sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aprendendo scrap: organização e journaling.

Falta de tempo para postar. Mas não queria deixar o blog abandonado, então resolvi escrever um post mais rápido (era para ser!!! rsrsrs).

Outro dia eu estava lendo as atualizações dos blogs que acompanho e me deparei com este post da Solange Damásio, do SD Atelier. Ela nos mostra uma etiqueta muito legal para identificarmos nossos trabalhos. Foi aí que resolvi publicar uma etiqueta que comecei a usar recentemente e que tem me ajudado bastante. Na verdade, comecei a usá-la, na tentativa de organizar minha fotos e tentar melhorar minha forma de fazer scrap. O tema organização tem sido uma constante para mim. Tornou-se um desafio, pois sei que só assim conseguirei me desenvolver no scrap.

Hoje já não posso dizer que sou uma scrapper iniciante ou novata, porque já conheço o scrap há 2 anos. Mas como ainda não consigo fazer tudo como gostaria, devo me considerar uma scrapper amadora. Não que eu queira ser uma profissional, mas meu objetivo é ser mais rápida e conseguir executar todos os projetos que tenho vontade e fazer mais LOs do que faço atualmente. São vários obstáculos que preciso vencer e muita coisa para aprender. Mas sei que quanto mais organização eu tiver, melhor será meu desempenho.

Atualmente, por exemplo, já superei alguns desafios, como conseguir escolher as cores para meus LOs de uma forma mais fácil, mas ainda tenho muita dificuldade com títulos e enfeites. Daí, demoro muito para finalizar um LO. E depois disso, ainda tenho o desafio de fazer o journaling, que normalmente deixo por último. Acho ainda mais difícil quando resolvo fazer um LO de uma foto mais antiga, que já esqueci alguns detalhes. Quando eu tirava a foto ou estava passando para o computador, eu sabia exatamente o que eu queria com aquela foto, até o título, o journaling... Mas depois, não revelava, o tempo passava e muitos detalhes se perdiam. Depois quando eu queria fazer uma página, nem sempre sabia que foto usar e acabava enrolando e não saindo nada.

Eu adoro fazer scrap, me distraio, acho que ajuda a melhorar o stress do dia a dia, mas um dos maiores motivos de fazer é por que eu quero preservar as nossas histórias, principalmente os detalhes. Eu quero lembrar!!! Sei que quando vemos uma foto nos recordamos de muitos fatos, mas sinceramente eu não me lembro dos pequenos detalhes, tipo porque fiz a foto, a data exata, quem estava, o que estava acontecendo, enfim, adoro detalhes, tipo aqueles dos diários da adolescência. E também sei que com o tempo, vou acabar me esquecendo de mais coisas. Então, além da foto, eu quero deixar escrito algo que no futuro eu, ou qualquer outra pessoa, meu filho, meus netos, possamos ler e conhecer os detalhes da nossa história. Quando faço uma página, imagino meu filho lendo daqui há muitos anos e sabendo como foi sua infância em detalhes, principalmente se eu não estiver por perto para ajudá-lo. Eu quero que ele saiba o que eu e penso e sinto sobre ele, desde seu nascimento. Às vezes eu deixo um recado para ele nos trabalhos que faço. Outro dia estava escrevendo em uma foto dele com sua babá, então ressaltei: “Nunca se esqueça dela. Nós a amamos muito.”

Por isso tudo eu precisava melhorar o processo de organização das minhas fotos e assim criei estas etiquetas. Nelas eu escrevo muitas informações sobre a foto, dados para lembrar, a inspiração, os acontecimentos, um pouco da emoção do momento... etc. Deixei espaço até para anotações de scrap, como uma sugestão para título, cores, um sketch, e claro, o journaling. De preferência, deixo alguma marca para que eu saiba que aquela foto é para virar um LO. E mesmo que eu não faça isso, ou não consiga fazer um LO para cada foto (impossível, né!!) eu tenho todos os dados que gostaria de lembrar. Normalmente, eu estou escrevendo estas informações  e o journaling, ao mesmo tempo em que faço o download das fotos para o computador. Os detalhes da foto ainda estão fresquinhos na minha cabeça, e quando eu puder fazer uma página, uma boa parte do trabalho já estará pronta. Agora também acho mais fácil escolher a foto que quero trabalhar e me sinto menos pressionada a fazer tudo logo, porque sei que a história está lá, bem guardadinha!!!

