domingo, 24 de junho de 2012

QUERO COMPRAR UMA CRICUT: Quais os modelos existentes atualmente, com ênfase na Cricut Imagine e Cricut Mini

Depois de um bom tempo sem escrever, estou de volta com um longo post. Estou trabalhando muito, mas vou mostrar isto depois. Vamos ao meu mais novo longoooo post!!!

Tenho recebido alguns e-mails perguntando sobre outros modelos de Cricut. Então, resolvi responder na forma de post, já que este blog está super abandonado.

Vou começar fazendo uma listinha de alguns posts que já escrevi por aqui, mas como foram lançados novos modelos, eles precisavam de atualização. Para mais detalhes dos modelos iniciais, clique no post aqui ou post 02 ou  post 03 ou post 04. Este outro post é mais recente do Die Cuts e Cia. Mas ainda tem um post enooorme, este aqui, onde fiz um resumão de tudo que escrevi!

Atualmente (julho – 2012), existem os seguintes modelos de Cricut: Original Cricut, Cricut Create, Cricut Expression®, Cricut Expression 2, Cricut Expression 2: Anniversary Edition, Cricut Imagine®, Cricut Mini™, Cricut Cake® e Cricut Cake Mini.

1. Cricut® Personal Electronic Cutter Machine – a original: O primeiro modelo lançado pela Provo.

A1-29-0561-CricutCreatemachine

2. Cricut Create: Esta é a união da primeira com a Expression. Ou melhor, é uma versão melhorada da Cricut original com alguns recursos adicionais.

A1-29-0561-CricutCreatemachine

3.Cricut Expression (modelo 1): Pode cortar nos tamanhos de 12 x 12 polegadas, ou seja, 30 cm x 30 cm, e até 30 cm x 60 cm. 

A1-29-0300-CricutExpression1

4. Cricut Imagine

A Imagine é uma die cut machine que combina a tecnologia das DCMs da Provo Craft com a tecnologia de impressão da HP.

Teoricamente, a partir de um cardstock branco você pode imprimir uma imagem colorida e depois recortar. Porém, ao estudá-la, não achei assim tão maravilhoso!! Já escrevi sobre ela recentemente neste post aqui!

Assim como as outras Cricut, a Imagine não necessita computador, pois para imprimir e/ou cortar basta um cartucho inserido. Para muitos, isto não é uma vantagem, pois significa que teremos que comprar cartuchos e não poderemos usar imagens do computador. Mas para quem não domina computador, programas de edição de imagens e afins, esta é uma vantagem, tanto da Imagine como de outras Cricut.

A Imagine tem uma tela de LCD que permite visualizar tudo o que precisamos fazer para a máquina executar seu trabalho. Isto que dizer que ela não possui o teclado para seleção das imagens e funções. Esta funcionalidade também já está presente na Cricut Expression 2.

Quanto aos materiais que podem ser cortados, não há diferença entre os outros modelos. Também é compatível com alguns dos outros produtos da linha Cricut, como os cartuchos, com o Gypsy e com a Jukebox.

Até agora, tudo parece lindo!! Mas a Imagine é bem cara, cerca de $500,00 (quinhentos dólares). Os cartuchos, como sempre, são caros, até mais caros que os demais. Mas os cartuchos de tinta para as impressões, para mim, representam um problema ainda maior: além de caros, não é fácil achá-los no Brasil. Ou seja, bastante inviável para nós brasileiros. Lá eles variam de $35.00 a $40.00.

Sobre os cartuchos da Imagine: são exclusivos dela, da Mini e da Expression 2 (nesta última só pra cortar)!

Outra grande desvantagem: ela não é compatível com computador, ou seja, não pode ser usada com o Design Studio ou com o Craft Room  e portanto, está restrita somente aos cartuchos. Os outros modelos, pelo menos ainda permitem usar os softwares desenvolvidos pela própria Provo, já que o SCAL e o MTC não são mais compatíveis. É claro que a Provo pode mudar e torná-la compatível com o Craft Room, mas sabe se lá quando isto vai acontecer!! Atualizando: como estava escrevendo este post há um tempão, fui dar uma atualizada e percebi meu erro: agora todas as Cricut são compatíveis sim com o Craft Room!

selectCricut

Continuando a falar mal…das poucas pessoas que conversei e que compraram a Imagine, quase todas estavam insatisfeitas, pois não viram nenhuma vantagem. Sem contar que houve um lote destas máquinas que saiu com defeito e muitas vieram pra cá. Resultado: brasileiras sem saber o que fazer com suas máquinas defeituosas. Algumas meninas me contaram que quando procuraram a assistência não oficial que há em São Paulo, o responsável disse que haviam muitas Imagine com defeito e o pior, muitas sem solução!

