terça-feira, 30 de março de 2010

Dicas para scrapblogueiras: quer utilizar um editor de posts off line? Windows Live Writer.

O Windows Live Writer é um programa gratuito da Microsoft utilizado para criação de posts nos nossos blogs. Ou seja, ele funciona como um editor de textos, como o word, mas os textos que você escreve são exatamente suas postagens. Depois com apenas um clique você publica. Eu não sei se tem editores melhores (não entendo muito desta área), mas prefiro este programa do que criar meus posts direto no blogger. Achei fácil de usar (lógico ainda tenho que aprender muitas coisas, mas tenho me virado muito bem com ele). Além disso, posso criar mensagens off line (esta para mim é uma grande vantagem, porque eu não preciso estar conectada para escrever minhas mensagens, menor o risco de perder tudo) e publicar quando quiser. Eu escrevo e posso salvar no meu computador antes de publicar e ainda posso agendar as postagens para serem publicadas quando eu quiser. Tudo isso na mesma janela em que digito o texto e com botões que são muito fáceis de usar para quem já está acostumado com todos os programas da Microsoft. Ou seja, parece que você está usando o word: é possível escolher o tipo e tamanho da fonte, formatar, utilizar marcadores e etc. E basta dar um Control + G e está tudo salvo.

Algumas coisas também são bem parecidas para quem já se acostumou com o editor do próprio blog, como inserir imagens e vídeos, mas eu achei ainda mais prático. O Writer foi desenvolvido para o Windows Live Spaces (blogs Microsoft), mas ele também funciona com outros blogs, como Blogger, TypePad e WordPress. Para instalar você pode usar estes sites de downloads (Baixaki, Superdowloads, etc) ou clique aqui para ir para página do próprio Writer. Há versão em português. Eu acabei escolhendo a versão português de Portugal sem ver e depois não mudei. Depois de instalado você deve fazer como qualquer outro programa, ou seja, executar. Daí você vai precisar informar qual seu provedor (do blog):  Windows Live Spaces, Blogger e etc. Se você já possui um espaço no Windows Live: Selecione a opção “Windows Live Spaces” ou se você possui um blog em outro provedor: Selecione a opção “Another weblog service” ou "outro serviço de blog", e na tela seguinte, digite o endereço de seu blog, nome de usuário e senha. Depois disso o próprio Writer irá detectar as configurações do seu blog… ele trabalha por você. Pronto.. é só seguir as telas, acho que não tem segredo. Não deu para colocar todas as imagens, porque quando eu instalei o meu, esqueci de salvar.

Então mãos a obra:

Como criar meus posts?

Resumindo tudo: Para começar digite o título do post e depois vá digitando o texto, e conforme necessário, clique nos botões para inserir imagens, links, vídeos, etc. Quando estiver pronto é só clicar em Publicar.

tutorial writer

Agora vou tentar detalhar:

Primeiro, escreva seu título no espaço indicado .

 Slide4

Logo abaixo comece a escrever, como se estivesse no word ou qualquer outro editor de textos, inclusive formatando cor, fonte, numeração, alinhamento, etc. Para isto você pode clicar no menu formatar ou direto na barra de atalhos. Ou então copie e cole algo que você já tenho escrito.tutorial writer3Assim, mostrei como é possível criar o post (parte textual). Mas e as imagens, fotos e etc?????

Esta é a parte que eu mais gosto do writer, por que acho que ele facilita minha vida. Por exemplo, não precisa reduzir a qualidade da foto para publicar, eu escolho a foto no arquivo e ele “arruma para mim”. Ele também permite que a gente coloque uma marca d’água, identificando sua foto (para mim é ótimo porque eu não sei fazer isto no Photoshop e aqui é fácil e rápido). As imagens ficam hospedadas no Picasa. Mas e se você não tiver uma conta no Picasa???? Bom isto eu aprendi meio sem querer. Acho que é automático. Quando fui tentar criar minha conta vi que já tinha, simplesmente porque tinha uma conta no Google.

A primeira coisa a fazer é clicar em “inserir imagem”.

post_inserir_fotospost_inserir_fotos2post_inserir_fotos3

Depois de inserir sua foto é possível fazer algumas “edições”, mas prefiro deixar isto para um próximo post. Além das fotos também podemos inserir videos direto do You Tube, links e tabelas.

Mas ainda falta eu falar da finalização do post:

Depois de escrever o post e colocar fotos é só clicar em PUBLICAR e ele faz isto na hora. Mas você também tem a opção de salvar ou guardar o rascunho para voltar a trabalhar nele depois (clique em SALVAR RASCUNHO ou Ctrl G). Para salvar o post como rascunho no Blogger ou seu outro editor de blogs, clique em "POSTAR RASCUNHO NO BLOG".

Há se quiser você pode definir a data de publicação. Veja na figura abaixo. Aproveitei também para mostrar como fica a marca d’água.

definir data

5 comentários:

.g de gordinha. disse...

Oiii... achei seu blog navegando por aí e amei, era tudo o que eu precisava. Desculpe comentar por aqui mas não achei nenhum e-mail.
Eu trabalho com convites e preciso cortar alguns com formato especial e a cricut cai do céu pq antes era tudo na mão.. ahahahhaha

Queria tirar umas dúvidas, o que vou cortar é básico, papel não muito grosso, preciso comprar só a máquina e ela já vem com tudo o que eu preciso (agulhas, o tapete e cartuchos) ou algum item avulso também?
Os cortes diferentes posso programar através do computador mesmo, pra isso não precisa de cartuchos?

Agradeço se me tirar estas dúvidas.

meu e-mail: drimmer_eu@hotmail.com

scrapbypolly disse...

uauuuu
eu vou baixar ese programa aqui é já
amei
Flavia, e quanto a colocar blinkies de outros blogs etc? Onde eu aprendo?

Adinês disse...

Muito legal, Flavia!

Vou ver se ele se entende comigo, rsssss!
Obrigada!
Bjs

Aline Fonseca disse...

Adorei Flavinha!
Vou testar!
Obrigada, Beijossssssssssssssssss

alere.delmonte disse...

Oi, Flávia
Muito obrigada pela ajuda. Vou tentar colocar em prática suas dicas e te passar os resultados.
E também te manter atualizada sobre o blog que estou tentanto montar. Vou aproveitar sua esperiência e seu bom gosto, se você deixar, é lógico! KKKKK
A lojinha de bb é da minha irmã. ela agradeceu o elogiu e disse que está a sua disposição.
Muito obrigada
Bjs e até mais.
Ale
scrapemporium.blogspot.com
bbemporium.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...