domingo, 26 de janeiro de 2014

Lançamento da nova Cricut Explore!!

    Já faz um ano que escrevi meu último post! Desde então, ensaio uma volta, faço rascunhos de alguns posts, mas nunca consigo. Entretanto, o lançamento da nova Cricut, me fez pensar que era preciso um post novo. Se vou continuar escrevendo, não sei! A vontade é grande, mas infelizmente, tive que trabalhar estabelecendo prioridades no meu dia a dia, e claro, meu bloguitcho teve que ficar lá em “quinto plano”. Apesar de não estar presente aqui, vejo que muitas pessoas ainda o utilizam em suas pesquisas, então, não vou apagá-lo e adoraria estar mais presente neste ano de 2014. Quem sabe??

    Mas vamos ao assunto de hoje: o lançamento de um novo modelo de Cricut, pela Provo Craft. Acho que finalmente eles resolveram fazer algo para conter a queda da Cricut. Após dois anos da proibição do uso de softwares compatíveis com a Cricut capazes de cortar arquivos svg, a Provo Craft, viu todas as estatísticas que envolviam sua Cricut despencarem. Neste gráfico, que vi no blog svgcuts, percebemos a queda no acesso aos blogs relacionados a Cricut, e em contrapartida, a Silhouette Cameo, segue uma trajetória totalmente oposta. No Brasil, a disseminação das máquinas de corte coincidiu com esta insatisfação com a Cricut e observamos um grande aumento nas vendas da Cameo por aqui. Além de tudo, a Cameo está sempre inovando e fazendo lançamentos de muitos acessórios e até novas máquinas.

    top40-graph

    Eu mesma sendo uma cricuteira de coração, me rendi aos encantos da Silhouette Cameo e tenho utilizado bastante sua funcionalidade print and cut! Mas continuo apaixonada pela Cricut, e apesar de usá-la muito, confesso que sem a possibilidade de cortar arquivos svg e fontes do computador, com certeza ela estaria sendo pouco utilizada (felizmente eu sou usuária antiga e portanto, utilizo o SCAL, o programa proibido que permite que a Cricut corte arquivos svg).

    Para quem é novo na área, a família Cricut atual é a seguinte:

    Cricut Explore®  Cricut Expression® 2

    Cricut Expression®    Cricut Mini®

    Não estão nesta foto a Cricut Cake,a Cricut original, a Imagine e a Create, todas fora de linha. A minha é a Expression 1.

    A recém chegada Cricut Explore foi lançada agora dia 21/01/2014 e pelo menos está causando bastante burburinho entre scrappers (e afins) famosas ou não, nos EUA. Eu acompanhei pelo Instagram (o único meio atualmente que ainda me faz ter acesso as novidades) e a hashtag #explorecricut parece que fez sucesso entre cricuteiras apaixonadas. Como muitos, eu também estou curiosa para saber tudo sobre esta novidade, vantagens e desvantagens e se realmente é inovadora! Sei que ainda vamos ficar com muitas dúvidas, mas vou escrever o que já descobri.

    Achei o design da máquina bem bonito e já vi gente dizendo que é igual a Cameo, mas tenho que discordar!

     

    1521568_5110417012410250_1095379107_n

    Cricut-door-opening-2

    Bem, segundo o fabricante, a Cricut Explore é uma máquina de corte eletrônica combinada a um programa de design novo, o Design Space, um software livre, porém on line. Segundo eles, o software pode ser usado para cortar centenas de imagens e/ou projetos prontos, cerca de mais de 50.000 imagens da biblioteca Cricut e também pode trabalhar com imagens do próprio usuário, que podem ser design próprio ou imagens obtidas da net, além da possibilidade cortar fontes TTF. Quem possui cartuchos poderá continuar usando normalmente.

    Outra novidade é com relação as configurações de corte. Parece que na nova máquina basta girar o “disco” de configurações e escolher qual tipo de material pretende cortar, inclusive tecido! Isto facilitaria muito aquela história de escolher pressão, velocidade e profundidade da lâmina.

    images  cricut-explore-dial-shot_thumb   

    A nova Cricut também traz um sistema novo (a patente já foi requerida), capaz de fazer cortes bem precisos, além de permitir escrever ou desenhar, e também fazer emboss, ou vincos. Esta nova máquina traz duas “cabeças” ou carrinhos (não sei o nome melhor pra usar aqui, mas é a peça que segura a lâmina). Uma delas para a lâmina de corte e outro para desenho e emboss, usando caneta ou um marcador/vincador.

