quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cricut: como usar????

Estou amando a minha Cricut. Tudo que faço agora eu tenho que usá-la!! Resolvi contar o meu aprendizado e experiências, enquanto não arranjo um tempo para testar o SCAL.

Quando recebemos a Cricut, apesar de tudo parecer fácil e simples, tive algumas dificuldades em começar a usá-la, que podem parecer meio bobas para quem já é expert, mas preciso confessar que passei por isso, e descrever aqui. A gente se preocupa muito com o material a cortar, o SCAL, etc e esquece do funcionamento básico. Por exemplo: onde é que está o número de série da máquina? Onde é que eu encontro o firmware (aliás, para que serve isto mesmo??)???  Vou escrever sobre o que já descobri.

Bom, o número de série já vem na própria caixa, na etiqueta com código de barras, logo abaixo deste, mas também pode ser visto na parte inferior da Cricut. cricut (1)

O número de série é importante para nos registrarmos na Provo Craft. Como fazer o registro da Cricut?Você pode preencher o formulário que vem junto como o manual e enviar por correio (muitooooo mais difícil). O melhor é fazer on line: neste link aqui.

Na foto abaixo dá para ver o DVD que acompanha a Cricut. Eu não vi logo que chegou, porque é em inglês, mas quando resolvi assistir gostei muito. Eu até que entendo alguma coisa, mas para quem não sabe nada, as imagens ajudam a entender sim!! Foi neste DVD que eu “descobri” como mover a lâmina pelo mat. Até então eu não conseguia ir para o centro do papel. Todos os meus cortes estavam sendo feitos sempre no começo do papel. rsrsrs. Quase furei o mat no lugar. Agora aprendi.

 

cricut (5)

Na foto a seguir indiquei algumas observações, que depois que a gente aprende, acha que não é necessário e que todo mundo sabe, mas no início não é bem assim. E um dos objetivos do meu blog é exatamente ajudar as iniciantes como eu, então vou explicar beeem!!!

Cricut inicial

Bom e o que fiz ou tentei fazer com a Cricut??

Primeiro as experiências que não deram certo:

Dá para cortar EVA na Cricut???

Tentei cortar EVA, mas acho que preciso da lâmina de corte profundo, pois com a normal não deu certo. Usei profundidade máxima da lâmina, velocidade média, pressão máxima e ainda multi cut (acho que 3), mas não deu certo. Então agora só me resta esperar a nova tentativa quando tiver comprado a housing para corte profundo. Não encontrei ninguém que já tenha testado o EVA. Ainda….

Outra experiência não muito legal que tive foi uma grande besteira. Eu queria cortar meu endereço para fazer uma plaquinha, daí como não tinha vinil e estava com pressa, resolvi cortar com um papel barato que tinha. Santa Mãe dos Miseráveis, que bobeira. O papel é horrível, grudou demais, foi difícil tirar e ainda deixou meu mat imundo, como pode ser visto nas fotos abaixo. Conclusão: nada de papel barato de cor escura. Nem lenços de bebê limparam.

DSC00063 DSC00062


Preciso organizar minha produção para publicar aqui, mas enquanto isto, e para finalizar o post, uma fotinha de um presente que fiz para o filho de uma amiga. Cortei o nome na Cricut.  assinatura ivan neto (7)

9 comentários:

SCRAPLICA disse...

Oi Flávia! To rindo aqui do estado do teu mad!!
Nossa!
Menina, o meu tá horrível, mas chega um novo no fds, porque ele não segura mais o papel e olha que já passei nova cola 3 vezes, mas só dura umas 4 cortadas novas!!
Beijos!

SCRAPLICA disse...

Oi Flávia! Que bom que gostou do PAP! Eu vi um dele grande tipo bolsa, mas ao invéz de envelope tinham aquelas bolsas de guardar comida, acho que o nome é ziploc... sabe qual é?
O meu mad eu comprei na joann e meus pais estão trazendo neste fds, eles foram visitar minha irmã e estão trazendo várias coisitas pra mim!
E quanto ao AMM sabe o que tu me falou do oh my crafts? eles fizeram a mesma coisa! Qualquer coisa, se tu não entendeu ou pra saber mais, me manda um email ,tu já tem o meu né?
Já quanto a minha I-top ainda não chegou e eu comprei no mesmo dia que o kit da AMM e to com medo de ser taxada... :(
Mas, aguardar!
BEIJOS!

Ondina disse...

Oi Flávia,
Adoro seu blog porque quando eu penso, vc ja respondeu rss. MInha cricut chegou essa semana e eu tou aqui penando um pouquinho...rsrs Mas quando corro pro teu blog, tu ja tem respondido...kkk Obrigadão!
Bjs!

Pauline Incutto disse...

Oi!
Adoro seu blog! Muito instrutivo. Aqui decidi que compraria uma cricut e ela chaga amanhã!
Suas dicas são preciosas. Já tô doida pra testá-la!
Bjs...

Adriana - DRIARTE disse...

Olá Flávia, estou pensando em comprar uma cricut e gostei muito das suas dicas. Bjsss.

Raquel Cicolin - Favors and Candies Designer disse...

Oi Flavia
vc ja usou algum produto para fazer o mat colar de novo??
ouvi falar de uma cola...
Obrigada

Marcio disse...

Ei Flavia,

Estou sempre lendo seu Blog e tem me ajudado muito. Eu consegui baixar o programa da Cricut mas quando mando cortar não estou conseguindo. A minha máquina é a Personal Electronic Cutter e não consegui cortar de forma alguma. Por favor poderia me dar uma ajuda para solucionar este probleminha?
Agradeço.

Atenciosamente,
Patrícia Brandão
mabraco@bol.com.br

Marcio disse...

Flávia o Márcio é meu marido, estou usando sua conta no google.

Patrícia

Em Tempo de Festas disse...

Oi Flávia td bem ?
Preciso de mais uma ajudinha sua. É sobre o Scal.
A cricut que comprei é a expression.
Ele funciona ou não ? No Mercado Livre ainda tem muita gente vendendo mas tenho medo de jogar dinheiro fora
Caso ele ñao funcione tem algum programa que o substitua ou apenas os cartuchos funcionam mesmo.
Desde já obrigada, bjs
Meu email eeichenberg33@hotmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...