domingo, 6 de dezembro de 2009

O que é e como funciona a SIZZIX? Parte 1

Sizzix não é uma única die cut machine  (DCM). Na verdade, é uma marca, com várias opções disponíveis. As máquinas Sizzix representam um sistema de corte que permite a obtenção de uma variedade de formas ou “die cuts”.. Como outras  que falarei depois, a Sizzix (detalhes em posts futuros) produz máquinas que são manuais e não necessitam de computador. Com as instruções adequadas e algumas dicas, sua utilização parece não ser complicada.
Originalmente a Sizzix foi produzida pela  Ellison. Agora acho que separaram, venderam, não sei muito bem. Pelo que entendi, atualmente são empresas separadas, porém a Ellison (empresa Californiana) também continua produzindo uma boa variedade de máquinas de corte, como pode ser visto no link acima, e também acessórios, a maioria, inclusive, são compatíveis com as Sizzix. 
Todas as Sizzix basicamente funcionam com uma alavanca e a plataforma deslizante. Basta colocar a lâmina ou faca de corte, o papel e as placas de acrílico na plataforma, girar a alavanca e este conjunto “rola” através da plataforma e temos o die cut. As novas máquinas são fáceis, a alavanca não é pesada, mas quem não quiser nenhum trabalho, existe uma versão elétrica (muito mais cara, claro!!). Para mim, todas as máquinas com este sistema de rolamento são como aqueles cilindros de fazer pastel, que a gente vê por aí. Não sei se esta é uma boa comparação, mas que eu lembro deles, isso é verdade!!!
Vamos aos detalhes: As máquinas Sizzix usam matrizes ou lâminas de metal (no original em inglês são os dies) para cortar diversos formatos com pouco esforço. Estes “dies” consistem em uma placa que possui uma lâmina de metal afiado no formato que se deseja cortar (também podem ser chamados de faca), e do outro lado uma espuma ou foam, em inglês.  São eles que vão cortar o material no formato desejado. Eles podem ser adquiridos em diversos tamanhos e ser armazenados facilmente em uma caixa, que também pode ser adquirida. Existem diversos tipos de dies, cada um deles encontrados em diferentes formas (design). Um dos mais populares são os alfabetos. Quanto aos tipos, existem os
Originals Dies, Bigz Dies, Sizzlits Dies, Clearlits Dies, Embosslits Dies, Simple Impressions, Textured Impressions, Texturz Movers e Shapers Score Boards. Cada um deles tem características próprias e é preciso conhecê-las para não comprar nada errado. Por exemplo, os originais dies podem cortar cardstock, foam (o nosso EVA), tecido, alumínio, feltro, plástico, etc, e podem ser usados na Big Shot, Big Shot Express, Big Shot Pro, BIGkick e Sizzix machines original . Já os Sizzlits cortam somente papel ou material mais fino e alguns não são compatíveis com todas as máquinas Sizzix. Se seu objetivo é cortar feltro ou tecido, você deve utilizar os Bigz Dies ou Originals, porque as lâminas são mais grossas.
Neste
link estão todos as variações que podem ser encontradas, além dos lançamentos frequentes. Ao escolher um modelo qualquer, basta ler os detalhes sobre ele, que indicam com quais modelos de máquina este die é compatível e qual o material ele é capaz de cortar. Os preços também variam muito, de $1,39 até $70 ou mais  (um alfabeto, por exemplo). Mas é preciso pesquisar, pois sempre tem promoções. Há, inclusive, venda de produtos em promoção e fora de linha no E-bay. É só clicar aqui. Aliás, quase todo mundo que tem a Sizzix recomenda comprar os dies durante promoções. Infelizmente, é mais fácil para quem mora fora ou faz compras internacionais. Depois vou dar uma pesquisada em lojas que vendem aqui e coloco os links no final do post. É claro que tem um monte de gente que vende no Mercado Livre, Flick, etc, mas vou falar só de lojas que conheço. O que sei é que no site eles referem  dois representantes brasileiros: este ou este aqui. A minha pergunta é: e se eu comprar a máquina fora e quiser um suporte destes representantes, é possível? Isto seria bom, até porque acredito que as lojas brasileiras não tem muitas opções de dies. Então, se quiser variedade,  só resta a opção de comprar fora mesmo.
Todas estas informações estão disponíveis na
página da Sizzix. Aliás este site é muito bom e precisa ser visitado, não só por quem quer comprar, mas também por quem já tem. Nele encontramos todos os produtos, instruções, vídeos excelentes, preços e ofertas!!
No Brasil, encontrei algumas lojas que vendem a máquina ou seus acessórios: a
Scrapjackie, a Scrapstore, a Scrapmemory e também na Scrapfriends. Todas tem lojas virtuais. Devem ter outras, mas não procurei muito. Já no exterior são inúmeras opções, mas escolhi esta e esta, porque tem ótimos preços e parece que são confiáveis.
Mais sobre a Sizzix nos próximos posts.
Referências:
http://www.sizzix.com
http://www.thescrapreview.com/
http://www.craftcritique.com/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...