terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Silhouette ou Cricut: qual é a melhor?

Mais uma vez, vou falar sobre este assunto! E depois de tanto tempo longe do blog, espero que aqueles que ainda me acompanham tenham paciência, porque escrevi muuuuitoooo! Só não sei se vou conseguir responder a pergunta!

Eu sou uma Cricuteira apaixonada, isto é claro e evidente, mas recentemente comprei uma Silhouette Cameo. Então, resolvi escrever um pouco sobre as duas, já que ainda recebo muitos e-mails pedindo ajuda para escolha, e também para contar minhas primeiras impressões sobre a Cameo!

Inicialmente, porque comprei a Silhouette?

Primeiro, porque tive medo da Cricut ter algum problema no meio de uma encomenda (pra quem não sabe, estou envolvida em personalização de festas – Festas e Frufrus). Isto quase me aconteceu, mas felizmente não passou de um susto. Estava trabalhando em uma festa grande, com muitos cortes, e a Cricut teve um problema que me deixou em estado de choque, simplesmente parou de funcionar. Felizmente, era só um fio desconectado e eu na correria, não percebi que não era bem um problema. Mas serviu pra me “acordar”! Não posso confiar em ter apenas uma máquina e correr o risco dela me deixar na mão. Observação: tenho a Cricut há 3 anos e nunca tive problemas!

Segundo, porque em algumas situações já havia sentido a necessidade de outra máquina, devido o volume de serviços. Foram poucas vezes, mas como a ideia é crescer o negócio, espero que esta situação se repita muitas vezes e que eu precise comprar mais máquinas para atender um “grande volume de encomendas!!”

E por fim, o motivo que justifica a Cameo e não outra Cricut: queria usar a função PRINT and CUT, que a Cricut não faz. Existem outras DCMs que fazem, como a Eclips. Mas no Brasil, quem domina é a Cameo, então seria mais fácil até para aprender, claro!

Depois a dúvida foi: Onde comprar?

Outra pesquisa! No Brasil, temos uma facilidade grande para comprar a Cameo e eu já estava decidida a não importar e comprar aqui, inclusive com a possibilidade de dividir o pagamento. Mas então, surgiu uma viagem e acabei mudando de ideia e trazendo a minha na bagagem. A compra deu um pouquinho de trabalho, porque não encontrei tão fácil, por isso, recomendo comprar aqui e mandar entregar no hotel, se sua opção for trazer de fora. Mas o resto foi tranquilo, não tinha muito risco de ser taxada, porque estava dentro da cota, e compensou. Se eu precisar de assistência, vou procurar no Brasil, claro! Será que eles vão se negar a dar assistência porque não comprei aqui? Acredito que se são autorizados da Silhouette América, então, tem que atender todo mundo! Imagino que não tenho garantia, é claro, mas conto com a assistência deles!

Assim, desde julho tenho a minha Cameo! Mas só usei mesmo no final de setembro! Por quê???

Registrar, instalar o software, fazer compras foi relativamente fácil, mas leva um tempinho, tem que dedicar um pouquinho de tempo.

Depois de instalar o Studio, que é o software da Silhouette, confesso que, para quem estava acostumada com as facilidades de cartuchos e também com o SCAL, tive muita dificuldade em trabalhar com ele. Demorei pra quebrar o paradigma e me jogar no seu aprendizado. É claro que ainda tenho muito o que aprender, mas hoje já consigo me virar. Quem me ajudou a me livrar do bloqueio foi a Jana Miranda, que encontrei no Espaço WR em setembro. Depois eu conto mais sobre ela!

De início, só aprendi a função PRINT and CUT, que era o que eu precisava. Ainda não a domino, pois às vezes faço tudo certinho e o corte sai fora da imagem impressa (não sei o que faço de errado), mas já aproveitei muito desta função.

Para escrever este post, fiz algumas pesquisas e vou relatar aqui minha opinião e alguns artigos que achei por aí.

Antes de mais nada, pra quem está começando a leitura no blog por este post, recomendo dar uma olhada em vários outros posts que já escrevi sobre estas máquinas. Neste link eu falo sobre os modelos de Cricut e se quiser ainda mais detalhes: clique no post aqui ou post 02 ou post 03 ou post 04. Este outro post é mais recente, do Die Cuts e Cia. Mas ainda tem um post enooorme, este aqui, onde fiz um resumão de tudo que escrevi!

