sábado, 19 de dezembro de 2009

O que é e como funciona a Sizzix? Parte 2. Opções disponíveis.

Como eu disse anteriormente, a Sizzix tem vários modelos de “Die Cut Machines”. A Sidekick, por exemplo, é projetada exclusivamente para uso com pequenos Sizzlits dies e emboss. Ela também tem uma versão Hello Kitty. Neste link tem um tutorial super bem explicado de como usar esta maquininha. Está em inglês, mas não é difícil.
A Bigkick Machine pode ser vermelha e branco e também preto com azul. Nem sei se fabricam mais, mas tem para vender e ela está no site.
 654425
Já a Big Shot Machine e/ou a Big Shot Express vem nas cores preto com rosa. Como podemos ver na foto a diferença entre as duas é que a  Machine é manual e a Express elétrica, ou seja, não precisa girar a manivela ou alavanca, ela faz isto sozinha. Se for comprar a elétrica é preciso ver se a tensão é adequada para o Brasil. Outra diferença é o preço: em média $80,00/ R$700,00 a manual e $100,00/ R$ 1200,00 a elétrica, dólar e real. A Machine também tem uma versão toda rosa, da Hello Kitty.
 655268 655750
Além de cortar e fazer emboss e texturas, a Big Shot é compatível com todos os produtos Sizzix, e corta, além de papel, cardstock, tecido, feltro, etc, mas isto vai depender do tipo de faca ou die que utilizar, com disse antes. Por exemplo, Sizzlitz não cortam feltro. Junto com a máquina também está incluso um par de “Standard Cutting Pads” ou seja, as placas de acrílico padrão, e a “Essential Plataform” ou plataforma essencial. Sua base mede 14 por 8  (polegadas). E é pesada, o que torna o corte estável, enquanto se move o sanduíche.
Big_Sh_02
A mais nova Sizzix é a Big Shot Pro Machine, de cor preta e azul, e tem como grande diferencial o seu tamanho, podendo cortar até 12 x 12, ou seja, mais ou menos 30 cm, que é o tamanho mais comum dos papéis.
656300
MAIS UM POUQUINHO DO MECANISMO DE CORTE
Como eu disse no post anterior sobre elas, todas as máquinas Sizzix usam o mesmo sistema de corte. O papel (ou o que for cortar) é colocado na base da máquina ou na plataforma, e o “die” ou a faca de corte, cujo formato se quer cortar, é colocado acima do papel, e em alguns casos ainda é recoberto com uma placa de “espuma” ou foam, também chamada almofada. Ainda precisa colocar a placa de acrílico, formando um “sanduíche”. Então é só puxar a alavanca para comprimir tudo, ou seja, prensar o sanduíche, expondo a lâmina de metal cortante do die ou faca, resultando no die-cut (a figura cortada). Além disso, a lâmina de corte pode ser substituída por uma placa de emboss (embossing folder) ou de textura, e ao invés de cortar o papel, é possível conseguir o efeito de emboss ou texturas, por exemplo.
Então o que devemos fazer é montar o sanduíche, onde as camadas são formadas assim: a primeira cutting pad (placa de acrílico) + o die + o material a ser cortado e + a outra cutting pad. Também pode ser necessário uma almofada e/ou outros componentes, como adaptadores e etc. Depois de “montar o sanduíche” com as partes certas ou placas, basta rolar o sanduíche inteiro através da plataforma girando a alavanca, prensando tudo, até que o material saia do outro lado.
Cutting pad
Para saber quais camadas usar, ou seja, como montar o sanduíche, basta olhar o manual ou as instruções na própria plataforma que acompanha a máquina. Apesar de ser em inglês, é fácil entender as figuras.
Então ao comprar a máquina, você recebe junto a plataforma (Essentials Platform) e um par de cutting pads. Outros acessórios podem ser comprados separadamente, como por exemplo, o Sizzix Extended Adapter que é uma espécie de adaptador, e a "Multipurpose Platform", uma plataforma, que permitem que as máquinas da Sizzix de modelos diferentes sejam compatíveis entre si, como por exemplo, a Big Shot e a BIGkick. A Multipurpose Platform também faz a Sizzix compatível com outros dies como  QuicKutz, Cuttlebug e Spellbinders.Tudo isto parece complicado, mas neste link tem um vídeo que ajuda a entender melhor.  655091
Resumindo, estes sistemas de corte incluem uma variedade de dies, placas de emboss e outros acessórios. Alguns necessários, outros nem tanto. Então, é preciso saber muito bem o que você quer fazer, o quanto vai usar e quanto pretende gastar.
Vou citar agora alguns links que podem ser utilizados para mais informação e para complementar o que escrevi.
Um dos artigos que busquei referência para este post é este aqui. Também é interessante ler os comentários.
Neste outro site também estão disponíveis vários artigos sobre a BS. Este mostra como ela trabalha e como usá-la. Neste link tem um tutorial mostrando como usá-la e como  ela corta tecido. Em português!!
Para quem quer saber sobre a Sidekick basta dar uma olhada aqui!
Já este artigo é interessante para quem quer comparar as máquinas manuais. Há uma tabela com várias delas (Big Shot Manual e Express, Cuttlebug, Spellbinder, Epic e outras) com o fabricante, preço sugerido, sendo que uma das  colunas mostra vários sites de referência, blogs, artigos, fóruns de discussão, os acessórios de cada máquina e também um vídeo demonstrando cada uma delas. Muito bom. Pena que é inglês. Mas dá para entender! Se eu consegui…. rsrsrs!!! Só por ver e não entender o que é dito, claro!!
Ainda comparando máquinas, esta revisão do site Craft Critique compara 4 delas (The Wizard, Spellbinders; Cuttlebug, ProvoCraft; BigShot, Sizzix; Cricut Expression, ProvoCraft)
Para outro passo a passo acesse este link: há um pequeno tutorial de como fazer letras com glitter na Big Shot Machine.
Já neste outro link, tem uma explicação de como a BS funciona e algumas dicas.
Mais um: aqui  há um artigo falando sobre algumas facas ou dies em formato de molduras, com várias idéias para us´-las em projetos, não só como molduras, mas como tags, mini-álbuns e etc. E neste outro link, os dies abordados são os scallop dies, como o da foto abaixo. Com eles é possível fazer mini books, banners, tags, LOs, etc.
scrapbook-dot-com_2084_492015937
Espero que gostem!! Deixem seu comentários!! Se não gostar também, claro!!!
  • Referências:

