terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Cricut corta EVA????

Há tempos que venho tentando cortar EVA na Cricut. De acordo com a Provo Craft, ela corta. Não sei exatamente como é o EVA americano, mas pelo que entendi e pelas fotos, é o que chamam de “foam”. Daí, para variar, encontrei várias opiniões conflitantes. No Brasil, não encontrei nada, mas fora, algumas pessoas dizem que conseguiram cortar, outras não.

E o que eu fiz????

Já tem um tempinho que venho insistindo neste assunto com minha Cricut. Eu tentei uma vez, que inclusive descrevi neste post aqui. Mas como eu não usei a lâmina de corte profundo, achei que poderia ser por isso. Então, comprei minha lâmina e depois de algum tempo, finalmente consegui parar para fazer o teste.

Bom, na primeira vez que cortei não deu certo. Daí fui fazer novas tentativas, corrigindo aquilo que eu achava que estava errado.

1. Lâmina: a normal não deu certo, então troquei.

A troca da lâmina:

troca da lâmina 

2. Na primeira foto abaixo dá para ver que usei um pedaço menor de EVA e coloquei fita crepe para tentar prender. Não deu certo. Então, usei o EVA do tamanho do mat e mesmo assim usei a fita crepe, mas….

Os cortes:

DSC00279 DSC00280 DSC00287

Bom, pela foto acima deu para ver que não deu certo. O que acontece é que o EVA “dança” (usando a palavra que a Fabri disse no blog dela, neste post muito legal aqui) e vai enrolando na lâmina e saindo do mat. Não dá para cortar. Eu até pensei que podia ser meu mat que não estava colando muito bem, mas mesmo depois de recuperá-lo e deixá-lo colante novamente, não deu certo.

Mas vocês acham que eu desisti???? Nãããããõ!! Foram só 2 ou 3 tentativas até agora e vou continuar, tentando corrigir aquilo que ainda pode estar errado. Eu vou continuar porque achei na net algumas scrappers que conseguiram, então não vou desisitir. Neste post aqui está a prova de que alguém já conseguiu. Vejam as fotos abaixo. O corte ficou bem legal e o foam que ela diz, parece ser mesmo o nosso EVA. A scrapper é a Vicky Jo.

IMG_0141-747529 IMG_0142-748136

O que eu aprendi disso tudo até agora e o que pretendo corrigir:

1. Usar lâmina profunda. Usei profundidade 6, pressão máxima e velocidade mínima. Apesar de alguma scrappers usarem multicut eu acho que não é necessário.

2. O mat tem que estar bem colante.

3. Vou tentar cortar formas mais simples e em tamanho maior (acima de 3 polegadas ou cerca de 8 cm).

4. Eu achei uma discussão num fórum americano, mas não estou conseguindo entender muito bem o que ela fez. Mas pelo meu pobre inglês, parece que ela prende o EVA no mat com fita, tipo a crepe. Olha só:

My best advice is to tape the foam piece down using masking/painters tape (Use an old mat with little stick, or one you won't mind throwing out after, I always keep a few of these on hand for cutting "thicker" materials that I want to tape down.)

Eu até usei fita crepe, mas vou tentar reforçar.

Então é isso, quando tiver novidades volto para contar. Também preciso contar como foi a recuperação do meu mat.

ATUALIZANDO:

Recebi um comentário recentemente neste post e resolvi atualizar:

Ainda não consegui cortar EVA na Cricut, mas já vi outras meninas conseguirem. Acho que o segredo é aderir bem o EVA ao mat, que deve ser novo e estar com a cola forte. Mas também parece que a qualidade e espessura do EVA também influenciam no corte. Não consegui ainda por falta de tempo de testar e prioridade para outros projetos. Mas foi uma boa lembrança e vou colocar na minha lista e espero conseguir.

14 comentários:

Kimimo Art & Book disse...

Olá!
Parabéns pelo blog, ele é muito instrutivo, tenho acompanhado constantemente e tem me ajudado bastante com a minha cricut, que como você tenho tentado desvendar algumas coisas.
Gostaria de te perguntar algo, talvéz possa me ajudar, o meu mat quase não tem mais cola, tenho até usadoa fita crepe, tem ajudado, mas gostaria de saber se há uma cola específica para recuperá-lo. Como faço?

Grata,
Um abraço!
Débora

LucianaW disse...

Amiga obrigada pela visita e desculpa pelo sumida esta semana, mas estamos sem net e outollok no serviço e estou correndo atrás de vendas...mas estou pensando nos nossos e-mails.
Muito bacana seu post sobre a Cricut..eu como sou quase uma...já diria para pegar a Bee e deslizar...pelo EVA que vai rapidinho...rsrsrsrs
A cara do blog esta ficando uma graça.
Bjokas e a gente se fala até o final de semana!

