terça-feira, 4 de maio de 2010

Cricut: o que é e para que serve o SCAL?

Uma vez comprada esta maravilha que é a Cricut, não tem jeito… você vai ter que saber, pelo menos, o que é o SCAL. Depois de saber, com certeza vai querer comprar este software chamado SCAL ou Sure Cuts a Lot, a não ser que queira comprar cartuchos sempre (o que não acho muito econômico).

Um dos motivos de ter comprado a Cricut é a possibilidade de conectá-la ao computador e poder cortar outras formas, além das disponíveis nos cartuchos. E isto é possível graças ao SCAL!!!

O SCAL é simplesmente um “programa de computador”, que permite que a Cricut seja conectada/ligada ao seu computador, permitindo que ela faça cortes dos arquivos que você tenha salvo no seu HD. Mas há uma ressalva: você poderá cortar na Cricut os arquivos com a extensão SVG (é como se fosse a extensão DOC do Word, para quem não entende nada disso, ou seja, os arquivos das imagens que ela corta tem a extenão SVG, são sempre IMAGEM.SVG).

O SCAL permite uma grande economia, pois não ficamos dependentes da compra de cartuchos da Cricut, que são caros no Brasil e no exterior. Eu acho super importante comprar este software, porque existem muitos arquivos SVG disponíveis na net, muitos free. Vale a pena, inclusive pela quantidade de fontes que poderemos cortar. E depois é só acompanhar alguns tutoriais que ensinam como fazer.

Antes de falar como comprei e instalei, vou falar um pouco sobre ele:

O SCAL funciona com todos os modelos: Cricut Personal, Cricut Expression e Cricut Create, conectadas ao computador, através de um cabo USB (veja o meu próximo post para saber detalhes sobre este cabo) e importando os arquivos SVG para serem cortados em uma destas máquinas. Estes arquivos são criados em programas como Corel e Inkscape (este é free). Com este programa não é necessário nenhum cartucho para cortar formas diferentes ou fontes (ele funciona com todas as fontes do tipo True Type instaladas no computador). Só uma observação importante, o SCAL exige um único cartucho inserido na Cricut, mas ele nem quer saber qual. Acho que é só uma questão de “ocupar o espaço na máquina”. Por isto é importante, ao adquirir a Cricut, comprar pelo menos um cartucho. O SCAL funciona com Windows e MAC.

O preço do SCAL é de cerca 75 dólares, mas acabei de ver uma promoção por mais ou menos 60 dólares. Importante: antes de comprar é possível baixar a versão demo para experimentar por 15 dias.

Há diversos tutoriais e vídeos na net sobre como utilizar o SCAL e como conseguir cortar as imagens. Apesar de serem em inglês, já estão sendo disponibilizados alguns tutoriais em português (visite o Scrap Sins para saber mais). Além disso, eu pretendo escrever aqui no blog minhas experiências de novata com a utilização desta dupla: Cricut + SCAL. Há, e tem também o excelente fórum do Creative Scrappers.

Além do SCAL, existe um outro software chamado MTC – Make the Cuts. O MTC foi lançado recentemente, acho que em dezembro de 2009, exatamente para competir com o SCAL. Eu não sei muito sobre ele, mas neste post aqui, há uma notícia dizendo que a Provo Craft está processando o fabricante do MTC, por  “proteção de segurança digital de direitos autorais”!! Bem interessante!!  Se quiser saber mais neste link há uma comparação entre os dois.

Eu optei pelo SCAL porque está há mais tempo no mercado, muitas pessoas já trabalham com ele (mais fácil trocar informações) e ele não tem problemas com a Provo Craft, pois segundo o fabricante não fere nenhum direito de “copyrights”.

Além  destes programas acima (que não são da Provo Craft), a Cricut possui alguns acessórios, que citei neste post aqui, mas não falei nada sobre eles.

1. O Design Studio é o software da própria Provo Craft (eu não diria original, porque o SCAL não é cópia dele). O Design tem uma proposta diferente, pelo que entendi, pois não comprei e não pretendo. Você instala no computador e manipula todas as fontes e formas dos cartuchos, ou seja, você pode unir imagens em conjunto para fazer novas combinações ou letras para formar palavras e frases, você pode alterar as propriedades da imagem, girar, lançar, cortar, duplicar, etc. É possível também salvar (acho que o SCAL também faz isso) seu projeto para trabalhar depois, de onde você parou. Importante: mesmo com o software é preciso ter os cartuchos para que a máquina corte. 29-0500

2. A Jukebox parece uma caixinha, onde você pode colocar até  6 cartuchos ao mesmo tempo, sem a necessidade de ficar trocando. Acho que pode ser interessante para quem utiliza muito a máquina e tem muitos cartuchos. Não é o meu caso! 

