sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quero comprar uma Cricut: O que é esta DCM? Qual comprar? O que preciso? Quanto vou gastar? Parte 1.

Encontrar informações sobre a Cricut ® é muito mais fácil do que outras DCM. Parece que ela é mesmo a preferida. Então, vou tentar resumir o máximo que eu consigo, para não me tornar repetitiva (sou muito exagerada nos meus posts). Na verdade, Cricut ® para mim não é apenas uma máquina ou DCM, mas sim um sistema eletrônico de corte. As “Cricuts” disponíveis são: Cricut® Personal Electronic Cutter Machine, a primeira ou original, a Cricut Create™ Machine, ou só Create e a última delas, Cricut Expression ® Machine.
Não é necessário computador, mas ele poderá ser útil, como explicarei depois. Sem computador é preciso usar os cartuchos. Cada um deve ser adquirido separadamente e oferece uma variedade de formas, letras e frases e são geralmente fabricados por tema ou por tipo de fonte e são portáteis. Nos EUA, algumas lojas oferecem a opção de comprar a Cricut com 1, 2 ou nenhum cartucho. É preciso fazer contas para saber qual é mais vantajoso.
397669PC-29-0386mat 12 12PROCRIblade0002corte profundo  PC-29-0630   all%20cartridge%20image12
Cada Cricut funciona basicamente da mesma maneira. Insira o cartucho desejado no local específico da máquina. Você coloca um papel sobre a esteira (também chamado mat ou tapete), que é fabricado especificamente para a Cricut. Então, é preciso selecionar as imagens ou formas e o tamanho que pretende cortar e apertar um botão para cortar. Parece fácil, certo? Na verdade, ainda existem alguns detalhes, como passar cola no mat, limpar bem depois de cortar, etc…, mas eu disse que pretendia resumir ao máximo este post, então… vou tentar!! 
Cada Cricut tem a capacidade de cortar cardstock, papel de gramatura média, vinil, etc. No entanto, adquirindo separadamente lâminas de corte mais profundo, ela pode cortar chipboard e outros materiais mais grossos, sendo possível, por exemplo, fazer carimbos. Portanto, existem 2 tipos de lâminas, uma normal ou padrão, que já vem com a máquina, e corta materiais mais finos, e a deep blade, para materiais mais “grossos” (figuras acima). Há, existem também as canetas, que quando colocados no lugar das lâminas de corte, possibilita obter os desenhos das formas ao invés do corte. Todos os modelos Cricut ® usam os mesmos cartuchos e as mesmas lâminas.
A seguir um vídeo introdutório, em inglês. Estou tentando achar em português (consegui – está abaixo), mas acho que vou ter que comprar uma e fazer eu mesma os vídeos. Em inglês existem muitooooooooos. E difícil escolher. Neste link
aqui tem mais alguns. Mas se não souber inglês (eu também não sei, rsrsrs) assista que é possível entender sim.
Outros vídeos, clique aqui ou aqui whatiscricut.
Informações sobre os materiais que a Cricut pode cortar:
Para quem gosta a Cricut também corta tecido. Vou postar um vídeo abaixo mostrando como cortar tecido e neste link aqui tem algumas explicações também ou clique aqui para um PAP detalhado e ainda outros posts sobre o corte em tecido, mostrando inclusive o heat-n-bond que falo abaixo e um outro facilitador. Apesar de existirem vários tutoriais explicando este uso da Cricut, em português não achei nada ainda.
E feltro, ela corta? Bom, isto ainda não está bem claro para mim. Muitos dizem que é só cortar como tecido, outros dizem que não corta, faz bagunça, gruda tudo e suja o mat, ou não gruda direito e o feltro desliza, não fica estável. Algumas americanas dizem que é só utilizar a lâmina de corte mais profundo, mas outras dizem que o feltro se enrosca na lâmina…. Numa discussão no fórum do Creative Scrapper, a scrapper Raquel Pedruzzi, que é dona da loja virtual Scrapbuy, e que vende Cricut aqui no Brasil, me explicou que o problema do feltro é devido sua qualidade e consistência do que realmente o fato de cortar ou não cortar. Isto quer dizer que o nosso feltro é diferente do feltro dos EUA, que é mais compacto, mais consistente e desfia menos. O brasileiro é mais cheio de fiapos e se desmancha com mais facilidade. Além disso, ela disse que se cortar direto no mat não dá certo porque o feltro vai grudar no mat, ficando fiapos e vira uma sujeira. O ideal é que se corte usando "heat-n-bond" um tipo de material autocolante que dá estabilidade ao tecido e ao feltro para os mais diversos projetos, inclusive para o corte com a Cricut. A conclusão que cheguei? Não é boa para cortar feltro. Mas, você pode arriscar, de preferência com feltro importado, que é melhor e desfia menos. Ainda em tempo: se quiser saber mais sobre o heat-n-bond clique neste link aqui ou aqui (este último tem inclusive para venda).
Com relação ao chipboard, nem todo mundo acha fácil cortá-lo. Então, antes de comprar a lâmina, procure conversar com alguém que tenha ou entrar em um fórum de discussão. Na verdade, segundo a Provo Craft, fabricante, esta lâmina corta até 1,5 mm, e tem chipboard de diferentes gramaturas e mais uma vez o do Brasil é diferente dos EUA. Então, várias pessoas não concordam com esta recomendação da Provo. Encontrei este blog com um tutorial bem legal de como cortar o chipboard. Neste mesmo blog tem este outro post mostrando como cortar adesivo e até papel contact, mais barato que o vinil. Há, são em português.
Se quiser ver um vídeo para saber como corta vinil, clique aqui.

A Cricut também faz carimbos e placas para fazer emboss. Neste caso, é preciso comprar kits separadamente e para o emboss precisa ter a Cuttlebug ou Sizzix. Aqui um PAP mostrando como fazer uma plaquinha para emboss e abaixo um vídeo, bem curtinho, mostra como fazer carimbos.
Estes dois posts tem vídeos mostrando as canetas que podem ser usadas para desenhos na Cricut. Bom saber!!! Abaixo um outro vídeo bem interessante e fácil de entender também:


Por mais que eu tente resumir, não consigo, sou prolixa. Então, resolvi escrever vários posts. Te espero na parte 2. Obrigada!

2 comentários:

Monise Tonoli disse...

Oi, Flávia!
Obrigada pela referência pro blog! Fico feliz de ter ajudado de alguma forma, e mais feliz ainda de ver alguém discutindo em português sobre as possibilidades da super cricut. =)
Este final de semana devo testar tecido. Vou aproveitar e tentar o feltro de uma forma diferente dos tutoriais. Depois conto o resultado.
Beijos!

A disse...

Oi Flávia! Eu pensei que poderia cortar pasta americana, eu trabalho com bolos e no vídeo em inglês a demontração é em bolos.
Ingred Silva Rj

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...