terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dicas sobre cartuchos da Cricut.

No meu último post, onde mostrei alguns trabalhos que fiz como encomenda de uma festa, um comentário da Sandra (do blog O Recado Está Dado, que eu gosto muito) me chamou à atenção para um detalhe das letras. Elas são parecidíssimas com a fonte do cartucho Storybook, mas na verdade usei outro cartucho, o Country Life, que comprei recentemente na Oh My Crafts. Daí resolvi vir conversar um pouquinho sobre cartuchos.

Para quem não sabe ou ainda não tem a Cricut, a utilização dos cartuchos permite que o uso do computador seja dispensado. Entretanto, existe o SCAL, um programa que instalamos no computador e podemos cortar uma infinidade de imagens no formato svg, disponíveis na internet, como arquivos free ou pagos. Além disso, é possível cortar letras e palavras, cujas fontes temos instaladas. Eu já falei um pouquinho do SCAL neste post aqui e aqui.

Eu tinha apenas os 2 cartuchos que acompanharam a Cricut quando comprei, o Storybook e o Accent Essentials, que também já mostrei neste post aqui. Mas, apesar de ter o SCAL, eu sempre queria comprar um novo cartucho, que tivesse a opção Layers, para eu ver como é. Mas sempre achei muito caro. Até que recebi uma promoção da Oh My Crafts, de um lindo cartucho, que me apaixonei, e com um preço razoável.

O cartucho é o Country Life e o preço foi cerca de 25 dólares + frete + impostos (Para quem ainda não viu, eu escrevi um post sobre compras internacionais neste link).

Vejam como é lindo:

A6-2000371-CountryLife_samplesheet A1-2000371-CountryLife_binder

Ele é um excelente cartucho, oferecendo várias opções de cortes como: 2 camadas (layers), frases, alfabeto e lindas bandeirinhas, além da possibilidade de cortar com sombras. Ele possui uma grande variedade de imagens com o tema fazenda, com animais lindos, trator, agricultor, etc. Mas o legal é que as imagens não são restritas a este tema e podem ser utilizadas de diversas maneiras, como por exemplo, um lindo avental para ser utilizado em cadernos de receitas, uma máquina de costura, novelo de lã com agulhas, algumas frutinhas, árvore, flores, espiga de milho e etc. Eu amei!! Difícil conseguir usar todas as imagens possíveis.

Entretanto, apesar de lindinhos, é preciso tomar cuidado com alguns cortes, porque são cheios de detalhes, então o melhor é cortar em tamanhos maiores. A graminha deste LO, por exemplo, eu cortei com ele, mas tive que ir testando até que cheguei a um bom corte no tamanho de 6 cm. Menor que isto, rasga!

DSC00907

Já para trabalhar com camadas é preciso usar papéis diferentes (e ter paciência), dependendo do corte escolhido podem ser até 4 papéis. O varalzinho que aparece na capa deve ser bem difícil. Usando camadas eu cortei, para testar, este avental. Só usei 2 papéis, mas de acordo com as instruções eu poderia usar até 4, para fazer os detalhes de cores diferentes.

DSC00952

Para quem procura uma fonte diferente, talvez ele não seja a melhor opção, pois como eu já disse, é muito parecida com a fonte do Storybook. Eu não me importei com isto, pois tenho várias fontes que gosto e consigo cortar no SCAL. Vejam nas duas fotos abaixo , de 2 livros de assinaturas que fiz, as pequenas diferenças entre as fontes. A primeira é do Country Life e a segunda do Storybook. Vejam pelas letras N e T as pequenas diferenças.

Aliás, olha só a mancada que eu descobri nesta primeira foto. Eu colei as 2 letras N diferentes, a primeira ficou de cabeça para baixo. Dá para acreditar???

DSC00727 assinatura ivan neto (7)

Um pouco mais sobre cartuchos:

Pelo que sei, até hoje a Provo já lançou por volta de 200 cartuchos. Eu adoraria ter muitos, mas o preço alto e a possibilidade de usar o SCAL me desencorajam a comprar mais. Como já disse, comprei este último por estar com um bom preço e ser um cartucho com muitas possibilidades de uso e este para mim deve ser um ponto chave a ser observado na hora da compra.

Vou tentar explicar. Na última semana vi um lindo cartucho novamente na OMC (o April Showers) e ainda mais barato (18 dólares + frete + impostos). Além dele, gostei também do cartucho Life’s Party, cujo preço era maior (25 dólares + frete + impostos).