Outro detalhe: eu sou uma apaixonada pela Cricut! Então, preciso me segurar pra ser imparcial nas minhas avaliações. Sempre que vejo alguma Silhoueteira falando que a Cameo é FANTÁSTICA, PERFEITA e etc, penso que também existem as Cricuteiras que pensam assim de suas máquinas, ou seja, fico “ressentida” se alguém desdenha da minha amada! Rsrsrs. Ela também é FANTÁSTICA!

Aspectos positivos de cada uma delas:

1. Capacidade da Silhouette de fazer cortes melhores de formas cheia de detalhes, mais complexas.

Eu ainda não testei isto cortando uma mesma forma nas 2 máquinas, usando lâminas novas em ambas. Mas tendo em vista a minha experiência com a Cricut, acho que ela realmente não conseguiria cortar algumas imagens com detalhes pequenos como a Silhouette faz, como é o caso da imagem abaixo.

clip_image002[4]

Eu até já cortei números do mesmo tamanho, no mesmo papel, em ambas, sendo o corte da Cameo superior, porém, e defendendo a Cricut, a lâmina dela era usada. Mas mesmo com lâminas novas, a Cricut não corta letras e números menores que 2,5 cm muito bem. Nunca consegui bons resultados, a não ser que o papel fosse muito bom, tipo American Crafts. Só pra dar uma ideia do que estou falando, eu nem tentaria cortar a Magali e esperar que a Cricut conseguisse cortar seu cabelo como a Cameo fez com esta imagem (Print and Cut).

clip_image004[4]

A Cameo não cortou todos perfeitamente, mas o que ela conseguiu fazer já me deixou impressionada. E é claro que eu não sou a única a dizer isto!

2. A grande disponibilidade de imagens que podemos comprar na loja da Silhouette.

Acho que tudo que a gente quiser vai encontrar lá. E o bom é que a gente pode desmembrar uma imagem e usar somente parte dela. Por exemplo, se eu compro esta frase:

clip_image006[4]

Eu poderia cortar a frase toda ou desagrupar e deletar parte da frase, cortando apenas um palavra:

clip_image008[4]clip_image010[4]

No SCAL dá para fazer isto, mas pra quem só usa cartuchos, não dá... só cortando a frase toda!

Esta possibilidade de desmembrar formas não acontece com os cartuchos da Cricut. Aliás, isto as vezes me irrita, como no exemplo abaixo.

clip_image013[4]

Eu queria cortar o catavendo, mas neste cartucho ele não está sozinho, ou seja, corto o catavento e um chapéu junto. Acho isto meio idiota! Para quem usa Craft Room, Design Studio e afins, até acho que é possível separar os dois, mas não posso falar pois não tenho estes programas, já que uso o SCAL. Aliás, preciso estudar melhor para poder falar com certeza, mas a Cricut, parece que finalmente está acordando pra vida e tem disponibilizado mais imagens, inclusive “single images”. Vou tentar escrever sobre isto!

Mas, mesmo com a imensa disponibilidade da loja Silhouette, às vezes, minha imagem preferida é de um dos meus cartuchos, como no caso abaixo:

Eu queria corta um noz, mas não gostei de nenhuma da loja (talvez eu não soube pesquisar direito, mas o tempo era curto)... acabei escolhendo esta do cartucho Create a Critter, bem mais bonitinha.

clip_image015[4]

clip_image017[4]

3. Concordo com a autora deste blog http://sabrioletdesigns.blogspot.com.br/, que li para me ajudar neste post. Ela considera a Cameo mais silenciosa. Sem dúvida! Isto pode parecer sem importância, mas aqui em casa, já trabalhamos com Cricut, Cameo e impressora funcionando ao mesmo tempo. Nem escutávamos o telefone....kkkkkk!!!!

4. No blog citado, a autora também considera o software da Cameo incrível. Pra mim, ele tem pontos positivos e negativos. O que ela gosta e que eu concordo:

· Não é preciso estar conectado à internet, como é o caso do Craft Room da Cricut. Mas o SCAL, que eu uso, também é off line! Mas para quem não tem o SCAL, é sim um ponto positivo da Cameo!

