quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comprou ou pretende comprar uma Cricut? O post é para quem é órfão do SCAL (Sure Cuts a Lot)!!

Oi para todos!!!

Senta que o post é daqueles!!!

Resolvi escrevê-lo para tentar esclarecer algumas dúvidas ou ajudar algumas pessoas que me escrevem perguntando sobre CRICUT + SCAL. A ideia inicial é tentar mostrar que “existe vida com a Cricut mesmo sem o SCAL”, já que sou uma apaixonada por esta DCM – Die Cut Machine.

Inicialmente, vou tentar esclarecer o que é o SCAL e o que aconteceu… um breve relato….

O SCAL (Sure Cuts a Lot) é um software desenvolvido pela Craft Edge, que ao ser instalado no computador, permite que a Cricut (que também deve estar conectada via USB ao PC) faça cortes de arquivos que temos armazenados, cuja extensão seja SVG, mas também possibilita a leitura de alguns arquivos com a extensão PDF e para os mais experientes, a conversão de imagens jpeg em svg. Além destes arquivos, também é possível cortar qualquer fonte True Type que temos instalada!! Com o SCAL é possível fazer inúmeros cortes possuindo apenas um cartucho que deve estar conectado na máquina, ou seja, é um economia grande com cartuchos.

Sem dúvida é uma maravilha, pois a dobradinha SCAL + Cricut nos fornece uma infinidade de opções de cortes! Além do SCAL, existem outros softwares com função praticamente idêntica: o MTC – Make the Cut e o Fairy Tales.  O problema é que a Provo Craft, fabricante da Cricut e dos cartuchos, se sentiu prejudicada e começou a briga com os fabricantes destes softwares. A Provo processou, primeiramente, o MTC, por quebra de direitos. Foi um processo de cerca de 1 ano, mas a Provo ganhou e o MTC parou de ser vendido. Daí eles foram atrás do SCAL. Muita discussão aconteceu, teve boicote contra a Provo, mas antes mesmo de qualquer decisão a Craft Edge e depois o Fairy Cut, comunicaram que não comercializariam mais as versões 1 e 2 do SCAL, que eram compatíveis com a Cricut. O SCAL agora somente é disponibilizado na versão 3, compatível com outras DCM. Neste dois links tem mais detalhes: Fairy Cut e Mais detalhes sobre a briga Provo Craft x softwares.

Mas e agora, o que fazer se não tenho mais a possibilidade de adquirir estes softwares??

Não se desespere. Acho que a Cricut continua sendo uma ótima máquina. A escolha depende de alguns fatores que eu já discuti neste post, que eu recomendo a leitura! Então vou considerar aqui quem já tem a Cricut ou que está decidido a comprá-la, depois de ter lido o post que indiquei!

Se eu não tenho o SCAL, a única opção para corte são os cartuchos!!

Slide4

Mas na minha opinião é possível ter uma boa biblioteca de cartuchos, capazes de atender praticamente todas as nossas necessidades e “sobreviver” sem o SCAL. Aliás, vou listar vantagens de não usar o SCAL também:

1. Com o SCAL sempre temos que estar com o computador ligado, mas se formos cortar imagens dos cartuchos, basta ligar a Cricut e inserir o cartucho desejado. É ótimo para aqueles momentos de pressa (e preguiça também).

2. Além disso, como já falei em posts anteriores, como este aqui, apesar de ser um programa relativamente fácil, para usar o SCAL é preciso ter uma certa familiaridade com computador, ou seja, tem que levar jeito!!

Mas como formar uma boa biblioteca de cartuchos??

Depende!!

Qual o uso pretende fazer da máquina? Caseiro ou profissional. Este último vai exigir um número maior de cartuchos, ou até mesmo desistir da Cricut e partir para Silhouette Cameo.

Com o que você trabalha? Festas, crianças, escola?? Faça uma lista de imagens que necessita, que podem ser úteis e então vá escolhendo os cartuchos. Vou mostrar meus cartuchos e tentar explicar.