Resumindo: na minha opinião, se estiver pensando em comprar uma: FUJA DO PROBLEMA!!

5. Cricut Cake

A Cake foi desenvolvida para ser usada pelo pessoal que faz bolos, cupcakes e biscoitos decorados, pois ela corta o “fondant” ou pasta americana. Pra ser sincera, não sei muito sobre ela, se é boa mesmo, se compensa o investimento, etc! O pouco que sei, é que às vezes é difícil acertar o ponto e a expessura da pasta americana para ser cortada.

Agora, os cartuchos desenvolvidos para Cake, da Marta Stewart por exemplo, são lindoooos e são compatíveis com a Expression!!

6. Cricut Expression – modelo 2

Já falei sobre este modelo aqui neste post aqui.

7. Cricut Mini

 

 

 

Lançada na CHA Summer de 2011, tem como principal diferencial seu tamanho e peso, ou seja, é portátil. E foi essa justamente a vantagem buscada pelo fabricante, creio eu para concorrer a Slice. Entretanto, também é capaz de cortes de até 30 cm, melhor dizendo de 8,5 até 12 polegadas (21 cm largura até 30 cm de comprimento). Também funciona com cartuchos e/ou conectada ao computador. Neste último caso, somente compatível com Design Studio ou Craft Room. Já disse, mas não custa repetir: NÃO É COMPATÍVEL COM SCAL E CIA!!

Pode usar qualquer cartucho, inclusive os da Imagine são compatíveis com ela. Ela corta os mesmos materiais que outras Cricut e o preço é em torno de 100 dólares.

Vantagens segundo fabricante: para quem precisa de uma DCM portátil, não dispõem de espaço, dinheiro e não quer usar o computador para realizar seus cortes.

Minha opinião: NÃO VI VANTAGEM! Melhor comprar a nova Slice, que corta tecido, se a escolha for pelo tamanho e preço! Mas, a Slice perderia, se formos pensar na possibilidade de usar o Craft Room e as imagens e cartuchos digitais que a Provo tem lançado!

Algumas outras observações:

A Expression é uma máquina que corta papel de até aproximadamente 30 cm de largura e 60 de comprimento, se você comprar o mat 12 x 24 separado (ou seja, ele não vem com a máquina – é um acessório extra).

A versão 2 é do mesmo tamanho, mas foi concebida para ser usada com uma tela LCD, ou seja, ela não tem os teclados. Esta “vantagem” não pareceu facilitar seu uso,pelo contrário, muitas consumidoras dizem que ao trocar do modelo 1 para o 2, tiveram que aprender tudo de novo, inclusive muitas tem uma certa dificuldade com a tela LCD.

Um pouco mais sobre a compatibilidade dos cartuchos?

Cake = compativel com todos. Os da cake também são compatíveis com Expression 1 e vice versa.

Os cartuchos das 3 primeirassão são intercambiáveis.

E a Expression 2 é compatível com todos, inclusive ela corta com os cartuchos exclusivos da Imagine.

Finalizando: E então, mais uma vez, qual destas DCMs escolher?

É claro que já falei muito sobre isto aqui, mas vou falar mais, porque sempre me perguntam.

Com certeza, eu respondo esta pergunta da seguinte forma: DEPENDE!! Depende do que você quer fazer com sua máquina!!

Você gosta e tem domíno de computador, Corel, faz seus próprios designs e etc? Ou você não gosta nem de passar perto de computador e muito mais de programas de edição de imagens e prentende usar designs prontos? Se você se enquadra na primeira pergunta, diga adeus as Cricut e parta para uma Silhouette Cameo!

Você quer fazer uso caseiro, por hobby ou pretende usá-la para algum negócio? Quais os tamanhos de formas você pretende cortar? Se precisar de fazer cortes maiores, então você pode escolher uma Expression! E se seu o uso é mais profissional, acho que a Cameo é a melhor escolha atualmente!