· Ele é um software bastante estável, não trava. Isto eu concordo e realmente acho que ele nunca travou comigo, coisa que acontece de vez em quando com o SCAL. Entretanto, não sei o que acontece no meu PC, mas meu Studio é muito lento, se é que me entendem. É difícil “arrastar” as imagens, movê-las e etc. Creio que o meu computador deve ser o problema, preciso fazer alguma coisa! Esta dificuldade me irrita muito!

5. A grande VANTAGEM da Silhouette: Print & CUT. Sem dúvida, a melhor funcionalidade da Cameo pra mim! E ela funciona muito bem, tanto com imagens compradas na loja, quanto com imagens disponíveis na net e rastreadas no Studio para serem cortadas. Já consegui até criar uma forma no Corel, enviar pra Silhouette e cortar. Ficou show! Não tenho foto deste trabalho específico, mas a foto da Magali que postei acima foi feita a partir de uma imagem da net.

Aspectos negativos: (apesar de ter dividido o post com pontos negativos e positivos, pode ser que o que é vantagem/desvantagem pra um usuário não é para outro!!)

1. A diferença principal entre as 2 é que a Silhouette somente funciona conectada a uma computador. A Cricut tem a vantagem de não necessitar de um computador pra ser usada! Podemos usá-la apenas inserindo os cartuchos. Tem gente que tem facilidade com computadores, então, esta pode nem ser uma desvantagem. Mas só pra tentar ajudar: Minha irmã, que trabalha comigo nas festas, precisa aprender a usar uma DCM. Qual ela vai aprender primeiro? A Cricut, sem usar o SCAL, apenas com os cartuchos que já temos.

E qual a desvantagem dos cartuchos? PREÇO!!! Mas eu tenho conseguido todos que gostaria por bons preços, comprando fora do Brasil, claro. Hoje tenho 6 apenas e um grande número de cortes possíveis!

Então, esta característica da Cricut, pode ou não ser uma vantagem, depende, como eu sempre digo, da sua relação com computadores!

2. Loja Silhouette: Qual o problema?

O principal para mim: Falta de instruções e mais detalhes de cada imagem. Eu não sei se este problema é só comigo, mas às vezes compro alguma imagem que adoraria que viesse com instruções de montagem. Fico meio perdida! Além disso, apesar da infinidade de formas disponíveis na loja, algumas são horríveis! Outras eu gostaria de ver mais detalhes, ou pelo, menos ter uma prévia, podia ser uma imagem em baixa resolução mesmo, de como aquela forma vai aparecer na tela do programa. Não sei se expliquei bem, mas é mais ou menos assim:

Hoje, enquanto eu escrevia o post, aproveitei para comprar algumas imagens, então, vi estes 2 laços:

clip_image019[4]clip_image021[4]

Eles são do mesmo designer e parecem ser idênticos, mas não consegui nenhuma informação a respeito.

Outros exemplos: Amei esta sombrinha e comprei!

clip_image023[4]

Pra cortar ela aparece assim na tela:

clip_image025[4]

Mas eu não consegui montar e deixá-la firme.

Obs.: Favor não rir de mim se isto for uma coisa fácil, que só eu não consegui!!!

Existem sim, algumas imagens, como esta abaixo, que vem com algumas “instruçõezinhas”, mas a grande maioria não!! É claro que tem os blogs, o da própria Silhouette inclusive, mas eu já não consigo ver blogs mais!

clip_image027[4]

O problema é que na dúvida, eu pelo menos, compro! Então, por isso que digo que apesar de não ter gastos com cartuchos, as compras de imagens na loja, se não forem bem controladas, acabam saindo mais caro que os cartuchos.

No meu caso, eu optei por fazer a assinatura básica, onde pago 10 dólares ao mês e tenho direito à 25 dólares em imagens. Então, ao fim de 1 ano, pagarei quase 120 dólares. Pra quem como eu, compra cartuchos fora, este valor corresponde a quase 4 cartuchos, em média. Até hoje, eu comprei somente 6. Por isso, estou pensando seriamente em não renovar minha assinatura, que só vence em outubro de 2013 (não posso cancelar). Acho super difícil conseguir comprar todo mês esta quantidade de imagem. E tenho até um lembrete no computador pra fazer isto, porque temos prazo, ou seja, os créditos do mês expiram. Tudo bem que eu poderia sair comprando todas as bonitinhas que aparecem, mas nem sempre são boas imagens e eu nunca consigo cortar tantas assim. Resultado: muitas imagens sem usar... pelo menos por enquanto!

