sábado, 9 de janeiro de 2016

Como trabalhar com festas!

Olá! Desta vez voltei rápido! E continuando a responder alguns e-mails e comentários…

Muitas pessoas me escrevem dizendo que tem interesse em trabalhar com festas, pedem orientações sobre como começar no negócio e claro, qual a melhor máquina pra isso.

Bem, eu não sou a melhor pessoa pra dar dicas sobre isto, mas como já respondi sobre o tema, resolvi transcrever para o blog e depois tentar falar sobre o que penso ser a “melhor” máquina. 

Bom, para quem quer começar a trabalhar com festas, a primeira dica que escrevo é: 

ESTUDE!

Se prepare! 

Apesar de estar envolvida com trabalhos artesanais há cerca de 8 anos, infelizmente não pude fazer disto minha atividade principal, pois preciso me dedicar a outras atividades. Adoraria, mas a cada ano que passa tenho reduzido mais e mais meus trabalhos com frufrus, como eu gosto de chamar! Mas sempre estudei muito e tentei me preparar o máximo para estes trabalhos, tanto a parte técnica como de gestão. Como diminui o ritmo, já não tenho tempo de me dedicar tanto ao aprendizado nesta área, mas sempre que posso leio alguma coisa. E claro, minhas outras atividades me dão algum suporte na parte de gestão. Por exemplo, atualmente curso uma pós graduação na área de contabilidade. 

Então, deixando o blá blá de lado, vamos ao que interessa: Estude, leia, compre livros, revistas, faça cursos, procure o SEBRAE para a área de gestão e assim por diante. Experimente digitar no "oráculo" Google: como trabalhar com festas.

Hoje temos inúmeras pessoas que oferecem cursos online interessantíssimos. Mas mesmo que ainda não tenha disponibilidade para investir $, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa. 
Claro, que serão muitas horas de dedicação, leitura, pesquisas, etc. Você precisa investir muito tempo no seu negócio e isto é só o começo! Eu digo isto, porque hoje a concorrência é bem maior, então não dá para entrar em um novo negócio sem estar muito bem preparado.

Muita gente pensa só nas máquinas pra iniciar no negócio de festas, mas faço algumas considerações. 
Você domina o computador? E programas de design? Photoshop? Corel Draw? Power Point (no mínimo)? Bem, um deles é essencial para quem quer trabalhar com festas. Desenvolver adesivos no Corel (ou em outro programa) é primordial. Se isto soa impossível pra você, trate de correr atrás de alguém que possa fazer este trabalho. 
Você vai precisar também de uma boa impressora ou contar com os serviços de uma gráfica.

Vou tentar sugerir algumas pessoas que oferecem cursos, sites, blogs, vídeos, enfim, um bom material de estudo pra quem quer começar.
Na parte técnica, podemos pensar em decoração e personalização de festas e utilização das máquinas. 
Para festas, temos muita informação disponível, cursos presenciais e online, vídeos no youtube, apostilas, livros… tem até programa de televisão específico (Fazendo a Festa, do GNT). A gente começa a pesquisar e vai encontrando uma infinidade de opções. O que eu faria? 
  1. Ju Françoso - tenho livro dela, já fiz curso e adoro. 
  2. http://www.augurifestas.com.br/ Ainda não fiz nada com a Kika, mas ela é ótima, tem um site ótimo, dá vários cursos presenciais e passou a oferecer online também. Mesmo que não possa pagar, o site já é uma excelente fonte de aprendizado e ela também tem um canal no Youtube com boas dicas.
  3. A Dany Peres tem um loja (https://likestore.com.br/store/showcase/danyperesdesign) onde disponibiliza apostilas excelentes. Já comprei dela e tem ótimas dicas. Ela tem linha de papéis lindos, dá cursos presenciais e um trabalho bem diferenciado. Tem também o facebook dela: https://www.facebook.com/DanyPeresDesign/
  4. A Karlinha é minha amiga, este é o face dela: https://www.facebook.com/karlascrap Ela tem um trabalho incrível, um estilo só dela, e ultimamente passou a dar cursos presenciais. Uma ótima escolha.
  5. A Tatiana Ulhoa, da Decorando Emoções, tem cursos online e presenciais. Parecem excelentes, bem completos. 
  6. Outra Tathyana, a Abreu, cujo trabalho conheci recentemente. Tem ótimos vídeos no seu canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCiMt9Jlzu_dLvBUguecCbzg Tem também o site: http://www.tathyanaabreu.com.br/
*Observação: falei de sites, blogs, face, mas o Instagram é uma ótima rede social, que deve ser explorada.