29-0562

3. E por fim, o Gypsy. Como eu não comprei e nunca vi, só posso escrever o que entendi ou li. Eu vejo o Gypsy como um super pendrive, que armazena todos os seus cartuchos da Cricut, tornando mais fácil pesquisar e encontrar apenas a forma certa. Ele trabalha facilmente com qualquer máquina Cricut, basta ligar e cortar! Como eu disse para e Jukebox, só para quem tem muitos cartuchos… e também dinheiro sobrando, pois ele custa mais de 150 dólares, pelo que andei vendo. E no Brasil acho que já vi por mais de 1000 reais. Como eu não conheço não posso falar que é ruim e que não vale a pena!! 

 

gypsy_2 

Espero que gostem!! Volto em breve contando mais sobre minhas primeiras experiências com o SCAL!!

176E5344BFB1278D7E077D9721918968

 

 

29 comentários:

Fabrih disse...

O SCAL é ótimo!!!! Pra ser sincera prefiro cortar com ele do que com os cartuchos, com ele dá pra ver certinho onde vai ser o corte, e qual a dimensão dele.
Sei que ainda não usei todas as cuas possibilidades, na verdade só usei o básico mesmo, mas como você falou há vários vídeos no youtube explicando tudo, inclusive com PAP.
No forum da yummy's tmb tmb algumas figuras em svg, dá uma olhada lá...são perfeitas!

Ah, até agora só tive coragem de cortar papel na cricut, mas ainda quero tentar vinil e chipboard (já encomendei minha agulha profunda).

E vc, já teve alguma aventura com a cricut?

Beijoss!

SCRAPLICA disse...

Flávia querida, obrigada por me informar sobre o 2 peas. Eu sempre compro lá porque amo muito a variedade e os preços! Mas sempre mando para minha irmã que mora lá. Eu realmente não sabia que entregavam aqui, é ótimo saber!
Afinal, me tira uma dúvida, até quanto $ não paga taxa?
Qual a cricut que tu tens hein? Eu tenho a personal, mas to querendo a expressione gostaria de saber se vale a pena a troca, se a diferença é muita!

SCRAPLICA disse...

Beijos!!!!!!!!!!!

SCRAPLICA disse...

Flávia! Que rápida?! :)
Menina eu fiz 2 comprar abaixo de 50 dolares para não ser taxada e agora fiquei com medo! Espero que não seja!! aff! aff! Comprei a i-top no Oh my crafts e comprei um kit no AMM.
E vi uma pessoa, esqueci o nome, drogoa, que comprou a cricut e a cuttlebu no oh my cratfs e nem foi taxada! Que sorte.
Para não arriscar vou pedir para minha rimã trazer em outubro!!!
Vou mandar o email!
bjos.

FAZENDO FESTA COM ARTE disse...

oi querida, amei hj chegar em seu blog!
tudo lindo de viver!
meu sonho de consumo é uma cricut! kkkk
bjks
Sam
www.fazendofestacomarte.blogspot.com

Larissa disse...

Eu tenho a cricut mas não encontro esse SCAL, onde eu compro. Por favooorrrr me responda!!! :)

Scrapbykit disse...

Larissa
Quero te responder mas vc não deixou nenhum contato. Me mande um e-mail.
Flávia

Patricia disse...

Flávia,

Adorei seu blog!
Parabéns pelos trabalhos.

Eu estava em dúvida sobre DCM e vc me ajudou a resolver. rs
Vou viajar para Orlando agora em outubro e trago uma Cricut comigo.

Obrigada pela ajuda.
bjs

http://toledopatricia.blogspot.com/

Jana disse...

Oi! Amei todas suas explicações! :)
Já estou seguindo seu blog. Viu gostaria de saber em que site posso comprar o scal. Você tem alguma sugestão?

Beijos Jana

JOANNAD.ARTE disse...

oi amiga ,ganhei uma cricut,e ja comprei muitos cartuchos ,que sao carissimos aqui no brasil,minha maquina ,veio com 4 deles.e agora vou comprar esse softweare,o design studio,minha duvida e ,ele nao e igual a esse scal,que voceis falam tanto.um e uma coisa e outro e outra.to super confusa.e sobre as canetas coloridas que vieram com a maquina ,pra que serve,ela faz desnhos ,posso colorir ou so faz a sombra.gostaria que me ajudasse,pois sou uma iniciante no scrap.beijao e obrigada.

