sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Qual DCM comprar: Cricut, Silhouette, Slice….? Atualizando posts antigos!

Obs: Este post é para quem está com tempo e quer pesquisar sobre DCMs…kkk! Preparem-se!

Sei que às vezes demoro um pouco para responder e-mails e coments, mas tento não deixar nenhum para trás. Porém, algumas pessoas ainda me escrevem e não deixam nenhum contato, e-mail, blog, nada!! Caso tenham alguma dúvida, por favor me enviem um e-mail.

Palavra com sombra no SCAL

Sei que este assunto do post é uma dúvida que “atormenta” muitas pessoas, iniciantes ou não na arte com papéis e etc. Eu sei que já escrevi sobre isto aqui, mas vale a pena atualizar, até porque tenho recebido muitos e-mails e comentários perguntando sobre o assunto.

Para não deixar o post muitoooo grande e para não ficar repetitivo, vou usar links e acrescentar o que acho que falta. Assim, vou tentar ser bem clara, até para quem nem sabe o que é uma DCM. Preparados???

1. O que é uma DCM – Die Cut Machines? Quais existem?

Esta resposta pode ser encontrada neste link do DCC: http://diecutsecia.blogspot.com/p/link2.html

O que falta: Já existem algumas novidades que não estão lá, como a Black Cat e a Silhouette Cameo, só para resumir.

Neste link, em inglês, você encontra informações sobre a Black Cat, inclusive comparando-a com várias outras DCMs. O problema é que acho que ela é cara, mas segundo tenho lido está sendo um sucesso de vendas entre as americanas.

Já sobre a Cameo, a Joelma fez uma superdescrição aqui (leia os comentários também).

Como as mais comuns no Brasil são a Slice, Big Shot, a Cricut e a Silhouette vou me concentrar nelas.

Sobre a Slice, vou recorrer mais uma vez ao DCC e desta vez à Aline Salmon, que escreve super bem sobre esta máquina. Dêem uma olhada neste link: http://diecutsecia.blogspot.com/p/slice.html

Sobre a Big Shot: adoraria falar mais sobre ela, mas ainda não posso, preciso me preparar. O que posso dizer é que a Big Shot não permite o uso do computador. Ela somente corta ou faz emboss com facas de corte.

Para quem não entende, sabe aquelas forminhas ou cortadores de biscoitos em vários formatos? Faz sentido…rsrsrs, ou seja, são “semelhantes” (mas só para facilitar o entendimento, tá). Daí fazemos um sanduíche, com o papel no meio e passa pela Big Shot (que parece um cilindro de fazer pastel…kkk!!). O problema é que estas facas não são muito baratas. Mas acho que o uso pode compensar o custo!! Para ver como ela funciona tem um ótimo vídeo neste link aqui, uma entrevista de uma “moça arteira” que é uma graça!!

2. Porque eu comprei uma Big Shot – Sizzix se eu já tinha a

Cricut?

Para fazer emboss e cortar tecido e feltro.

E agora vamos a Cricut e Silhouette.

Neste post eu falei sobre vantagens e desvantagens da Cricut. O que eu preciso atualizar:

Hoje a Cricut SOMENTE funciona com cartuchos ou com programas do próprio fabricante, como o Design Studio e o Craft Room, cortando apenas imagens dos cartuchos que você já tem.

Então, não existe mais nenhum software compatível com a Cricut, como o SCAL, MTC e o Fairy Cut. Quem tinha, continua com eles (como é o meu caso), mas não é possível comprar mais!! Para saber mais, clique aqui!!

3. Encontrei o SCAL no Ebay ou no Mercado Livre, é confiável?

Não sei! Algumas pessoas compraram justamente para revender. Se você tem como instalar, sabe fazer isto, se conhece bem o processo de compra destes sites, ótimo, pode tentar. Eu não conheço!! Só para constar: para que o SCAL funcione é preciso enviar junto um número de série, ou seja, ele pode até te enviar o arquivo, mas se não mandar este número, não adianta!!

4. Onde comprar estas máquinas? Quanto custa  a Cricut e a

Silhouette?

Neste post eu escrevi sobre isto. Os valores não mudaram muito. Mas a Silhouette Cameo estava sendo vendida na feira de scrap por pouco mais de 1000 reais, com entrega futura. No post da Joelma tem mais detalhes!

5. Qual comprar, Silhouette ou Cricut? Qual é melhor?

Já escrevi uma comparação entre as duas, neste post. Mas hoje faço algumas mudanças:

Necessidade de cartuchos: Infelizmente, para mim, cricuteira assumida, a Silhouette agora tem vantagem de longe sobre a Cricut, pois ela não necessita de cartuchos e a Cricut ficou restrita a eles. Outra desvantagem da Cricut que foi superada pela SIL: a nova Cameo é maior, capaz de cortar o nosso papel de 12 x 12 polegadas ou 30 x 30 cm.