Porque?

A Expression é um sistema de corte baseado em cartuchos e desings prontos exclusivos do Craft Room (software da Provo Craft). As Cricut compradas há algum tempo, como a minha, ainda podem usar o SCAL, porém seu uso não é mais permitido para novas consumidoras.

Já a Silhouette Cameo é um sistema de corte baseado em computador, ou seja, ela usa programas instalados no computador, capazes de enviar as imagens para serem cortadas na máquina. Ela inclusive é compatível com a nova versão do SCAL. Elas custam aproximadamente o mesmo preço, mas a Cameo ainda tem a função PRINT AND CUT, ou seja, imprime (na sua impressora mesmo) e corta!!

Mais uma vez, espero ter ajudado!!

Até qualquer dia…rsrsrs!!

21 comentários:

Manunamoral disse...

Vc arrasa sempre heim!!

Saudades imensas viu.

Sumemooooooo.

Bjotas sonoras.

Ondina disse...

Flávinha do meu coração...
Saudade enorme de vc! Vim reler esse post de novo, que como sempre esclarece e ajuda, vc é demais! Agora, tô namorando uma Silhouette faz tempo, mas confesso que amo mina cricut, apesar de ter me dado algumas dores de cabeça...
Fui no seu blog de festas, achei tudo lindo de viver...parabéns!
Bj no seu coração.
Ah e queria uma dica tua, me indica uma impressora boa pra fazer personalizado. Vc gosta de jato de tinta ou laser???

Bom, vou indo... e não esquece de mim!
Bj no seu coração.

Rhaissa Cerqueira disse...

Olá Flávia, como vai?
Meu nome é Rhaissa. Escrevo em nome da minha vó pois estamos com algumas dúvidas.
Minha vó trabalha, desde alguns anos, com confecção de caixas personalizadas de madeira e papelão e com convites... Desde o inicio do ano tem feito diversos cursos e trabalhos de scrap e, devido à sua paixão por papel e pelo scrap decidiu investir na compra de uma Die Cute Machine. Acompanhamos pelo seu blog os comentários e avaliações (que foram muito úteis).
Ela está optando pela Cricut, mas estamos com alguns problemas. Como não temos o costume de fazer compras pelos sites internacionais estamos um pouco receosos, e como você já passou diversas vezes por essa experiencia com certeza pode nos dar uma luz. Nossas maiores dúvidas são em relação ao preço final (com frete e possíveis impostos).
Você pode nos ajudar?

Desde já agradeço a atenção.
Rhaissa Cerqueira
rhaissacerqueira@gmail.com

Pamela Nogueira disse...

Olaaa!! Queria muito uma ajuda sua, se puder entrar em contato com meu email.

Quero comprar uma silhouette no site onde vc comprou sua cricut, mas tenho duvidas sobre o frete.

Aparentemente tem uma promoção otima la, de 200dolares um kit. Mas nao sei sobre as opções de frete.

ppnogueira@live.com

Patricia disse...

Fla, td bem??
Qto tempo, né?
Dei uma parada no meu blog, tô fazendo uns álbuns pro povo da família mesmo e tem me tomado um tempo danado!
E tudo isso com minha caçula em casa, ano que vem ela começa na escola e aí espero ter mais tempo. rs
Amore, precisava de uma ajuda, não acho imagem da Alice no Pais das Maravilhas de boa qualidade na net. Vc tem alguma imagem dela na cricut??
Qualquer coisa me manda email e a gente conversa se puder.
toledopatricia@hotmail.com

Tô adorando os frufrus de vcs!!
bjs

Luciene Cavalcanti disse...

Oi, adorei o blog. Tenho uma Silhouette e vou atualizar meu programa para Silhouette Studio Designer Edition. Eu vi que a cricut vende os cartridge em formato digital, ou seja vc baixa os arquivos ao invés do cartucho. Será que esses arquivos eu posso abrir em outro programa? Você sabe se eles vem em svg? pois a versão completa do programa da silhuette abre svg.

Obrigada!

Tati disse...

Meu nome é Tatiana e estou aqui para convidar vc para conhecer minha pagina no Facebook.
Moro nos EUA.
https://www.facebook.com/pages/Cricut-X-Silhouette/300656186716738?ref=hl

moranga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
moranga disse...