    A possibilidade de vincar já existe na Expression, basta comprar a lâmina própria para emboss e inclusive existe um cartucho de caixas e afins, que exige o uso desta lâmina. A pessoa aqui já comprou, mas ainda não consegui testar! E canetas eu já usei e são legais. Com as duas cabeças podemos cortar e escrever ao mesmo tempo, por exemplo para fazer um cartão! Ou no caso de uma caixa, podemos cortar e vincar, o que não é possível na Expression como referi acima. Nesta teria que vincar e depois trocar para a lâmina de corte.

    Cut-Smart-600x821 Cut-Write-600x276 Se esta nova tecnologia de corte for boa mesmo, será uma grande vantagem para esta máquina. A foto que eles mostram no site oficial é bem animadora!! Acho que já escrevi no meu último post, que o corte da Cricut deixa muito a desejar quando se trata de imagens com muitos detalhes ou bem pequenas. Já a Cameo, trabalha muito bem nestes cortes!

    blogger-image--19580156455770_Explore_Cut_On_Mat_01-600x900 

    confetti Na foto acima, retirada do blog Obsessed With Scrapbooking, exemplos de cortes bem pequenos feitos por ela, na seta vermelha podemos ver imagens de cerca de 1/4 polegadas, o que seria algo em torno de 0,6 cm.

    Continuando com as novidades, na foto abaixo podemos ver um pequeno compartimento para guardar algumas ferramentas e também o local para inserir o cartucho. Minha dúvida: vou inserir o cartucho e onde escolho a imagem? No software? Então, obrigatoriamente tenho que estar como computador ligado e conectada a internet? Sim, podemos usar os cartuchos que já possuímos, entretando precisaremos do Design Space instalado no computador e conexão com a internet! Desvantagem!!!

    Além deste compartimento, também há um outro local onde podemos colocar lâminas extras e outras ferramentas:

    1560481_510416972410254_1581486933_n

    work-5-tools

    Eles estão usando a seguinte expressão: The Cut What You Want® para se referir a uma ferramenta que permite converter facilmente um design do usuário em uma imagem possível de ser cortada. E esta imagem poderia ter qualquer extensão: .svg, .jpg, .png, .bmp, .gif e .dxf. Bem, aqui ficam dúvidas! Converter para que tipo de arquivo? E seu eu posso usar svg, como vai ser isto, no próprio programa? O que estou entendendo é que tem que ser no Design Space e acabei de ver no facebook que eles voltaram atrás na ideia de cobrar por isso, agora é tudo free, devido a inúmeros pedidos, mesmo antes da venda oficial.

    Já os chamados de “make it now”, pelo que pude perceber são os projetos “prontos pra fazer”, simples e ainda vem com todas as instruções, como podemos ver pela foto abaixo. Então, além da biblioteca de imagens, há também a biblioteca de projetos. As imagens da biblioteca da Cricut, vão estar disponíveis a partir de $0,99, mas também tem a possibilidade de assinatura mensal por $9,99 ou anual (??valores??).

    Tentei anexar o vídeo oficial aqui mas como não consegui, deixo o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=umAU-pPbzkE

    O que eu gostei e porque talvez compraria?

    1. a possibilidade de cortar e vincar ao mesmo tempo (ou escrever/desenhar e cortar), devido as 2 “cabeças”. Dúvida: para desenhar será que posso usar qualquer caneta ou tem que ser caneta específica?

    2. a capacidade de fazer cortes mais detalhados e precisos (teria que testar), através de lâminas com uma nova tecnologia de corte, que além de cortes mais precisos, duram mais tempo, conforme divulgado pelo fabricante.

    3. a definição automática das configurações de corte, de forma que profundidade, velocidade e pressão são escolhidas no “disco de configurações” automaticamente, inclusive com a possibildade de cortar tecido, e também com a possibilidade de mais configurações de corte.