clip_image029[4]

3. Aprendizado: bom já falei que achei mais difícil trabalhar com a Silhouette, mas isto pode ser por eu ser originalmente uma Cricuteira. Então, alguém que já trabalhe com a Silhouette, vai achar a Cricut mais difícil. Mas acho que nenhuma Silhoueteira vai negar que, para utilizá-la, é preciso um pouco mais de empenho, dedicação e estudo. Acho que ela exige um pouco mais de atenção aos detalhes, como é o caso dos ajustes de configuração. Ainda não estou bem familiarizada com este assunto, mas aos poucos vou aprendendo. Até para carregar o papel ela tem uma diferença: na Cricut é só colocar o mat e apertar Load Paper. Na Silhouete tem 2 opções: LOAD CUTTING MAT e LOAD MEDIA. O print and cut também é uma função que você precisa se dedicar. Eu tive que parar tudo e só me dedicar a aprender esta função, durante quase 1 dia todo de trabalho.

Então, o software foi minha grande barreira com a Cameo, como já comentei acima. Hoje, já estou bem mais familiarizada e até gostando, mas não o considerei fácil e acho que este é grande ponto NEGATIVO da Silhouette!

O que acho interessante, é que para mim, ele tem muitas funcionalidades semelhantes ao Corel Drawn e isto eu gosto muito, porque o ano de 2012 foi o ano em que eu finalmente consegui usar o Corel e aprendi a amá-lo. Tem coisas que eu só gosto de fazer nele. O que parecia ser um bicho de 7 cabeças, se transformou em uma grande paixão. Agora, que fique bem claro, eu devo saber uns 5% dele, mas somente isto já me ajuda horrores e acabou me ajudando no Studio!!!

Então, por experiência própria, me dedico muito mais ao aprendizado da Silhouette, do que fiz com a Cricut!

Mas o bom é que na net você encontra as super silhoueteiras que nos ajudam demais! Vou linkar os blogs destas meninas depois!

5. Acessórios: Na verdade, isto deveria ser uma vantagem, pois a Silhouette oferece uma variedade enorme de acessórios. Agora na CHA 2013 por exemplo, eles lançaram vários. Qual o problema então? Preço e disponibilidade. Não é fácil de achar, estão sempre indisponíveis e não conheço muitas lojas. A lâmina, por exemplo, no Brasil custa 68 reais! Tentei comprar fora, mas não encontro em nenhuma loja que conheço. Agora estou partindo para o E-bay! Comprei lâminas pra Cricut recentemente e paguei 6 dólares no par! Pelo menos com relação aos mat já descobri que a Adinês faz! Apesar de que tenho usado os da Cricut mesmo!

7. Lâminas: Este ponto é super NEGATIVO! A Silhouette Cameo é diferente da SD com relação às lâminas, então, ela só é vendida dentro desta “peça ou case ou housing” (como é que chama em português mesmo??)

clip_image030[4]

Então, não dá pra comprar lâminas individuais. Além disso, o fato de não desmontar, ou seja, não remover a lâmina da housing, faz com que possa haver acúmulo de papel dentro desta “housing” (foto abaixo), fazendo com a lâmina corte mal ou nem corte.

clip_image032[4]

Isto já aconteceu comigo! Na net falam pra usar pinça, agulha e etc. Mas estas coisas só acontecem quando a gente está fazendo algo importante, com pressa. Eu não consegui tirar com a agulha. Cheguei a colocar a lâmina no bocal do aspirador pra ver se ele sugava os restinhos de papel...rsrsrs! Até que sugou um pouquinho, melhorou mas ainda não ficou perfeita como antes! Mas recentemente, no blog da Adinês, ela mostrou um vídeo ensinando a desmontar esta peça. Eu quero testar, porque sei que empurrei um monte de papel pra dentro da tal “housing”. Ainda não testei porque só tenho uma e tenho medo de quebrar! Então, este detalhe realmente me incomoda, já que na Cricut é super fácil retirar a lâmina e limpá-la. Este problema com a lâmina é relatado por muitas silhoueteiras! Link 1 e link 2

Bom, mas e daí, depois deste blá blá blá, quem não tem nenhuma, deve comprar qual? Qual é a melhor?