Slide1 Slide2
Algumas vezes também escrevo algo sem nem ter a foto e deixo guardado, para só depois tirar ou escolher alguma. Ou então, quando quero contar uma história especial, um momento marcante, até sobre um período específico das nossas vidas, pego uma foto de que gosto e escrevo tudo, mesmo que não seja totalmente relacionado a foto. Por exemplo, neste LO abaixo (aproveitando para publicar meus trabalhinhos recentes), faltava um dia para meu filho completar 2 anos, estávamos em casa, num domingo. Daí, escrevi o journaling contando o que estava acontecendo naqueles dias, como seria o aniversário dele, o que estava acontecendo nas nossas vidas naquele momento... Pena que tive dificuldade no título... cortei "moments" na Cricut, mas não gostei da cor, passei carimbeira, mas não consegui. Desisti e colei uma palavra. Ainda não estou satisfeita... mas queria finalizar e por enquanto vai ficar assim. Aliás, fiquei bem feliz com esta página, porque fiz rápido (uns dois dias) e foi a primeira vez que finalmente usei um sketch (inacreditável... acho que tinha medo).

Além destas etiquetas, eu também gosto de deixar coisas escritas num diário. Não é tão frequente, mas quando posso, gosto de contar algumas coisas. As vezes não estou com meu caderno, então escrevo na agenda mesmo. Agora estou precisando unir tudo. Um dos projetos que quero fazer é um diário mais organizado, uma espécie de álbum, onde eu posso colocar fotos também, sem a preocupação de fazer um LO. Outro dia vi um post da Bianca Alonso (infelizmente não posso colocar o link aqui porque não consegui acessar o blog dela, acho que está restrito)  e gostei muito da ideia dela, acho que é isto que quero fazer. Pretendo fazer no tamanho A4, com a possibilidade de colocar plásticos também. Também gostei muito desta ideia da Ali Edwards. Acho que também foi dela um álbum que vi, no tamanho 30 x 30, porém onde ela colocava LO de todos os tamanhos, 20x20, A4, etc. Eu ainda consigo.

Ainda sobre journaling:

Aproveitando que estou escrevendo este post, vi no Elle’s Studio, que eles estão publicando uma série de posts sobre journaling. Eu adorei e tenho lido todos, apesar de ser em inglês. Mas acho que vale a pena colocar no tradutor e aproveitar tantas dicas. Neste link, por exemplo, tem alguns exemplos de etiquetas bem legais, que podem ajudar também a escrever sobre o que queremos lembrar do nosso dia a dia. Eu adorei a dica e o LO em que a Christine mostra o que acontecia com a irmã dela quando teve seu primeiro bebê. Eu, infelizmente não escrevia tanto durante minha gravidez e me arrependo, pois hoje não me lembro de tantos detalhes. Gostei especialmente da frase seguinte:

“Journaling serves to preserve our most cherished memories and keeps us at pace with the past.”

Muito bom!!

Infelizmente não estou tendo tempo de fazer pesquisas como gosto para publicar meus posts, principalmente meus testes de aprendizado com a Cricut, mas gostei de escrever este, mesmo sabendo que era para ser algo curto e rápido, como sempre escrevo demais.

Até breve!!!

4 comentários:

Ondina disse...

Oi Flávia...
Adorei o texto.. Tbem me sinto perdida nas fotos, journaling e títulos. A idéia das etiquetas é muito boa!!!
Bjs e que bom que voltou!

Fabrih disse...

Oi Flávia, tudo bom?
Aproveita a sua viagem...(acho que já deve ter voltado né, eu que esqueci de passar aqui pra coentar...sorry), e depois quando voltar e tiver tempo me fala certinho como quer o blog que eu arrumo pra vc.
Adorei o post, são faço etiqueta pras fotos e acabo sempre esquecendo alguma coisa deois.
Quanto ao journaling tenho dificuldade, não sei direito o que colocar...mas é questão de prática né, temos que continuar tentando!!
Beijos!

Fabrih disse...

Oi Flávia,
Consegui sim, o que vale é a participação!!
Tenho certeza que suas flores ficarão lindas!!
Te mandei e-mail sobre o blog!
Beijosss

Christine Lourdes disse...

Então quando vc quer ser rapida e escrever pouco sai esse textão!!!
rrrsssss, imagino quando vc quer escrever muito né !!! olha eu amei ler tudo viu , alias vc pode escrever rapido assim sempre, rrrrsss
quando a demora em fazer o Lo é assim mesmo eu tambem demoro e outras reclamamda mesma coisa , a conclusão , então relaxa vc é normal, rrrrsss alias somos normais mesmo demorando. O titulo que vc não gostou acho que ficaria bom , se fosse um pouquinho maior que esse . mas esse LO esta perfeito , lindo , suave, adorei.quanto aos textos na pagina nem sempre são necessarios , pois as vzs a pagina fala por si. mas acho que sempre tem que escrever algo, eu gosto de deixar o texto escondido , minha letra é pessima, rrrsss, mas noto que quando a pagina não esta como eu quero eu coloco o texto aparente e o titulogrande ai melhora muito, aff eu tambem falo hein!!!!!
olha adoro ler suas dicas , sua sinceridade no que fala e acho que as vzs vc se cobra muito , vc é otima , e escreve super bem. beijos gigantes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...