    4. a possibilidade de criar meus próprios designs e também importar imagens e fontes da internet, e convertê-las em arquivos de corte no Design Space, o “cut what they want”. Mas como isto vai funcionar ainda não sei. O que li é que quanto mais simples a imagem mais fácil de converter e cortar. Mas não vi nada sobre imprimir e cortar,como na Silhouette. Então, se esta possibilidade vai ser uma vantagem, vamos aguardar pra ter certeza!

    5. gostei da ideia de que eles querem atribuir a nova máquina a possibilidade do usuário executar vários trabalhos sem ser nenhum expert em “crafts”. Ou seja, eles querem que tudo seja simples e fácil. Se isto for verdade, vamos ter que testar. Eu sempre achei que usar a Cricut sem precisar de computador era uma facilidade para muitos, que não gostam ou não dominam o computador. Com esta nova máquina isto não será mais possível. Agora, será que o software é fácil mesmo?

    Dúvidas e desvantagens:

    O novo software irá substituir o Craft Room? Ou seja, vou poder usar minha Cricut Expression com este software? Se sim, eu poderia então cortar arquivos svg na máquina que eu já tenho, pois eu acredito que esta funcionalidade de importar arquivos jpg e etc, depende muito mais do novo software e não da nova máquina! Será que é possível que o Craft Room seja descontinuado como outros produtos Cricut (Gypsy, Design Studio, Imagine, etc)?? Além disso, mais um programa on line? Problemas de conexão e etc? Chega né! Todo mundo que tem a Silhouette sabe que poder trabalhar off line é ótimo!

    Mas… segundo o que já li,  o Craft Room vai continuar, inclusive com suporte. Então, fica a dúvida: qual software vai funcionar com qual máquina? Mas cortar fontes True Type e arquivos svg somente com o Design Space. Então, seria legal ele funcionar na minha Cricut Expression!

    Mais algumas informações e resumo geral:

    A Cricut Explore estará disponível em fevereiro no HSN e a partir de março em diversas lojas. O preço divulgado é de $299,00 (dólares).

    Algumas características da máquina nova:

  • Smart Set™ – disco para seleção automática das configurações.
  • Duas cabeças para lâmina e caneta.
  • Compartimento de armazenamento.
  • Cricut Design Space™ software.
  • 50 projetos grátis e + 100 imagens (que vem com a máquina).
  • Compatível com PC e Mac.

    O que vem na caixa:

  • Cricut Explore™ machine;
  • German carbide blade;
  • Metallic silver pen;
  • USB cord and power cord;
  • 12″ x 12″ StandardGrip Cricut® cutting mat;
  • Getting started guide;
  • Black and jade Cricut® cardstock;
  • Silver Cricut® vinyl;
  • White Cricut® iron-on
  • 2 Duck Tape® sheets.

Bem, este post está longe de ser bom! Mas eu decidi que vou parar com esta minha mania de “buscar o post perfeito” para só então publicar. Isto nunca vai acontecer! E eu acabo ficando sem publicar nada. Então, para este ano não vou me preocupar tanto com isto, nem vou ficar corrigindo tudo várias vezes, buscando a melhor concordância, ortografia e etc. Quem sabe assim eu consiga publicar mais vezes!

Espero que gostem e até qualquer dia!

Bjim!

ATUALIZAÇÕES:

Recebi o comentário abaixo sobre a nova Cricut. Por enquanto é a única pessoa no Brasil que sei que comprou a Explore. Quero mais opiniões sobre ela...rsrsrs:

1. Olá , comprei recentemente a Cricut Explore e estou descobrindo o que ela faz, mas uma coisa é certa ela escreve e corta ao mesmo tempo. Não achei um caneta nacional alternativa então tem que usar a dela mesmo. Cuidado com o papel que usa porque a cola da base segura bem e dependendo do papel quando você puxa rasga e parte fica colado na placa. Como trabalho com máquina de corte laser dá para aproveitar todos os desenhos feitos no corel draw e salvando na extensão que o programa da máquina permite importar. É preciso cuidado no uso das canetas pois trata-se de canetas tipo ponta porosa e se o trabalho for longo começa a falhar. Quando fizer mais testes colocarei mais detalhes. http://almasgemeasartesanato.blogspot.com.br/

2. Comentário da Priscila Magalhães:

Comprei a minha máquina esse mês, e ontem fiz os seguintes testes:
Utilizei folha de papel comum e gruda mesmo na base, a ponto de rasgar o papel.
Cortei e desenhei ao mesmo tempo... perfeito!
Consegui cortar várias imagens que importei. Ficou muito bom.
Hoje irei testar o corte em feltro, espero que dê certo. Amanhã posto o resultado!

