quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Minhas dicas sobre como fazer compras internacionais de materiais para scrapbooking – parte 2… um pouco mais do frete!!!

Há algum tempo eu escrevi este post aqui com algumas informações sobre compras internacionais. Estava faltando falar mais um pouquinho sobre frete. Então vamos lá… o que sei sobre frete e minha experiência:
FRETE
A maioria dos sites (na verdade, todos os de scrap que vi até agora) envia seus pacotes via USPS (The United States Postal Service), que é uma agencia independente do governo americano, responsável pelo serviço postal dos EUA. Outras empresas como a FEDEX também transportam encomendas, mas neste caso você com certeza será taxado.
Tipos de envio: dependendo do tipo de encomenda que será despachada, há diversos tipos de serviços. Como a idéia é falar sobre as compras de scrap, vou considerar o envio de pacotes apenas. Também vou escrever conforme algumas leituras que fiz, sem querer parecer que domino o assunto ou que estou totalmente certa. É apenas minha interpretação.
Pelo que entendi, o serviço oferece algumas opções de envio, baseadas na rapidez de entrega. Mas no nosso caso, não dá para seguir esta regra, ou seja, a encomenda pode até chegar rápido no Brasil, mas daí... até chegar em casa é outra história, conforme expliquei no outro post, devido a obrigatoriedade de passar pela fiscalização, para ser taxado… ou não. Então nos resta comparar outras características, como peso e possibilidade de rastreamento.
Global Express Guaranteed® (GXG) e Express: são as opções mais caras. O global é a opção premium de transporte internacional. A entrega é rápida e tem até seguro, mas eu sinceramente não vou falar muito porque ele é muito caro e acho que não vale a pena. Fica mais caro que a sua compra, com certeza. Acho que é um tipo de frete para mercadorias de alto valor.
Para craft, os mais usados são o First Class Mail e o Priority Mail. Achei complicado entender a diferença, pois o serviço diz uma coisa, mas pelas opções informadas pelas lojas, vi que há variações. O Priority Mail International® é a principal opção que vejo. Neste caso há a opção Flat Rate: o custo é baixo, porém tem limite de peso. O limite para flat-rate envelope e small flat-rate box é até 4 pounds (pouco menos de 2 kilos). Acho interessante olhar as opções que a loja oferece. Normalmente, eu observo o preço e a possibilidade de rastreamento, mas na verdade, eu escolho o mais barato. Ou se forem iguais, o que tem rastreamento. A questão do rastreamento é definida pela loja. Normalmente, eles informam isto na página relacionada, ou seja, no site da loja procure pela opção shipping e veja o que eles oferecem.
A minha experiência é a seguinte: das lojas que citei, todas me mandaram o código quando enviavam a mercadoria. No Two Peas, A Cherry on Top e na Preserved Memories, da Sandra, sempre acompanhei tudo, mas na Oh My Crafts, apesar de terem me mandado o código de rastreamento, chamado tracking number, eu não consegui acompanhar. Na verdade, eles passaram a me enviar o código somente nas últimas compras, em uma delas eu consegui rastrear mais ou menos, ou seja, vi até sair da receita. 
Como é o rastreamento? Funciona da mesma forma que encomendas nacionais.Na página dos correios você digita o código que a loja enviou. Daí abre-se uma nova janela mostrando onde está o seu objeto. É idêntico ao do Brasil, com a diferença que ao invés de passar somente nas centrais dos correios, a encomenda pode estar na receita. Quando não consegui rastrear aparecia a mensagem de objeto não encontrado. Nos outros casos vejam as figuras abaixo:
Slide7   Slide10
Apesar das fotos terem ficado pequenas, espero que seja possível ver os dados, liberação pela alfândega e etc. O rastreamento parou no Rio de Janeiro, depois de sair da fiscalização.
Como eu escolho o frete? Como eu já disse, vou fazendo simulações e vejo o que compensa.
Vou dar um exemplo de uma compra que fiz no Oh My Crafts:
Coloquei alguns itens no carrinho e vi que o frete estava em cerca de 14 dólares. Daí resolvi colocar mais um “carimbinho”. Surpresa: o frete saltou para 28 dólares. Então desisiti do carimbo e fechei a compra.
Slide1 Slide3 Slide2
Já na Preserved simulei uma compra de um bloco com 2 tipos de frete: o First Class, mais barato (10 dólares), e o Priority, mais caro (pouco mais de 24 dólares).