  • 7 comentários:

    Isabella Costallat disse...

    Nossa!
    Fantástica a sua explicação.
    Adorei e recomendarei!

    Isabella Costallat disse...

    Nossa!
    Fantástica a sua explicação.
    Adorei e recomendarei!

    ELIZE disse...

    ADOREI SUA EXPLICAÇA , SOBRE A MACHIONE SISSIZZ, EU COMPREI ELA E NAO VEIO AS FACAS , ONDE COMPRO , ESSAS PLACAS VEIO 2 . AINDA NAO ENTENDI DIREIT COMO FAZER.VOU LER DE NOVO

    Jacque disse...

    Oi coração, preciso muito da sua ajuda. Trabalho com lembranças, acessórios para cabelos, convites e etc. Uso muito tecido, couro e feltro. Que tipo de Sizzix devo comprar??? Me socorra!!!
    Um cheiro.

    Adri Munhoz disse...

    Oi Flávia! Comprei uma Big Shot e quando chegou logo lembrei: vou lá ler e aprender com a Flavia! Acertei, você sempre ajuda, é sempre uma delícia ler e aprender com suas postagens. Obrigada, bjs

    wilma disse...

    Querida ,Me ajude!! Comprei uma sizzix manual e gostaria de saber se as placas ficam marcadas pelas facas sempre que usá-las . Levei um susto ao usar pela primeira vez. Aguardo. Um abraço wllasoares@gmail.com

    Garotas Selvagens disse...

    Oi, esta maquina corta feltro tbm?
    Paulla.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...