Perguntinha difícil!

Para mim, não há uma melhor! Eu escrevo tudo isto, pra tentar fazer com que as pessoas interessadas vejam as diversas situações que acontecem ou podem acontecer, e então possam se colocar nestas situações e ver qual seria sua melhor escolha!

Não existe uma regra, não existe uma definição certa de qual é a melhor.

No meu caso, eu quero continuar com as duas! Elas se completam!

Se eu preciso de um projeto rápido, corro para um dos cartuchos da Cricut, se eu quero PRINT and CUT, tem que ser a Cameo, e assim por diante! E às vezes corto a mesma coisa, nas duas, ao mesmo tempo, devido o volume de trabalho.

Sem dúvida, de tudo que escrevi, o ponto principal é o uso do computador. Mas cada um sabe sua capacidade e limitações.

Pode ser que você tenha uma facilidade enorme para aprender novos softwares, então, não há dúvida, escolha a Cameo.

É preciso ver também a sua disponibilidade de tempo para se dedicar ao aprendizado.

Pode ser também que você seja um expert em computadores, mas já trabalha com isto o dia todo e quer chegar em casa e se dedicar a um hobby que lhe deixe longe dos computadores. Isto acontece!

Ainda tem a sua possibilidade de investimento. Hoje a Cricut é um pouco mais barata que a Cameo (269 dólares em média), principalmente a Expression 1 (179 dólares).

No processo de decisão tem que ser visto qual será o uso? Vai ser profissional? Ou caseiro? Muitas pessoas me escrevem dizendo que pretendem trabalhar com personalização de festas e pedindo uma indicação. Bom, mesmo para isto, temos que avaliar: custo, tempo, computador e etc. É uma dúvida difícil de se responder. Talvez se eu pudesse analisar caso por caso, eu conseguiria, mas não dá!

Tente se preparar, estudar, ler blogs, conversar com quem tem as máquinas, instalar o software Studio, que é gratuito e permite testes, assistir a tutoriais na internet, procurar uma loja ou fazer um curso, pedir pra testar cada máquina, enfim, eu tento ajudar, mas não tenho a resposta definitiva, infelizmente!

E para finalizar:

Minhas “professoras” de Silhouette (o blog delas é tão bom, que penso que deveria deletar o meu....rsrsrs!!!)

1. Jana Miranda – a única que conheço pessoalmente. Dá cursos presenciais e tem um blog ótimo. Não cheguei a fazer o curso dela, mas em pouco menos de 1 hora, ela me ensinou muito. Ela ensina “conversando”, trocando ideias, de forma tão natural, torna tudo muito simples, fácil! Suas últimas postagens estão imperdíveis!

http://jannascrap.blogspot.com.br/

2. A Joelma, do http://silhouettemania.blogspot.com.br/ minha amiga da net, virtual, doutora em Silhouette, tem cursos on line, sabe muito. Pena que temos nos falado pouco!

3. A Grice, que também já conversei pela net, que é outro show de professora, também doutora, o blog é outro tratado sobre a Silhouette.

Estas eu não conheço, mas admiro:

4. Karin: http://silhouetteiravoadora.blogspot.com.br/ Outro tratado!

5. Nilmara: http://www.diariodeumasilhouette.com.br/ Este conheci recente, li pouco, mas já amei!

Espero ter ajudado! Até mais!!

Bjim

42 comentários:

Denis Strum disse...

Oi Flávia,
Estava esperando ansiosamente por esse post. Rsrsrs! Adorei! Ainda não me decidi, mas me ajudou muito!
Obrigada!!!
Debora.

Ondina disse...

MULHER, que volta triunfal hein?!?!?! Amei o post, vc como sempre clara,objetiva e generosa compartilhando o que aprende e assim tirando as nossas dúvidas. Sou sua fã,mas isso vc já sabe!
Bom,saudade de vc, de vir aqui,2012 foi um ano muito corrido, e acabei nem mexendo muito nos meus papéis que amo...
Falando da DCM,concordo com vc,amo minha Cricut,mas to louca por uma Silhouette,ainda não deu pra comprar,mas esta na minha listinha desse ano. Vê se não some ! Bj no seu coração!

Cátia disse...