JOANNAD.ARTE disse...

oi meu email e valeriatotal123@hotmail.com esse ai abaixo nao uso mais.

Jana disse...

Oi amei seu blog...
Acabo de me tornar seguidora! :)
Será que vc pode me ajudar... Comprei uma cricut e o tal scal2... Esta td corretamente instalado no meu PC..
Monto o arquivo... td certinho mas na hora de recortar da erro e não recorta! Vc consegue me ajudar???
Beijus Jana

Flávia disse...

Jana
Estou tentando falar com vc, mas não tenho um contato seu, e-mail, blog nada... please!!
Bjim

Jana disse...

Oi Flávia, meu e-mail é: ds.jana@hotmail.com
Obrigada pelo retorno! :)
Beijus

Dani / Cely / Aninha disse...

Olá! Também gostaria de saber onde posso encontrar o SCAL!

Flávia disse...

Dani, Cely ou Aninha,
Não sei quem me escreveu...kkkkk!!
E também não consegui contato de vcs, então resolvi deixar um coment p ver se vcs acompanham. Se puderem me mandem um e-mail.
Mas quanto ao SCAL a versão comercializada atualmente pela Craft Edge é a 3, que não é compatível com nenhuma Cricut mais, somente com outras máquinas de corte. Infelizmente!!!!
Bjim

Camila disse...

Oi Flávia,

estou prestes a comprar uma Cricut Imagine. Estou pesquisando preços por aqui e importando. Ainda estou muito confusa quanto às diferenças entre o SCAL, o Design Studio e o Gypsy. Estou me sentindo perdida!!! TUDO o que eu quero é imprimir e cortar vinil, mas não destes desenhos e fontes já prontos que a Provo oferece, a partir de imagens livres. Sabe dizer se o próprio SCAL converte imagens JPEG em SVG?

Save-me, please rs!!! Meu contato: camila_pferreira@hotmail.com

beijos,
camila

Andréia Félix disse...

Oi Flavia,

Estou começando a fazer scrap e gostaria de saber qual a melhor cricut para comprar e site nos USA que posso comprar????
Me apaixonei pelo seu blog....muito legal....
Meu email:andreiafleite@gmail.com

Unknown disse...

olÁ, Flávia!
adorei o seu blog! acabei de comprar uma cricut cake e queria saber onde compro o scal, vc pode me ajudar... crys.leao@yahoo.com.br
desde já, obrigada, bjus!!!!

desenho tecnico graciosa disse...

Olá adorei seu blog,queria pedir ajuda no sentido do scal , comprei a cricut e n mexer mto,mas estou comprando cartuchos digital pois sao mais baratos,pode me ajudar agradeço muitoo.bjns

desenho tecnico graciosa disse...

Esqueci de por meu email pedi ajuda na compra do sca, querida desculpe meu email é bell-ferreira@hotmail.com

Clê Satil disse...

Oi Flavia boa noite, comprei uma cricut imagine, mais não consigo fazer impressão através do USB, vc pode me ajudar? meu E-mail e clesatil@hotmail.com

Flavia Maciel disse...

Oi meninas eu comprei a cricut expression 2, como faco para adquirir esse scal?

Flávia disse...

Flávia Maciel
Hummm... até onde eu sei a Cricut Expression 2 não funciona com o SCAL. Na verdade, o SCAL agora não é mais comercializado!
Mas você pode usar com sua Cricut, o próprio software dela, que é o Craft Room. Já ajuda bastante!
Espero ter ajudado.
Bjim
Flávia

Daniele Oliveira Assis disse...

Onde posso comprar o scal?

Daniele Oliveira Assis disse...

Meu email é danizinha_oliver15@hotmail.com

Daniele Oliveira Assis disse...

Meu email é danizinha_oliver15@hotmail.com

Meiqing Xu disse...

rolex daytona
oakley sunglasses
ed hardy clothing
coach outlet
true religion jeans
longchamp bags
cheap uggs
michael kors outlet
ugg boots
michael kors outlet
20161212caiyan

fqlima 2 disse...

Oi Flavia boa noite, comprei uma cricut imagine, mais não consigo fazer impressão através do USB. Pesquisei e verifique que preciso do scal versao antiga e uma atualização de firmware. Vc pode me ajudar? E-mail é fqlima2@gmail.com
Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...