Tenho 5 cartuchos, 2 que vieram com a máquina (o Accent Essentials e o Storybook, este último que tem fonte) e 3 que comprei depois (o Country Life, o Sweet Treats e o Create a Critter, só o CL com fonte).

Accent-Essentials-Sample (3)

storybookchart (3)

cartuchos (6)cartuchos (1)

fonte sweetcartuchos (4)

Como comecei minhas escolhas destes cartuchos?

No meu caso, como corto fontes utilizando o SCAL, a opção de cartuchos com fontes não era necessária. Aliás, tem um post no DCC sobre cartuchos com fontes neste link!! Eliminado este item, passei a procurar imagens que pudessem ser úteis para minhas festas (que faço quase sempre) e para meu filho (vejam que não tenho quase nada de menina, princesas, etc..rsrsrs!!). Então procurei imagens relacionadas a crianças, temas para festas, animais,  etc. Para quem trabalha com festas e tem crianças, aconselho muito estes 3 cartuchos, que preenchem quase todas as minhas necessidades. Se eu não tivesse o SCAL, a única falha com certeza seriam as fontes. Observando as imagens acima, dá para perceber a quantidade de imagens que tenho disponível. São flores, animais, cupcakes, doodles, formas geométricas, imagens com tema de festas infantis, brinquedos, frases, alimentos, frutas, foto, etc, etc, etc.

Pensando o que não tenho?? Talvez algo relacionado a casamento, não diretamente , tipo uma noiva, mas ainda assim tenho algumas imagens que eu poderia usar para fazer algum trabalho para um casamento ou uma noiva, por exemplo, nos cartuchos Accent Essentials e o Storybook.

Sempre que começo a pesquisar qual o próximo cartucho a comprar, além do preço, claro, também observo outras características, como a quantidade de imagens e o número de funções criativas disponíveis. Um cartucho pode ter até 6 funções criativas ou apenas 1. Então, acaba sendo mais econômico escolher um com mais funções, além das imagens, claro. Quanto mais funções, com certeza mais opções de cortes. Mais detalhes sobre estas funções clique aqui! Cartucho que tem poucas destas funções são excluídos da minha lista, exceto se forem muito baratos.

O custo dos cartuchos é um empecilho. Antes eu comprava da OMC – Oh My Crafts, mas eles não vendem mais. Além de lojas brasileiras, que normalmente não tem uma boa variedade, até mesmo pelo custo, sei da Custom Crops.

Mas como eu faço para achar um cartucho que me agrade ou que tenha as imagens que eu preciso?

Para procurar um cartucho, existem algumas opções. Ultimamente tenho usado estas:

1. http://www.cricut.com/information/cartridge_library.aspx Neste tem a lista completa de cartuchos.

2. http://www.mycutsearch.com/ (antes era Cricut Search). Neste procuro por imagem, tipo “butterfly”.

3. Newsletter da Cricut: Hello Thursday, Green Wednesday, etc.

4. Blogs: http://cricutblog.org/, etc.

Outro dia, por exemplo, recebi um e-mail pedindo ideias de cartuchos para caixas e afins e descobri estes:

Sweet Tooth Boxes

Tags Bags Boxes and More

Acabei encontrando também este com bordas e flores (Ribbons e Rosettes, vídeo neste link e look book neste), que é super interessante, vale a pena clicar neste link para ver as imagens possíveis de serem cortadas (tem borda de tudo quanto é jeito) e também rhinestones (português??). Além disso, os look books agora são diferentes, trazem exemplos de projetos e um videozinho bem legal! Só um exemplo:

image

Existe outra opção além dos cartuchos??

Craft Room

Recentemente, a Provo Craft lançou um novo software, que promete muito mais do que é, na minha opinião, mas que pode ser uma boa opção para quem não tem o SCAL ou MTC. O Craft Room precisa ser baixado deste link e parece ser fácil de usar. Um mat virtual aparece na sua tela e você vai arrastando as imagens, posicinando no lugar ideal e aumentando de acordo com a sua necessidade. Você pode trabalhar com imagens de qualquer cartucho, mas para cortar você precisa ter o cartucho (que também já estão disponíveis na versão digital).