Olá! Primeira vez que passo aqui, adorei o blog! A leitura me ajudou a clarear a mente, tenho pensado em comprar a Cameo, mas o que me impede (por enquanto) é o valor dos acessórios. Li no site da Silhouette que a base dura mais 100 cortes, mas mais quanto?? 100 é pouco para quem trabalha com encomendas.
Vou continuar pesquisando e quem sabe compro em alguns meses, né?!
Até!

Wanda disse...

Ola, gostaria de saber onde vc comprou a Cameo nos EUA, tenho uma amiga q esta indo e vai comprar, preciso saber a loja, pois ela n terá muito tempo para procurar. Meu e mail w_gouveia@hotmsil.com

Wanda disse...

Obrigada.suas informações sao excelentes.

Andréa Palomo disse...

Oi Flavia, tudo bem? Estou encantada com seu blog. Faço patchwork, tenho dois filhos homens então me limito a organizar suas festinhas de aniversário e preparar lembrancinhas para seus professores,já que patchwork para meninos é muito, muito limitado.
Costume pegar imagens da internet, cortar no paint ou corel, recorto na tesoura e vou improvisando tudo. Há algum tempo estou desejando desesperadamente uma mini cricut acreditando que a mesma fará por mim muitos milagres. Estou há horas sentada lendo seus posts sobre qual a melhor opção a ser comprada para quem não tem nenhuma noção e quer essa maquina somente por hobbie, para usá-la exporadicamente. Levando em consideração que meus filhos escolham um tema como por ex. Club Penguin ou Angry Birds, qual das DCM´s me permitirá tirar imagens da internet e cortá-las para convites ou personalização das lembrancinhas? Tenho um amigo nos EUA e pedi a ele que traga uma Cricut Mini, porém ainda não parti para a compra com dúvida se minhas intenções de utilização serão supridas. Você poderia me ajudar com essa questão? Muito obrigada. Meu email é appalomo@uol.com.br

Raquel artes Produções disse...

Olá boa noite...
Adorei o seu blog e seus esclarecimentos quanto as máquinas.
Gostaria de saber se vc pode me passar o endereço da loja nos EUA, pois a minha vizinha é aeromoça e vou pedir pra ela comprar pra mim..
Fico no aguardo, um grande beijo.
Meu email é : raquel_lima3@hotmail.com

Isabel disse...

Ola! Adorei suas informações estou indo para NY agora em Maio e estou pretendendo comprar minha Solhouette por lá, gostaria de saber como trouxe a sua? na bagagem de mão ou despachou? e se depois eu consigo instalar o studio Silhouette e Português? Desde já agradeço sua ajuda.
Isabel

Luciléia disse...

Oi Flávia !! Adorei ler seu post, eu ri muito com ele rsss.
Tenho uma cameo já faz mais de um ano, e eu passei por muitas dificuldades...perdas de material...mas agora, tudo tem dado certo rss.
Agora eu estou aprendendo usar o Corel, comprei uma versão mais em conta, e agora não sei como utilizar as imagens (print)da silhouette no Corel. Qdo eu clico em inserir ele dá uma mensagem...falando que não pode ser importado ou esse formato não é suportado. Vc sabe pq isso acontece?? meu corel x5 !!
Abçs, Luciléia

Flávia disse...

Isabel
Não consegui lhe responder pois não achei nenhum contato seu!
Eu trouse minha Cameo na bagagem de mão. Não tinha problema com fiscalização porque estava dentro da cota! E achei mais seguro assim.

Dani Cristina disse...

Uauu...
Blog totalmente informativo o seu,ADOREI conhecer :)

Fabiana Lins disse...

Oi Flavia, boa tarde.
Será que vc conseguiria me ajudar? Já fucei na net, blogs, e nada... minha cricut não corta circulos perfeitos e nem coraçoes, o que pode ser?

Obrigada

Bjão

Flávia disse...

Fabiana Lins não consegui seu contato para retorno.
Me envie seu e-mail.
Obrigada e bjim.
Flávia

Fabiana Lins disse...

Olá Flávia

Meu email é fabianalins.olegario@hotmail.com

Obrigada

Juju Faria disse...

Ola Flavia

Estou de viagem marcada para o Brasil e tenho uma cricut que gostaria de levar comigo...Moro em Portugal... Vi que vc comprou a sua Cameo fora do país e gostava de saber como faço para transporta-la com segurança na mala???