Máquinas:
Juro que não conheço cursos, em português, da Cricut. Adoraria voltar a fazer o meu, mas…. Depois de ver tanta coisa boa, sei que nunca mais vou conseguir disponibilizar meu curso online. Ele se tornou ridículo perto da qualidade dos cursos que tenho visto ultimamente. Além disso, acho que minha Cricut, a Expression, está obsoleta. A melhor agora é a Explorer. Mas em inglês, temos muita disponibilidade de material. 

PRECISO DE UMA EXPLORER!!!

Agora, cursos de Silhouette Cameo, são inúmeros, tanto presenciais quanto online. Hoje toda cidade que tem uma loja de artesanato, quase sempre oferece cursos da Cameo. Sem contar os materiais gratuitos que encontramos em blogs, grupos de discussão, YouTube e afins. Eu aprendi Silhouette pesquisando blogs e o principal deles foi o da Grice, de Brasilia, o http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/. Ela também dá cursos. 
Outra opção:
  1. A Karin, do http://silhouetteiravoadora.blogspot.com.br/ é super conhecida! Acabou de publicar um post trazendo novidades para 2016, novos cursos pra ensinar a ganhar dinheiro com a Cameo. 
E sobre gestão? Parte importantíssima! Planejar seu investimento e depois gerir de forma ideal, afinal, você quer ganhar dinheiro com seu novo negócio. Separei alguns links que acho interessantes:
Alguns links são da Eduk, que aliás tem muitos cursos interessantes, alguns podíamos assistir de graça (não sei como está hoje).

Material sobre Microempreendedor individual:
http://contaazul.com/blog/tornando-se-mei-forma-rapida-simples/
Outros:

E qual máquina devo comprar? Qual é a melhor?

Falar sobre isto é escrever um post novo! Mas enquanto este dia não chega, preciso dizer o seguinte:

Estudou tudo o que eu falei?
Então, o que você planejou? Que tipo de produto pretende desenvolver? 
Sabendo disso, você saberá quais os investimentos precisará fazer, inclusive se precisa realmente de uma máquina de corte, como a Silhouette ou Cricut. De repente você resolveu fazer trabalhos com feltro… aí não precisa de nenhuma delas! Entendeu onde quero chegar?
Já fiz festas sem sequer ligar minhas máquinas! Só com adesivos, ou só com furadores, ou só com guilhotina e estilete, ou só com a Sizzix, e assim por diante. Por isso é importante demais saber o que vai fazer. As vezes, você pode deixar o investimento em uma máquina destas pra mais tarde, quando o negócio já estiver deslanchando. Nós só compramos a Cameo depois de um bom tempo atuando em festas. 

Bom, pra quem teve paciência de ler até aqui, espero ter ajudado e também respondido aos leitores que sempre me perguntam sobre este assunto. Prometo que vou escrever sobre as máquinas no próximo post. 
E pra quem gostou, deixe um comentário e vamos trocar ideias por aqui! 
E pra resumir tudo: DEDICAÇÃO, ESTUDO, TEMPO, PACIÊNCIA, AMOR! 

E depois de tudo estar funcionando, você ainda vai continuar aplicando tudo isto! Apesar de podermos trabalhar em casa, muitas vezes nos dedicamos muito mais do que se estivéssemos trabalhando fora. Já perdi as contas dos dias trabalhando até meia noite!
Bjim e até breve!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...