Quem tiver SCAL não instale o Craft Room (ou somente faça o download sem atualizar o firmware), pois ao pedir a atualização do firmware da sua Cricut, vai gerar a incompatibilidade com o SCAL, apesar de algumas pessoas dizerem que conseguem usar os dois. Eu não quis me arriscar, pois a maioria das pessoas quase perdeu o SCAL por tentar trabalhar com os 2. Mesmo se for para usar computadores diferentes, pode ser que o CR solicite a atualização do firmware e neste caso a Cricut atualizada não mais será compatível com o SCAL. Se for fazer o download, recomendo desligar o cabo USB da sua Cricut, para evitar besteiras. Vou explicar:

O Craft Room requer uma atualização de firmware que não é suportado por SCAL. Se você atualizar o firmware da sua Cricut com o software Craft Room, você pode não ser capaz de usá-lo com SCAL.

Eu até consegui instalar o CR, posso explorar e brincar com ele, mas não posso sem atualizar o firmware do seu Cricut. Eu não quis nem tentar, pois vai que eu aperto alguma tecla errada e atualizo....
Como saber o firmware da sua Cricut? Ao ligá-la aparece em seguida no LCD a indicação do seu número. Veja na foto: Cricut V2.31. Então o meu é 2.31

DSC00137_thumb1

Se como eu, você está feliz com SCAL, não há necessidade de atualizar o firmware além das versões abaixo. Estes são os números mais elevados de versão de firmware suportadas pelo SCAL:

Personal Cutter: 1.34

Create: 1.54

Cake Mini: 1.54

Expression: 2.35

Cake: 2.35

No caso de firmwares abaixo destes valores não tem problema!!

O Craft Room, na minha opinião é um Design Studio e Gypsy melhorados, aperfeiçoadas. Como não tenho nenhum deles não posso afirmar nada, mas pelo que li não consegui entender a diferença!! De qualquer forma, acho bastante interessante a possibilidade de cortar diversas imagens de um cartucho e com diferentes tamanhos ao mesmo tempo. Seria muito bom ter também estas funcionalidades. Porém, eu não posso usufruir disto, já que prefiro o SCAL.

image

Outro detalhe que devo mencionar é que achei as imagens digitais caras. As mais baratas, como os exemplos abaixo, custam $4.99, mas a maioria sai por $9.99. Para quem está acostumado a comprar imagens para o SCAL e para a Silhouette, por exemplo, os valores são bem menores, além de inúmeras free!! Os cartuchos digitais são a partir de $29.99, ou seja, mesmo preço ou até maior. O Sweet Threats, que eu já tenho, na versão digital estava por $ 49.99!! Não gostei!!

Na página oficial (Cricut.com) temos acesso ao Craft Room e a diversas imagens digitais, inclusive dos cartuchos.

estatísticas dcc

Também é possível abrir a Hello Thursday e ver imagens que podem ser compradas, como estas máscaras que estavam em destaque:

imageMasks–Animals_CE_WebChart

E para finalizar…

Talvez ainda exista uma chance de ter o SCAL.

Já vi o SCAL sendo vendido no Mercado Livre e no E-bay. Mas preciso deixar claro: NÃO ESTOU RECOMENDANDO QUE COMPREM NESTES SITES!!! Mas se você tem experiência, sabe como se resguardar, ótimo, pode tentar!! O que posso dizer é que tenham segurança na compra. O SCAL pode ser enviado via DVD e também fazendo download direto do site. Eu entrei em contato com um vendedor e ele me respondeu o seguinte: O link para baixar o programa é enviado juntamente com as instruções para iniciar o processo de ativação. A segunda versão, totalmente compatível com a Cricut é comercializada (no Mercado Livre – nota minha), por licenças não ativadas. Ao vender uma para você, eu solicitarei a ativação do fabricante e eles são obrigados a ativar e dar suporte por um período mínimo de 1 ano. O processo é garantido". Não consegui ter mais detalhes pois eles não enviam e-mail e eu não quis dar lance. Entrei em contato com a Craft Edge, mas eles não me responderam nada sobre isto ainda. Se tiver novidades, atualizo aqui!!