Flávia disse...

Juju Faria
Não consegui enviar e-mail pra vc. Me mande seu contato.
Mas eu trouxe a Cameo na minha bagagem de mão, achei mais seguro! Mas eu não ultrapassei a cota, então na receita eu não tive problemas!
Até mais
Flávia

satiko.sa disse...

Ola Flavia ! Gostaria de pedir uma ajuda , pois tenho a cricut expression , mas ultimamente ela nao esta cortando as figuras perfeitamente , o mat comeca a entrar torto , ate perdi alguns mat por conta disso pq chegou a quebrar o mat , sera q teria manutencao aq no brasil ou e algun ajuste errado ...se puder me ajudar agradeco dsd ja meu e-mail satiko.sa@hotmail.com

Grata
Cristiane

Armanda Correa disse...

Olá Flávia boa noite, eu estou já faço, por hobby, trabalhos pra festas personalizadas e gostaria de adquirir uma máquina para agilizar meus trabalhos, só que utilizo muitas imagens da internet. No meu caso qual das duas é mias útil? Qual delas reconhece essa imagem que peguei da internet e faz o corte? Desde já agradeço pela sua atenção. Meu e-mail é armandanc@hotmail.com

Alline de Oliveira disse...

Olá Flávia! Estava procurando informações sobre as máquinas e me deparei com seu post, obrigada, me ajudou bastante!
Gostaria de saber em que loja vc comprou a Cameo, pode me enviar por e-mail?
Obrigada,
Alline
allinete@gmail.com

Gisleine Assunção disse...

Olá Flávia! Eu já tenho a Cricut Expression, mas tenho visto mais feitos da Cameo, penso que vc me ajudou... vou fazer como vc, ter as duas e definir o trabalho de cada uma...rs. Obrigada! Abraços.

Espetinho Bom à Bessa. disse...

Olá Flávia, qual a impressora que você trabalha...pois estou com muitas dúvidas de qual comprar.
E seu blog é maravilhoso, parabéns.

Vânia Raquel disse...

Olá, boa tarde!!
Adorei o seu post, parabéns!!
Irei para os EUA em Outubro e quero aproveitar para comprar uma silhouette cameo. Dos modelos vc pode me dizer qual o mais completo para eu comprar e tb se dá certo comprar e pedir para entregar no hotel.
Obrigada!

Dorinha disse...

Olá, boa noite!!
Adorei o seu post, parabéns!!
Irei para os EUA em Outubro e quero aproveitar para comprar uma silhouette cameo. Estou iniciando, qual dos modelos vc indicaria para eu comprar? VCc conhece alguma loja em Orlando ou é melhor comprar e pedir para entregar no hotel?
Obrigada!
Dora Bione
dorabione@gmail.com

Mery Lopes disse...

Ola boa noite tb to querendo comprar e pedir pra alguem trazer p mim dos eua vc poderia me passar a loja por favor muito obrigada. Te deixo meu email.....meryloiruda@hotmail.com

Cris Gomes disse...

Olá Flavia! Acho que estou um pouco atrasada no comentário, já que seu post é de jan/2013.

Eu tenho a Cricut e sou apaixonada por ela...

Estou comprando a Silhouette, pq a Cricut me limita aos cartuchos dela. Por exemplo, tenho uma festa de SuperMan... Não acho o cartucho pra comprar... Sei que existe, mas deve ser tão antigo que nem a própria Cricut vende mais...

Você conhece alguém no Brasil que vende cartuchos mais antigos???

Beijos e obrigada pelos posts!!!

aklein disse...

Oi Flavia, tudo bem?

Gostei muito do seu blog.

Eu me minha irmã gostamos de organizar as festas de aniversários de nossos filhos e filhas, mas estamos em dúvida da melhor opção se a cricut ou a silhouette.

Usamos esporadicamente, há algum tempo pensamos em adquirir uma mini cricut, mas não sabemos se iria atender nossa necessidade.

Atualmente baixamos imagens na net ou vetorizamos no corel, recortamos e vincamos na mão. Gostaríamos de adquirir uma máquina que aperfeiçoasse essa atividade manual.

Qual a melhor opção?

Obrigada!

meu e-mail: alessandra@ciclo2.com.br

reginaldo rita disse...