Atualizando o post (14/02/2011): ainda não tinha visto um link muito legal do blog da Preserved Memories, o Memórias em conserva. Vale a pena ler clicando aqui!!
Slide4 Slide6
Sobre frete, veja como exemplo o sistema adotado pelo site Two Peas (fiz uma pequena tradução deles):
Os pacotes são enviados via First Class Mail (de até 4lbs ou 2 kilos) ou Priority Mail (acima de 4lbs). Aqui por exemplo há uma pequena diferença em relação as opções que já falei, mas esta é a opção do 2 peas.
O frete é calculado com base no peso total e não no valor do pedido ou quantidade de produtos. Você pode sempre verificar o valor do frete, simulando a finalização, ou o check out, da compra.
Segundo eles (2peas), o United States Postal Service não oferece possibilidade de rastreamento, o tracking number, ou confirmação de entrega, delivery confirmation, para entregas internacionais. Entretanto, eles poderão rastrear seu pacote em caso de perda ou atrasos. Mas apesar disso, como eu já disse, consegui acompanhar minhas 2 compras no Two Peas. Pode ser que agora tenha mudado, mas faz tempo que não compro.
O frete para mim é muito importante, ele me faz desistir ou até fazer uma compra.
ALGUNS RISCOS:
Pagar muito imposto e ser multado: no caso de crafts acho esta possbilidade de multa mais remota, mas não impossível. É claro que dependendo do produto esta possibilidade se torna quase inevitável, tipo importar a Cricut. Vejo muitas discussões sobre isto na net, mas são sempre de compradores de eletrônicos e informática.
Extravio de mercadoria: acho que pode ocorrer sim, apesar de nunca ter visto muitos comentários sobre extravio de materiais de scrap. O que vi foi algo em torno de 1 a 2%. A espera pode chegar a 60 dias ou mais: também há alguns relatos, não de scrap, de mais de 90 dias (acabei de receber um livro da Amazon que demorou 80 dias para ser entregue).
Quebras e defeitos: é possível. No caso da minha Cricut, mas também os outros materiais, a embalagem era bem segura.
PRAZOS
Como eu disse os prazos são bem indefinidos, mas vou relatar aqui a posição das minhas compras.
Na Preserved e na Cherry chegou bem rápido, 20 e 15 dias respectivamente. No Two Peas foram 20 a 25 dias. Mas fiz 2 compras em cada. Agora na OMC já comprei mais. A média foi de 30 dias, com a seguinte situação para as 2 últimas: comprei em 09 de outubro, postaram dia 16 e recebi dia 14 de dezembro, ou seja, quase 60 dias. Já a segunda, comprei em 15 de novembro e recebi em 16 de dezembro, 32 dias.
Porque eu compro mais na OMC? Eles tem um excelente frete, podem conferir. Depois deles gosto do frete da Preserved. O mais caro é da Cherry. Não consegui achar um bom motivo para repetir a dose com eles.
E já que estou falando disto, vale a pena divulgar a promoção da Preserved. Elas estão com uma superpromoção até 31 de janeiro de 2011 e o frete está imbatível… grátis para quem quer comprar papéis, que também estão com preços excelentes. É hora de aproveitar. Clique na figura para saber mais detalhes.
preserved
ATUALIZAÇÃO DE MARÇO 2011: No final de março 2011 o Governo Federal anunciou um aumento do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, para compras com cartão de crédito no exterior, de 2,38% para 6,38%.
Para finalizar:
Estes dois links não são de blogs de scrap, mas sim de maquiagens, no entanto podem ajudar nas nossas compras internacionais:
Link 1
Link 2
Se alguém quiser deixar suas dicas, esteja à vontade. E para quem ainda não leu, dê uma olhada na parte 1 das dicas de compras internacionais.
Até breve.
Flávia

5 comentários:

SCRAPLICA disse...

Flávia! Adorei esse artigo! Preciso te contar minhas novas experiências de compras internacionais. Muitas coisas boas que també mgostaria que você divulgasse aqui!! Adoro teu blog!!
Já tava com saudade de tu!! Nunca mais vim aqui né??
Beijos.

Fabrise disse...

Flávi, como sempre aodrei o artigo né.
Eu já tive encomenda parada na receita, fui da OMC, comprei a BIA e mais algumas coisas, tive que pagar o imposto, mas fiz as contas e ainda assi valeu a pena.
Beijos

scrapbypolly disse...

como sempre mais uma dica relevante para nossos trabalhos.
adoooro
beijos

Ondina disse...

Como sempre dicas valiosas ... Amo seus post explicativos e esclarecedores...
Bj

LucianaW disse...

Oi Flá...estou tentando ler os blogs das amigas com calma...adorei seu post, exatamente isto, vou experimentar a Preserved novamente.
Bjokas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...