Ela também nos indicou algumas lojas:

Algumas lojas que conheço no Brasil:
http://www.artepapelepano.com.br/
http://www.casadaarte.com.br/
http://www.papeldepapel.com.br/
http://www.mix3arts.com.br/
Porém, se tiver alguém no exterior que possa enviar para você, tem os sites:
http://us.cricut.com/home/
http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=cricut

Obrigada meninas. Eu já estou louca em uma Cricut Explore, mas acho que exagero da minha parte...rsrsrs!!

35 comentários:

Patricia disse...

Menina, seus posts são sempre ótimos!! :)
Bom ter vc de volta, mesmo que seja só um pouquinho. rs
Eu amo minha Cameo, quando li o título achei que fosse querer uma máquina nova, mas pelo que vc escreveu, é melhor continuar com a minha mesmo.
O q eu gosto da Cricut são os arquivos disney, se a Cameo tivesse seria sensacional!!
Bjs e até

Ondina disse...

Eu ja lhe disse que sou sua fã!? Amei o post, vc como sempre antenada e generosa!
Como vc sou apaixonada pela Cricut, apesar de saber suas limitações...rss Bj e Obrigada pela aula!

Convites Festas disse...

Eu também sou fã da Cricut, mas aqui no Brasil o principal problema é a manutenção (que não existe) portanto fico com receio de investir numa máquina que ao dar problema ficará encostada (como já aconteceu com minha antiga expression).

Unknown disse...

Feliz, feliz por seu retorno!

Tatiana Vizoni disse...

Flavia, Bom Dia!!
Seu post eh muito completo garota...mas assim como vc estou com a mesma duvida...tenho a expression 2 que se encontra enconstada depois que comprei a cameo, queria muito saber se esse novo programa da cricut explore vai rodar na minha expression...avisa agente se souber de algo sobre isso..

Beijosss

Daniela Marçal disse...

Boa tarde querida, muito bom o seu blog!Acabei de ler seu último post. Estou procurando informações sobre essas máquinas,ainda não trabalho com esse material. Sou design gráfica, estou desempregada, e quero investir no scrap. Você já tem novidades sobre a nova cricut? Quero uma máquina que desenhe,imprima e corte. Gostaria de informação sobre onde comprar com segurança. Obrigada.

Dribook disse...

Flávia saudades de vc!! Graças ao teu post e conversas pessoas legais no face não vou me desfazer da minha cricut! Beijos e volte sempre pleaseeeee!

Almas Gêmeas Artesanato disse...

Olá , comprei recentemente a Cricut Explore e estou descobrindo o que ela faz, mas uma coisa é certa ela escreve e corta ao mesmo tempo. Não achei um caneta nacional alternativa então tem que usar a dela mesmo. Cuidado com o papel que usa porque a cola da base segura bem e dependendo do papel quando você puxa rasga e parte fica colado na placa. Como trabalho com máquina de corte laser dá para aproveitar todos os desenhos feitos no corel draw e salvando na extensão que o programa da máquina permite importar. É preciso cuidado no uso das canetas pois trata-se de canetas tipo ponta porosa e se o trabalho for longo começa a falhar. Quando fizer mais testes colocarei mais detalhes.

Decor Provence disse...

O botao do power da minha cricut explore fica vermelho .. será que queimei minha máquina??
Se souber de algo parecido me informe Flavia.. obrigada

Natalia Silva disse...

Acabo de comprar essa maquina. gostaria de saber se alguém sabe onde posso comprar acessórios e agulhas pra essa máquina. Aqui no Brasil ou fora daqui.
Obrigada meninas!!!!

Priscila Magalhaes disse...

