção. Sds, Fabiana Hufnagel.

Flávia disse...

Fabiana tudo bem? Vc não deixou e-mail, então não sei se verá a resposta aqui. Se puder me escrever, podemos conversar melhor. Mas quanto a sua pergunta... já que tem facilidade pra trabalhar com estes programas, sinceramente acho que consegue tirar de letra com a Cricut também. Estes programas quando não são semelhantes, são muito intuitivos. Não acredito que terá dificuldades não. Ajuda muito já ter o domínio de outra máquina. Comigo foi o contrário, comecei com a Cricut e parti pra Cameo. No mais, estou aqui para tentar ajudar. Muito obrigada pelo carinho. Bom saber que pude ajudar!

Barbara disse...

Olá!! Eu sempre faço as minhas próprias artes, usando o Corel, Adobe Illustrator ou Photoshop. Gostaria de saber se ambas aceitam isso, ou se somente a arte que vem nelas (como comprar os cartuchos ou baixar pela internet). Elas cortam e fazem e fazem aqueles pontilhados para dobrar? Tipo uma caixinha, ela corta e faz os pontinhos ondem vc precisa dobrar? Não entendo nada sobre essas máquinas. Se puder me ajudar, agradeço muito!! 😉😉

Barbara disse...

Olá!! Eu sempre faço as minhas próprias artes, usando o Corel, Adobe Illustrator ou Photoshop. Gostaria de saber se ambas aceitam isso, ou se somente a arte que vem nelas (como comprar os cartuchos ou baixar pela internet). Elas cortam e fazem e fazem aqueles pontilhados para dobrar? Tipo uma caixinha, ela corta e faz os pontinhos ondem vc precisa dobrar? Não entendo nada sobre essas máquinas. Se puder me ajudar, agradeço muito!! 😉😉

Flávia disse...

Bárbara me envia seu e-mail, por favor.

Unknown disse...

bom dia Flavia
Trabalho com artesanato em feltro e tecidos...gostaria de trocar ideias com voce para a compra de uma destas 02 maquinas.
carla.reichert@gmail.com

Agradeço a sua maravilhosa atenção e explicação..


Carla

Schaiane Bosco disse...

Olá Flávia, estou com muitas duvidas e quanto mais leio mais confusa fico... preciso de uma maquina de bom corte para tecido com termocolante e tbm para EVA, quero trabalhar com personalizados em body , e estou muito na duvida, pois vou cortar nomes e números pequenos.
Agurdo sua opinião
bosco.schaiane@gmail.com
Desde de já agradeço

arteira disse...

Olá. Ainda estou tentando comprar uma Cricut Explore Air, agora já tem até a 2 e ainda não consegui rssss. Tenho a Curio e a Silhouette SD (já antiguinha) então estou querendo comprar uma com um maior tamanho de corte. Saberia me dizer se existe algum lugar no Brasil que vende essa máquina, sem ser no ML?
Andei vendo que o Print e cut destas máquina oferece um tamanho bem mais reduzido, esse tamanho seria um A5 ou A4?
Desde já agradeço a atenção,
rofava@yahoo.com.br

shengda xu disse...

christian louboutin outlet
cat shoes
rolex replica watches
michael kors canada
pandora charms sale
oakley sunglasses
coach outlet store
kate spade handbags
fitflops
nike shoes outlet
xushengda0615

ninest123 disse...

true religion
cheap mlb jerseys
true religion outlet
nike free run black
coach factory outlet
nmd adidas
rolex replica watches
chicago bulls jerseys
adidas superstar
coach canada
mt0623

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...