No meu post eu dizia que no Brasil, a Cricut é mais usada, mas hoje acho que temos tantas Cricut quanto SIL, ou seja, não é difícil trocar informações e aprender sobre a SIL.

Vou resumir sobre as duas em um comentário que recebi da Joelma:

“Posso dizer que já testei de quase tudo nesse mundo de máquinas de corte. Então, segue parecer final:

  • Usuárias que entendem bem de computador, que trabalham com personalização, festas, que queiram trabalhar arquivos de outros softwares - Ilustrator, Corel etc: Escolham a Silhouette.
  • Usuárias que não têm tanta fluência no micro, apenas o básico, mas querem uma máquina bastante versátil, adquirindo cartuchos com várias opções temáticas de corte: Escolham a CRICUT.
  • Eu tenho a Sizzix (manual, barata, usa um tipo de forma para cada corte e perfeita para quem não quer nem sentar no micro). Também uso a Slice e a Cricut Imagine em minhas aulas. Então é isso! Podem passar no silhouettemania que a gente "proseia" mais. Joelma!”

Então é isto, para mim a Joelma foi muito clara. E eu ainda acrescentaria sobre as Cricuts:

A Cricut Imagine achei q é furada... cartuchos de impressão exclusivos e só importados, não acha no Brasil e se achar vai ser caríssimo. Cartuchos para corte idem.

Se for comprar Cricut, indico a Expression, até mesmo a 2, edição especial de aniversário, que está saindo por cerca de 300 dólares, com 4 cartuchos incluídos e algumas novas funcionalidades interessantes. Já falei sobre ela um pouquinho aqui no DCC.

6. E se alguém me perguntar hoje: Qual DCM você

compraria??

Eu digo, com “muita dor no coração” porque amo a minha Cricut (junto com meu SCAL), que compraria a Silhouette Cameo!!

Ainda quero acrescentar outras opiniões (fiz em outro computador, então adptei como imagem para publicar logo):

poster

Bom, espero ter esclarecido mais dúvidas, mas também recomendo que olhem os outros artigos que escrevi(vou fazer uma lista abaixo), pois podem estar mais detalhados.

Bjim e atá mais!

Flávia


Para quem ainda não comprou:

http://scrapbykit.blogspot.com/2010/04/quero-comprar-uma-cricut-o-que-preciso.html

Para quem já comprou ou quer saber um pouco mais sobre ela:

SOBRE O SCAL (que já não é mais vendido): 

Vários

Posts do DCC (somente os meus, mas lá tudo mundo escreve sobre DCMs):

  1. COMO USAR AS FUNÇÕES FIT TO PAGE E FIT TO LENGHT: http://diecutsecia.blogspot.com/2011/05/dicas-e-truques-cricut-usando-as.html

13 comentários:

Patricia disse...

Ótimo post, como sempre!
bjs

butterfly disse...

Menina, que mega post!!! Por enquanto eu não posso comprar nenhuma dessas, mas já salvei seu post pra pesquisas futuras!!! Obrigada pelos esclarecimentos!!! Bjk

Aline Salmon disse...

Adorei esse resumao e as atualizacoes, Fla! Se eu tivesse um scraproom, um computador so para mim, acho q ficaria com a Sillouete tambem. Estou adorando q eles estao fazendo umas parcerias com outras marcas, entao tem sempre recortes novos.
bjsssssss

alere.delmonte disse...

OI, FláviaTbem?
Gostei do post. Eu também uso muito pouco minha cricut e já estou pensando na Big Shot. Será que é porque ela é mais fácil e mais prática de ser usada ou é porque a gente adora tudo que é de scrap? Vou esperar mais dicas suas sobre sua nova aquisição.
Bjs e até mais.

Gabbix disse...

Obrigada pela visitinha e pelas boas vindas *_*

Olha só, to em duvidas onde comprar também, quando fui a SP descobri uma rua chamada santa efigencia que vende tudo em eletronicos, os preços sao bem atraentes mas acho que me sinto mais segura comprando nas americanas.com ^^ Embora seja um pouco mais caro. Como eu pretendo comprar uma lente boa, vou esperar as ofertas do Natal! Mas desse ano não passa!!!


Bjuxxxx

Dribook disse...

Flávia ...minha teacher de cricut!!!rsrs
Obrigada pela visita em meu blog...
Como é bom receber os amigos em "casa" :-))

Te dou o maior apoio sobre o projeto do curso online!!! Tô dentro viu?