Comprei a minha máquina esse mês, e ontem fiz os seguintes testes:
Utilizei folha de papel comum e gruda mesmo na base, a ponto de rasgar o papel.
Cortei e desenhei ao mesmo tempo... perfeito!
Consegui cortar várias imagens que importei. Ficou muito bom.
Hoje irei testar o corte em feltro, espero que dê certo. Amanhã posto o resultado!

Abraços!

Priscila Magalhaes disse...

Algumas lojas que conheço no Brasil:
http://www.artepapelepano.com.br/
http://www.casadaarte.com.br/
http://www.papeldepapel.com.br/
http://www.mix3arts.com.br/

Porém, se tiver alguém no exterior que possa enviar para você, tem os sites:
http://us.cricut.com/home/
http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=cricut


Abraços!!!

Flávia disse...

Priscila e Natália não consegui responder a vcs pois não deixaram o e-mail. De qualquer forma atualizei o post com as dicas da Priscila. E venha logo nos contar suas experiências com feltro. Bjim e obrigada.

rafasampjanascar disse...

Oi Flávia, estou estudando comprar uma cricut. Verdade mesmo que não há lugar algum pra assistência? Qual máquina acha melhor?
Por favor me ajuda.
contato@perfili.com.br (Janaina)

Priscila Magalhaes disse...

Olá! Voltei para contar a minha experiência da Cricut Explore com feltro e tecido.
Teste sem termocolante: não deu certo. O tecido sai da placa e começa a rasgar todo :(
Teste com termocolante: apenas deu certo para tecido. Se for um desenho grande, e sem detalhes, o corte acontece perfeito. Porém, se for pequeno e com detalhes minuciosos, por exemplo uma bola pequena ou o centro de uma asa, a agulha puxa o feltro e acaba rasgando.
Para conseguir cortar as asinhas de anjo, tive que usar a placa mais forte (roxa), termocolante, a agulha para tecido e calibrar numa pressão que cortasse. E quando ela fosse cortar o centro e as pontas da asa eu tinha que ficar segurando o tecido para não rasgar.
No final das contas, não deu certo para o feltro, apenas para o tecido.
O custo do termocolante não compensa.

Essa foi a minha experiência. Se alguém testou e deu certo, gostaria muito que nos ajudasse aqui.

Para papel, ah! foi uma maravilha :)

Abraços!

Andrea Wawryniuk disse...

Priscilla,

Gostaria de saber se posso comprar as imagens do Design Space ou mesmo uma assinatura. Será que eles aceitam cartão de crédito internacional? Qual seria a alternativa? Você já tentou?

Obrigada

Andrea (deawawryniuk@gmail.com)

Aline Chaveiro disse...

Voce disse que trabalha com uma maquina de corte a laser. pode falar qual máquina é essa? tenho visto muitos trabalhos em papel com corte a laser.

Flávia disse...

Aline, não consegui te encaminhar e-mail. Por favor entre em contato enviando seu e-mail. Bjim

LaraG! disse...

oi! Comprei uma Cricut Explore agora. Já tinha a Silhouette SD. Bom... não estou conseguindo fazer minha inscrição para conseguir comprar as imagens. Não aceita meu cartão de crédito do Brasil. Estou chateada.

Flávia disse...

Oi Lara
Não consegui te encaminhar e-mail. Por favor entre em contato enviando seu e-mail no festasefrufrus@gmail.com
Bjim

Amanda disse...

Ola! vi seu blog com varias informações, gostaria de saber se você pode me ajudar .. sobre arquivos para corte, eu uso a silhouette ... mais no site não consigo encontrar aquivos para convite que em pesquisa pela net estão descritos como de corte a laser, vc saberia me dizer se tem algum site com esses tipos de arquivos para comprar?
gostaria de achar esse modelo

http://www.elo7.com.br/convite-de-casamento/dp/4B92DD#df=d&uso=o

agradeço muito se poder me ajudar .

Marcelo Kadar Pareja disse...

OI boa tarde, hoje 07/04/2015 chegou minha Cricut Explore, mas estou tendo dificuldade para usa-la, já me cadastrei no site, mas lá não consigo fazer nada. Por exemple seleciono uma imagem e não consigo criar nenhum projeto. Tem alguma coisa que eu nNao fiz.??
Meu email é mkpareja@me.com se puder me dar umas dicas eu agradeço.
Marcelo

Natalia Silva disse...