Ondina disse...

Oi Flávia, que bom que vc voltou!!! Estava com saudades de seus posts... Olha, ainda nao tentei cortar EVA, mas sabe o que pensei: Será que colando um papel na parte de baixo do EVA que adere ao mat, evitaria que ele ficasse dançando?
Bom, fico aqui esperando tuas dicas, viu. Bjs no seu coração!
Eu to meio desanimada pra scrap, mas continuo amando minha Cricut...rss
Bjs!

Fabrih disse...

Flávia, querida obrigada pela referência.
Tem coisas que são ficíceis de explicar por palavras, deste jeito fica mais fácil né.
Até agora não tentei cortar eva na cricut, mas será que colocando fita duplaface em baixo não resolve, eu não lembro se ela adere ou não no EVA.
Mas o único problema pra cortar é que ela "dança", fora isso dá certo né?
E realmente pra recuperar o mat tem que ter muita paciência pra tirar a cola, mas acredito que só seja difícil da primeira vez...tomara!!!
Beijos!!!

Kimimo Art & Book disse...

Oi Flávia!
Obrigada por responder a minha dúvida.
Depois dá uma passadinha em meu blog http://kimimoartbook.blogspot.com para conhecer um pouquinho do meu trabalho e também fiz um post hoje a respeito de seu blog.
Bjo
Débora

Christine Lourdes disse...

nossa quanta coisa boa para aprender , vc literalmente é uma professora , rrrrsssssss, tudo tão detalhado,,,,,
bjs adoro seu blog

Raquel Cicolin - Favors and Candies Designer disse...

oi Flávia!
adorei seu blog!
tb sou apaixonada pela minha Cricut, hj msm vou testar meu novo cartucho, de Halloween, e visitei seu blog exatamente procurando como cortar EVA!
Pelo oq me disseram, o EVA americano é diferente do nosso!, acredito que seja mais fino ou tvz mais firme! Vou descobrir!rs
parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!!
bjs
Raquel

Raquel Cicolin - Favors and Candies Designer disse...

oi Flávia!
adorei seu blog!
tb sou apaixonada pela minha Cricut, hj msm vou testar meu novo cartucho, de Halloween, e visitei seu blog exatamente procurando como cortar EVA!
Pelo oq me disseram, o EVA americano é diferente do nosso!, acredito que seja mais fino ou tvz mais firme! Vou descobrir!rs
parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!!
bjs
Raquel

Joisa disse...

Oi Flávia, de antemão, muito, muito obrigada por sua ajuda.Agradeço de coração a gentileza e atenção emme socorrer!
Tenho ainda algumas dúvidas, rsrs Já ví duas cricuts aqui no Brasil: uma que aceita o mat do tamanho aproximado das folhas de scrap( as páginas de albuns) e uma outra q é a metade de uma folha. Então, qual que é a medida que vejo na hora de escolher a máquina? Quero a maior, mas se ñ estou enganada as medidas ñ batem com a folha d scrap, olha que até já medí, rsrs
Parabéns pelo blog, muito instrutivo. A sua forma de escrever ajuda muito mesmo.Será que pelo fato de vc ser professora? rsrsr Bjus no seu coração!
A, estou achando que irei escolher a máquina roxa, um amor ñ acha?!Bjus e boa semana!

DUDA disse...

Adoro seu blog...e estou aprendendo a usar a cricut
Gostaria de te perguntar algo, talvéz possa me ajudar, o meu mat quase não tem mais cola, tenho até usadoa fita crepe, tem ajudado, mas gostaria de saber se há uma cola específica para recuperá-lo. Como faço

DUDA disse...

adoro seu blog ... mas tenho algumas duvidas sobre a cricut meu mat não esta colando me ajude!!! qual a cola de vo usar e como fazer

Patricia Kanabata disse...

Ola
Com furadores, a marca do e.v.a faz diferença.
Sera que com a lamina tbem não é assim. Tente usar e.v.a Kreateva.
Se der certo me avise. Please!!!
Abraços

Flávia disse...

Oi Patrícia
Não consegui seu contato, então respondendo por aqui...
Adorei a dica, vou tentar achar este EVA. Outra dica boa é aderir bem o EVA. O que me falta é tempo....kkkk!!
Obrigada pela visita e assim que testar conto aqui.
Bjim

Martinha disse...

Ola Flavia,

Procurando uma forma de cortar EVA na minha Cricut Expression, encontrei seu blog contando das suas tentativas. Mas o post é de 2010. Será que você conseguiu ? E como você recuperou seu mat ?

Agradeço imensamente qualquer orientação.

Beijos,

Marta

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...