AprilShowers LifesaParty

Quando fui pesquisar sobre eles, achei que o April Showers não valia a pena, simplesmente porque, apesar de ter imagens legais, a possibilidade de uso era bem restrita, ou seja, não oferecia opção de camadas, sombra, alfabeto e frases. Então desisiti!! Observem na figura abaixo, do “teclado” destes 2 cartuchos. Nas 2 primeiras colunas é possível ver as opções: camada, frases, card, fonte, cupcake wrapper, etc. Vejam que para o April, algumas teclas estão em branco, ou seja, menos opções de utilização.

 lifes-a-party-overlay

april-showers-overlay

 

E como saber mais sobre cartuchos??

Eu gosto de usar os seguintes sites:

http://www.cricutsearch.com/copper/index.php

http://cartridgelibrary.com/

http://www.cartridgehelper.com/

Neles é possível saber detalhes sobre cada cartucho, o que corta e ainda há a possibilidade de encontrar o cartucho que contém uma determinada imagem que precisamos. Como??

Neste site abaixo, por exemplo, caso você procure por algum corte específico para um projeto, mas você não sabe qual cartucho contém a imagem (e se existe algum) é só digitar a palavra procurada que ele mostra o cartucho ideal. Abaixo vejam que digitei a palavra “cupcake” e logo a seguir o resultado da minha busca, ou seja, vários cartuchos dispõem desta imagem.

Imagem1 Imagem2

Algumas pessoas nem usam cartuchos, porque preferem o SCAL. É lógico que eu também adoro, mas o cartucho nos dá a possibilidade de não ter que usar o computador. Às vezes eu estou com pressa, ou preguiça mesmo, de ligar o computador, abrir o SCAL e etc. Além disso, é fácil posicionar a lâmina em qualquer lugar do mat e utilizar diferentes papéis. E é por isso que eu ainda continuo amando cartuchos, pena que são caros…

Então é isto, como sempre post longo. Obrigada a quem conseguiu ler tudo e espero ter acrescentado.

Até breve!!

Flávia

8 comentários:

Patrícia disse...

Oi
Sou super fã do seu blog.
Hoje falei dele no meu!
E por incrível que pareça, eu na minha eterna correria, só hoje entrei como seguidora oficial!
Obrigada pela sua generosidade em dividir tantas informações!
Bj
Patricia
patipins.blogspot.com

Ondina disse...

Ai Flávia, vc sempre acrescenta!!!!!
Amei os esclarecimentos sobre os cartuchos. Eu tenho só os dois que vieram com a cricut e nem estou usando, porque o botão de regular o tamanho nãp tá funcionando. Mas, se eu pudesse teria uns bem legais que já vi por aí.
Beijos e tou desarrumando as malas, ( não aguentei e já abri a caixa de scrap..rsrs)

FabiolaTeles disse...

Oi Flavia adorei seu blog.
Parabéns!!!
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Mirabolarte disse...

Olá Flavia,
Obrigada por ter passado no nosso blog, ainda estamos às voltas com o scal, assim que vencermos garanto que você será comunicada.
Passei aqui para deixar um mimo, não sei se vc já tem, já que sabe muito. É um link que ensina uma flor que adoramos aqui vai http://www.youtube.com/watch?v=J1GJz2pF7Dk. Espero que consiga e esteja certo. Me dê um retorno.
bjs
Fatima

@odontologia disse...

Oi Flavia!
Gostaria de saber se vç saberia indicar algum lugar que ofeça curso para cricut. Estou em SP regiao central.
Bjos
Carla

Scrapbykit disse...

Carla
Sei que faz tempo que me escreveu, mas desde então estou tentando contactá-la e não consigo nenhum e-mail, blog, etc. Então, resolvi comentar p ver se vc recebe o acompanhamento.
Se puder entra em contato comigo no scrapbykit@uol.com.br
Obrigada
Flávia

Aninha disse...

Nossa amei este cartucho..
que gaiolas lindas, as coisas de costura, a maçã, tudinho...
fiquei apaixonada...
bjs

Ale Costa disse...

Q lindo trabalho!!! Estou apaixonada por essa maquina, qro umaaaa....rsrsrs. Trabalho a pouco tempo com scrap, e cada dia q passa me apaixono mais... Parabens e Deus abençoe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...