Gostaria de saber se alguém conseguiu comprar os projetos da cricut Explorer. Eu tenho cartão internacional mas eles pedwm endereç nos EUA ou Canadá ou Inglaterra. Isso na última vez que tentei comprar. Me sinto muito limitada nos projetos.Alguem vende projetos prontos pra ela assim coko vendem da Silouette Nathynf2@gmail.com

Adriano disse...

Alguém sabe informar se a Cricut Explore tem menu (comandos) em português ou espanhol, ou é somente em inglês?

Flávia disse...

Adriano
Não pude te responder por e-mail, espero que veja aqui. Até onde eu sei nenhuma Cricut tem comandos em português ou espanhol. Tudo é em inglês.

Larissa Paiva disse...

Oi Flávia! Adorei seu blog! Saberia me dizer que papel eu uso para fazer adesivos? Não sei se são folhas próprias ou de qualquer marca.
Obrigada,
Larissa

Flávia disse...

Larissa eu uso para adesivos o papel foto adesivo. Acha em papelarias, dependendo da cidade que você mora.

Wilhelmine Cardoso disse...

Boa tarde Flávia!
Você não pode imaginar que alegria encontrar seu blog e
ainda ter tantas pessoas escrevendo para esclarecer minhas dúvidas ....
Eu consegui comprar uma Cricut Explorer Air e ainda não chegou 😕
Será que vou me arrepender? Eu gosto muito de fazer artesanato e estou
sempre inventando coisas...
Quanto à você ser muito crítica com seus posts acho que nem deve se preocupar.
O que importa é você estar compartilhando suas ideias e esclarecendo as nossas dúvidas 😂😂😂😍😍😍😍😍
Um abraço
Martha

Jane Maciel disse...

Ola, sou nova aqui, mas como indo aos Estads Unidos, trouxe uma cricut expression air, gostaria de comentar. Tenho tido dificuldades em encontrar papeis na gramatura e textura mais adequada. Isso na cidade onde moro, e redondezas, naturalmente devo encontrar em capitais ou graficas. To de olho rs. As gramaturas seriam de 297, alguns de 180 menos um de gramatura 297 tipo linho. Esse tipo linho e lindo, mas nao corta legal, ele fica com o corte mascado.Estou a procura aqui de caneta porque a minha acabou a tinta rapidinho, e sinceramente me esqueci de trazer mais. Ela possui alguns projetos em que imprimimos a figura, salvamos e colocamos na placa de corte, ela acende uma luz e desliza reconhecendo a area, e depois corta fielmente.
Legal isso, embora tenham poucos projetos. Obrigada pelo espaco. Boa sorte!

Fernanda Meier disse...

Olá.. minha dúvida é quanto a escrita na Cricut.
Não sei se é a fonte que escolhi mal ou a qualidade do papel pois minhas experiências não foram boas. Fiz teste no papel kraft e no diplomata 180g e ambos ficaram aspecto de borrado porque ela escreve preenchendo a letra duas vezes..talvez eu não saiba regular ela da forma correta. Alguém tem alguma dica pra me dar?

Le Biscuit Festas disse...

Ola pessoal,

Acabei de trazer minha Cricut explorer air, e confesso estou apanhando muitooooo.
Sempre usei a silhouette e não consigo fazer nada neste programa online dela, tem outra alternativa??
Existe algum programa tipo o da Silhouette?
Socorrooooo !! Nao quero me arrepender de ter comprado a Cricut, mas ja estou ficando meio chateda ...affff

Flávia disse...

Meninas, acabei de publicar um post respondendo as dúvidas dos quatro últimos comentários. Desculpem a demora e me desculpem aqueles que não consegui responder!

Leandro disse...

Olá essa cricut explore corta quebra cabeças?

Flávia disse...

Leandro, você não deixou seu contato. Quanto a cortar quebra cabeças, é possível, desde que o papel não seja muito grosso. Entre em contato por e-mail, fica mais fácil pra nos comunicarmos. Obrigada.

Giordano Fleury disse...

Parabéns pela página fantástico

Projetos para corte laser
www.puzzle3d.com.br
Vetores cnc Router

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...