A Cricut para pasta americana corta algum tipo de papel também, ou apenas para pasta americana????
Obrigado...

Tati disse...

Sim, ela corta papeis tb.

Flávia disse...

Tati
Obrigada pela informação!
Bjim
Flávia

satiko.sa disse...

Boa Noite Flavia ! Eu aq de novo , bom vou comecar agradecendo a atencao q me deu no meu problema anterior , bom passei aq de novo para pedir uma opiniao , como ja havia dito a minha cricut apresentou outro problema e pretendo levar para a manutencao q vc me indicou , porem como trabalho com festas e lembrancinhas personalizadas e tal , uso muito a cricut e nao posso ficar sem e decidi comprar uma maquina nova , ai vem a duvida existe a shillouette tb no mercado e q tem quase as mesmas funcoes da cricut ,porem como ja tenho a cricut algum tempo tenho muitos acessorios e cartuchos e fico na duvida por qual optar nesse momento ...oq vc me aconselha???

Tati disse...

Entra nessa Pagina no Facebook lá tem maquina Cricut por 500 e poucos reais com frete já incluído no valor.
https://www.facebook.com/pages/Cricut-X-Silhouette/300656186716738?ref=hl

Renata Yagelovic disse...

Ola,

Seu post foi muito util.
Estou atras da cricut cake, quero comprar la fora, mas no prorio site da Cricut, nao encontro a maquina. Vc sabe onde encontro?
Pensei ate em comprar a EXPRESSION, mas nao tenho certeza se corta pasta americana, saberia me dizer?

Desde ja muito grata pelo seu post.

Bjs

Tati disse...

Renata Yagelovic, A Cricut Cake não vende mais em lojas.
Eu ainda vendo.
A Maquina Cricut EXPRESSION não corta pasta americana.
Entra na minha pagina no facebook:
https://www.facebook.com/tatimiami/info

Gráfica Masterprint disse...

BOM DIA,
VENDO UMA CRICUT IMAGINE COM EXATAMENTE UM DIA DE USO
VALOR R$ 1650,00
E TENHO ALGUNS CARTUCHOS QUE EM BREVE POSTO OS MODELOS VOU VENDER CARTUCHOS POR R$ 150,00
MEU MAI PARA CONTATO É maria@6mariasatelier.com.br

Unknown disse...

Olá.
Estou começando e queria comprar uma maquina que fizesse os recortes e tambem imprimisse e recortasse, como por exemplo caixas personalizadas. Que máquina eu compro e onde?
Meu email é pbalestra@gmail.com
Muitíssimo obrigada
Patricia

scrapmania disse...

Flávia, boa tarde!

Estava aqui desesperada fazendo uma busca no google a respeito de informações sobre a cricut expression 2 e vi teus posts no Scrapbykit, será que poderia me ajudar por favor com uns esclarecimentos?

Eu tinha duas cricuts expression 1, trabalhava tranquilamente nelas usando o scal 2 e o Make the cut......sismei de vende las e comprei a cricut expression 2, só depois que comprei é que fiquei sabendo que ela não é compativél ao scal.....desespero total!!!!

Eu não trabalho com cartuchos, sou designer e uso ela para fazer embalagens personalizadas para meus clientes, ou seja, eu mesma desenho as minhas peças para cortar nela, crio os arquivos svg.

Minha pergunta é: E agora??? tem alguma solução para o meu caso? como faço para cortar os meus svg´s nela? tem algum recurso???

Por favor, qualquer informação será muitooooo bem vinda.

Procurei muito na internet mas não achei nada, alguem me disse sobre o designer space, mas estou meia perdida....

agradeço antecipadamente a sua atenção.

abraços,
Vanessa.

Emerson Souza disse...

Olá tati bom dia,tudo bem?
Preciso de sua ajuda ,eu trabalho com bolos fake e meu filho com convites e adesivos ...consigo em uma só cortar a pasta e ele tbm usala para as artes que ele faz no computador ?

Emerson Souza disse...

Olá tati bom dia,tudo bem?
Preciso de sua ajuda ,eu trabalho com bolos fake e meu filho com convites e adesivos ...consigo em uma só cortar a pasta e ele tbm usala para as artes que ele faz no computador ?

Tati disse...

Oi Emerson!
Entra na minha página no Facebook
Cricut X Silhouette ou www.miamishoppingcart.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...