Boa noite Flavia,

Muito bom seu Blog,estarei indo para EUA na semana que vem, estou muito interessado a comprar a maquina Silhouette gostaria de saber o endereço de compra no EUA ?

segue e-mal: reginaldo.rita@smartm.com

Att,
Reginaldo.

Vânia Raquel disse...

Olá Reginaldo
Estive agora em NY e vc encontra a Silhouete na Michaels da 6a. Av ou Av das Americas 675 e na Paper Source (83 Spring St 10012) linha verde do metro
Nas duas lojas o valor é de U$ 270,00
Espero que ajude.

Vânia Raquel disse...

Olá Reginaldo
Estive agora em NY e vc encontra a Silhouete na Michaels da 6a. Av ou Av das Americas 675 e na Paper Source (83 Spring St 10012) linha verde do metro
Nas duas lojas o valor é de U$ 270,00
Espero que ajude.

Unknown disse...

Olá Flavia,
Agora existe uma revenda Silhouette em Portugal que se chama Silhouette Europe.

o endereço é www.silhouettecameoeurope.com


abs
Tiago Martins

Aline-pontes1 disse...

Bom dia!Olha não tenho nem a cricut nem a silhouette,porém estou pensando em comprar alguma pois trabalho com convites,lembranças...então faço tudo a mão e coma ajuda de uma pessoa que possui uma das máquinas citadas.Então a dúvida é qual sai mas em conta,na questão de materiais?e posso trabalhar com uma mini como falam?ou o custo beneficil será basicamente o mesmo.Aguardo resposta meu e-mail é aline-pontes1@live.com. bjssss

patricia Martins disse...

tenho uma pra vender acabei de compra não tem nehum mes só tirei da caixa com nota fiscal....não vou mais precisar pois entrei em outro projeto,comprei por 1400 vou vender por 1200 na garantia....o mais novo modelo...se interesar entrar em contato 94444-8987

Flávia disse...

Oi Patrícia,
Passe seu e-mail que deixo publicado no blog. Seu telefone é 011?
Te aguardo!

Flávia disse...

Oi Patrícia,
Passe seu e-mail que deixo publicado no blog. Seu telefone é 011?
Te aguardo!

Lorrana Cardoso disse...

Oi Flávia, tudo bem? Vou começar a fazer trabalhos que precisam de recorte tanto de folhas de scrapbook quanto de EVA, podes me indicar qual máquina tu achas que mais se adequa a essa situação??? Eu vi que tem silhouette cameo, silhouette curio, cricut explore, cricut expression, ScanNcut, entre outras, são tantas opções que realmente não sei qual escolher.

Muito obrigada desde já. E-mail: Lorranacardoso@hotmail.com

Fabimãededois disse...

Olá adorei seu post tenho dois filhos não posso trabalhar fora e estou interessada em trabalhar com festas não entendo nada mais pelo que entendi do seu post a melhor para o meu caso é a cameo vou entrar nos blogs que você indicou mais gostaria se possível de uma orientação sua,obrigada!

Prix Monik # ) disse...

Olá Flávia. Gostaria de saber se a Cameo (a nova), faz vinco também, pois não acho nada sobre, na internet.

Flávia disse...

Pri
Não sei se vai ver minha resposta, pois não consegui te acessar pelo link e vc não deixou e-mail. A Cricut nova, a explorer, corta e vinca ao mesmo tempo. A silhouette cameo não faz isso. Agora não sei te dizer sobre a Curio. A Adinês escreveu sobre ela, talvez ela saiba. Dê uma olhada neste link: http://artesdadaines.blogspot.com.br/2016/02/sobre-curio.html
Eu adorei as informações dela.
Bjim

Meiqing Xu disse...

toms shoes outlet
longchamp uk
borse gucci
doudoune moncler
red bottoms
true religion
ugg boots canada
nike store
ugg outlet
rolex replica watches
20161212caiyan

Da Lin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Da Lin disse...

Yeezys

Nike Outlet

Longchamp Bags

Nike Shoes

Adidas Shoes

Adidas Online

Jordan Shoes

James Shoes

shengda xu disse...

christian louboutin outlet
cat shoes
rolex replica watches
michael kors canada
pandora charms sale
oakley sunglasses
coach outlet store
kate spade handbags
fitflops
nike shoes outlet
xushengda0615

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...