Atualizando: A Craft Edge já me respondeu. Simples e objetivos, não há mais venda legal do SCAL 2, qualquer tentativa é ilegal e não conta com suporte!!

O importante é que além do software via DVD ou download, o vendedor deve mandar o número de série, que foi fornecido pela Craft Edge, para que o programa possa ser registrado e devidamente instalado. Além disso, é preciso verificar o firmware da Cricut, claro!! Outro detalhe, a versão de testes do SCAL corta a forma ou letra, mas no final faz um corte no meio da forma. Já vi algumas pessoas dizendo que compraram e veio com este defeito. Então cuidado! Não é defeito, é só a versão de testes!!

Além do Mercado Livre, existe a opção de pessoas que compraram o SCAL e agora querem vender (por exemplo, porque não usam mais a Cricut). Então, pode ser que uma amiga sua queira se desfazer de um destes softwares. Nos EUA já vi scrappers relatando que isto está acontecendo, já que as crafters estão trocando a Cricut por outra DCM, que são compatíveis com o SCAL 3!!

Eu já falei mais  sobre o SCAL aqui no blog e lá no DCC também tem mais posts meus e da Fabrise. Vou deixar um link para o caso de alguém querer ler mais: http://diecutsecia.blogspot.com/2011/04/dicas-e-truques-o-famoso-scal.html 

Eu perguntei para Adinês, que é super entendida de Cricut, sobre esta venda ilegal e acabei de ver que ela fez um post muito bom, recomendo a leitura neste link do blog dela, o Artes da Daines!

Espero que tenha sido útil para quem conseguiu ler tudo!!


Até mais!!

7 comentários:

scrapbypolly disse...

Nossa Flávia, os seus artigos não ficam dúvidas de nada. Voce escreve muito bem menina, não é toa que é professora rsrs
om, quanto ao assunto tudo isso é muito novo e complexo ainda né, ainda bem que tenho meu Scal.
Tenho uma amiga que ao comprar a Cricut recentemente comprou junto um outro software como o Scal, porém todas as imagens tem de ser trabalhadas e vetorizadas. Já pensou?!...é como se ela tivesse que transformar cada figura em svg...tim tim por tim tim...

qualquer novidade estaremos de olho
beijocas ;)

Adinês disse...

Oi Flavia!
Obrigada pela visita e pelos comentários.
Você é sempre muito gentil!
A sua dúvida sobre o transfer é comum já que em cada lugar chamam de modo diferente.
Tente por máscara ou mesmo vinyl de transferência.
Bjs

scrapbypolly disse...

Oi Flavia, o software da minha amiga é o Fayrie Cut, mas segundo a vendedora desse programa, não é mais vendido também. Essa vendedora inclusive ainda tem algum Scal disponível com numero de série, CD etc. Tudo certinho. Eu mesma comprei com ela hehehe.
beijo Flá

Dribook disse...

Oi Flávia acabei de ler este post...menina estou pra fechar com um vendedor de SCAL mas antes pensei em navegar pelo site da Provo Craft e já que meu intuito não é profissional, penso que suas orientações são ótimas para escolher com cuidado os cartuchos...fora que tem a opção dos cartuchos digitais...valeu mesmo amiga!! Você precisa registrar suas dicas!!rsr beijosss

Unknown disse...

Dribook, não vá comprar pensando no cartucho digital, pois ele não é vendido no Brasil.

E para quem poder tirar essa dúvida eu agradeço.

O pessoal da cricut, me passou um email dizendo que o cartucho Digital só vendido nos Estados Unidos, Canada e Europa.. agora eles não me respondem se é possivel usar no Brasil.

Obrigada!

Mayela Hernandez disse...

Olá meu nome é Majella da Costa Rica e preciso me ajuda urgente meu marido está no Rio e no Brasil que eu quero saber se eles vendem a nova expressão cricut ou o explorador e onde comprar de mim. Alguns shopping ou loja que pode me fornecer o nome vai agradecer muito.

Flávia disse...

Olá Majella.
Tem como você entrar em contato no e-mail scrapbykit@uol.com.br
Tentei lhe escrever mas não tem nenhum contato.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...