Ainda não comprei o SCAL pois estou investindo aos poucos com scrap ($$$ ai que dor!!!rsrsr)

E obrigada pela dica do quantit...eu já desconfiava que vc tinha algo sobre isso mas a aluna aqui precisa de um empurrãozinho da teacher!!!(pode dar ponto negativo!!)
Obrigada por tudo...beijão!!!

flavita disse...

Olá, já nos conhecemos de outras dúvidas minhas... Afinal comprei a Yourstory e somente agora estou tentando usá-la. Percebeu o "tentando"? Ainda não me adaptei. Fiz um teste com uma capinha que veio e tudo bem. Quero fazer uma capa com papelão e tecido e ver como fica (preciso descobror medidas, principalmente largura da lombada - aceito sugestões!). o meu problema está sendo com a parte da laminação. Simplesmente o meu botão de power não fica verde. Ligo a máquina, aperto a seta para baixo, fica um cheiro de queimado (acho que é normal da máquina esquentando). Só que o meu botão não fica verde e faz uns barulhinhos como se quisesse "pegar no tranco"! Já até tentei enfiar o material pela passagem, mas nada! Será que a minha veio quebrada??? Olha, estava tão satisfeita, comprei pela overstock- já pagando os valores dos impostos - e a máquina chegou hiper super rápido. Mas não estou conseguindo usar... Ai, ai.

flavita disse...

OI, xará! Obrigada pela rápida resposta. Bem, depois de algumas horas tentando e tentando, finalmente consegui laminar algumas etiquetas (na verdade, uns tags para fazer enfeite de árvore de natal!!). Agora, definitivamente, o botão da minha máquina não fica verde e o botão da setinha está com mau contato. Acordei no sábado bem cedinho e fui conversar com a minha máquina (rsrsrsr). Fiz bastante carinho nela, a setinha acendeu e tentei introduzir a folha de lamnação com o botão power ainda vermelho. Não é que a máquina saiu puxando a fola e fez a plastificação direitinho? Enfim, acho que sempre terei que torcer para apertar o botão do jeitinho certo.QUE PEÇA É ESSA NA ABERTURA QUE TEM QUE TIRAR???? Menina, não sei do que você está falando... Sobre a encadernação, eu não tenho nada específico. Quer dizer, tenho muitas páginas de scrap digital para encadernar - todas A4, mas quase todas independentes. E nunca fiz deixando uma margem pequena pelo lado esquerdo para entrar na cola... Acho que, como teste, tenho que fazer uma capinha de lombada fininha para testar. Posso fazer com algumas´páginas prontas ou simplesmente usar as minhas páginas já prontas. Bem, tentarei fazer essa semana, tentarei fotografar e vamos trocando figurinhas. Ah, te passei o convite para o pinterest. Mais umja vez, obrigada e Beijos flavia.vilhena@gmail.com

Rafaella Forever disse...

Oi Flávia, tudo bem ??? Adorei o post, sempre gosto de saber tudo do mundo die cut !!! Acredita que só hoje fui ver seu comentário no meu blog, eu ainda apanho com ele, tem algumas coisas que ainda não aprendi como funciona. Mais então, sobre o cartucho "Cricut Create a Critter", eu comprei ele no site da arte papel e pano, desde quando comprei minha cricut eu era louca nele, mais nunca achava ele nas lojas para comprar, mais uma coisa te falo, vale muuuuuuuuuuuito a pena, ele é perfeito !!! Me apaixonei mais ainda por ele. Obriga pelo comentário em meu blog !!! Bjinhos e até mais !!!

Gente de Massinha disse...

Oi Flávia, obrigada por me ajudar a decidir :) Gosto de trabalhar com papel, mas na tesoura e estilete até agora...depois do natal? Vai ser numa silhoette rsrsr
Bj, Pat

Angela Maria Amboni Canarin disse...

Olá querida! Em março estive em NY, e antes de viajar passei por aqui...e após algumas pesquisas trouxe de lá uma Silhouette.
Mas o que lhe desejo falar é que estive na Michaels, me deliciei por lá e fiz inúmeras fotos.
Criei um vídeo e está lá no Youtube para vc e suas colegas assistirem. Forte Abraço.
Angela.
OBS:logo meu site ficará pronto e será angelinne.com.br

Meiqing Xu disse...

cheap uggs
coach factory outlet
canada goose uk
ed hardy sale
ralph lauren pas cher
moncler jackets
rolex watches
abercrombie and fitch outlet
canada goose
vans shoes
20161212caiyan]

shengda xu disse...

christian louboutin outlet
cat shoes
rolex replica watches
michael kors canada
pandora charms sale
oakley sunglasses
coach outlet store
kate spade handbags
fitflops
nike shoes outlet
xushengda0615

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...